Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 09:15:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: transformador de "microondas" para valvulado.  (Lida 6074 vezes)
Jupterra
Visitante
« : 22 de Outubro de 2014, as 17:35:15 »

Aventurei-me nesse desafio e tenho bons resultados.
* Primeiramente serrei o trafão de microondas, retirando o secundários que dá uma tensão de 1.700 VAC e o fio de 3 volts; deixando apenas o primário original.
* Calculei por cima, o quanto de fiação, deveria ser retirado do secundário; até obter um total que desse para fazer medidas com o multímetro... e assim cheguei aos desejados 320 VAC.
* Fiz o enrolamento para o filamento, com um fio esmaltado, sobre o que ficou do secundário. (isolando um enrolamento do outro).
* Soldei novamente o transformador; para evitar vibração.
O resultado está nas fotos à seguir:




Logo mais farei testes para verificar o resultado.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2014, as 17:39:25 por Jupterra » Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #1 : 22 de Outubro de 2014, as 18:18:25 »

Bem interessante!!
Aquele enrolamento grosso embaixo é o secundário de A.T.?
Se for, esses 320V, a julgar pela grande espessura do fio, teoricamente daria pra alimentar um amplificador de potência cavalar.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #2 : 22 de Outubro de 2014, as 18:45:05 »

 Jupterra:

 Só tome cuidado por um motivo, transformadores de microondas tem o núcleo saturado e por conta disso eles vibram e aquecem bastante o núcleo. Eu tenho quase certeza que nos seus testes o transformador emitia um "humm" de 60Hz contínuo por conta do primário mesmo sem nenhuma carga.

 Geralmente, microondas ficam ligados por períodos pequenos de tempo (até uns 20 minutos?) e talvez não se note. Se for montar um amplificador, se atente para isso e se ocorre aquecimento no núcleo.

 Cabe lembrar que a isolação do primário não é aquelas coisas, veja que os fios estão expostos, isolados pelo verniz, ou seja, muito cuidado com ele (se riscar você toma um choque da rede).

 Se possuir um osciloscópio, seria muito interessante medir o secundário que você acabou de enrolar. Tenho quase certeza que será uma senóide deformada!

 No mais, parabéns pela montagem.

 Um abraço!

 Eduardo
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #3 : 22 de Outubro de 2014, as 20:03:45 »

Bem interessante!!
Aquele enrolamento grosso embaixo é o secundário de A.T.?
Se for, esses 320V, a julgar pela grande espessura do fio, teoricamente daria pra alimentar um amplificador de potência cavalar.
Ramsay, esse enrolamento de fio grosso é o primário (original) do trafão de microondas.

Ledod... realmente este trafão, faz um "humm" audível. Vou atentar-me aos possíveis choques e fazer uma montagem; onde eu possa verificar os pontos que você mencionou.
Obrigado pelas dicas.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2014, as 20:08:36 por Jupterra » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #4 : 22 de Outubro de 2014, as 22:42:56 »

Legal mesmo é fazer um soldador de ponto com um transformador desses. Tem vários projetos disso pela Internet (recomendo procurar tutoriais passo a passo no Instructables.com  que lá explicam direitinho).
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #5 : 22 de Outubro de 2014, as 23:24:34 »

Eu estou pensando em fazer algo do tipo, com um transformador que tenho com secundário de 25V 0 25V.  Estava pensando em desenrolar só o secundário, e enrolar dois outros; sendo um de 12V (ou 6V 0 6V) e outro de 220V para usar um único transformador no Pré Fender Twin 65 que está pronto.

Abraços,
Alfredo
Registrado

lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« Responder #6 : 23 de Outubro de 2014, as 09:44:05 »

Eu tenho reaproveitado transformadores de nobreak sucateados para meus projetos, refazendo o enrolamento secundário.
Esses transformadores possuem vários taps de regulação no primário, então da para utilizar um que se adapte bem a sua tensão da rede ou para deixar ele com mais folga, para não saturar por exemplo.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2014, as 11:30:48 por xformer » Registrado

For those about to rock (we salute you)
Jupterra
Visitante
« Responder #7 : 23 de Outubro de 2014, as 15:35:31 »

Legal mesmo é fazer um soldador de ponto com um transformador desses. Tem vários projetos disso pela Internet (recomendo procurar tutoriais passo a passo no Instructables.com  que lá explicam direitinho).
blackcorvo, tentei fazer um desses e me dei mal; pegou fogo no secundário, devido à alta amperagem...
mais tarde vou procurar algo nesse site que você mencionou.

-----
Eu estou pensando em fazer algo do tipo, com um transformador que tenho com secundário de 25V 0 25V.  Estava pensando em desenrolar só o secundário, e enrolar dois outros; sendo um de 12V (ou 6V 0 6V) e outro de 220V para usar um único transformador no Pré Fender Twin 65 que está pronto.

Abraços,
Alfredo
Alfredo Padrão, eu aconselho à fazer. A experiência é válida. Caso não dê certo; pelo menos fica um pouco de conhecimento.
Faça e depois relate pra gente saber o resultado.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2014, as 15:38:13 por Jupterra » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #8 : 23 de Outubro de 2014, as 18:33:37 »

Mas deixou o soldador ligado direto??? Ele é só pra um ponto, coisa que se faz em menos de um segundo!
De qualquer forma, olha lá nos tutoriais,  e se for se aventurar no projeto, posta aqui pra nós acompanharmos.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Jupterra
Visitante
« Responder #9 : 24 de Outubro de 2014, as 17:09:46 »

Mas deixou o soldador ligado direto??? Ele é só pra um ponto, coisa que se faz em menos de um segundo!
De qualquer forma, olha lá nos tutoriais,  e se for se aventurar no projeto, posta aqui pra nós acompanharmos.
blackcorvo... ele ficou ligado direto e cheguei à fazer uns pontos, deixando duas chapas unidas; mas ao fazer mais um ponto... a coisa desandou e antes que eu desligasse da energia... a fumaça tomou conta do meu quarto de experimentos... _...
Retornarei ao projeto, assim que sobrar um tempinho. Legal!
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #10 : 24 de Outubro de 2014, as 20:33:29 »

blackcorvo... ele ficou ligado direto e cheguei à fazer uns pontos, deixando duas chapas unidas; mas ao fazer mais um ponto... a coisa desandou e antes que eu desligasse da energia... a fumaça tomou conta do meu quarto de experimentos... _...
Retornarei ao projeto, assim que sobrar um tempinho. Legal!

Por isso queimou!  É pra ligar só pra fazer o ponto de solda depois desligar.  Pá-pum! Se deixar ligado queima mesmo.
Outra coisa importante é colocar um disjuntor pra proteção do transformador.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Jupterra
Visitante
« Responder #11 : 28 de Outubro de 2014, as 20:24:03 »

Segundo comentou o "Ledod", esse transformador esquenta bastante; quando está em uso constante e o pior é que ele também passa vibrações para o circuito; deixando o resultado com muita distorção.
Como experiência valeu; mas não recomendo a utilização do mesmo como "transformador de força" para valvulados.

Obs: testei-o no meu Ceriatone 5E3 18 Watts.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal