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Autor Tópico: transformador para 3x TDA2030  (Lida 14034 vezes)
vitorwolff
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« Responder #15 : 11 de Novembro de 2014, as 10:25:22 »

Gostaria de agradece-lo pessoalmente Finck, mas como não é possível lhe agradeço pelo fórum.
Testei o amplificador com um transformador de um som C3Tech, como é um transformador 9+9v 0,8A não esforcei o transformador, liguei canal por canal em um falante de 5w e testei com som moderado, não ficou nenhum tipo de ruido no amplificador.
Antes que me esqueça, eu devo aterrar o neutro do amplificador no chassis de metal que vou fazer certo?
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« Responder #16 : 11 de Novembro de 2014, as 19:45:49 »

Não aterre a placa no chassis não! Podem aparecer ruídos por formação de loop de terra.

Use o chassis para aterrar APENAS O FIO VERDE (ou verde/amarelo) do seu rabicho de força, no caso de você ter na sua casa tomadas com 3 pinos (e estar usando um rabicho com 3 fios, obviamente).

Além disso, a menos que você tenha certeza de que não há contato elétrico entre as aletas dos TDA's e o dissipador (teste com o multímetro ou um medidor de continuidade, entre o dissipador e a ALETA, não seu parafuso), garanta que este último NÃO ENTRE EM CONTATO com qualquer ponto ligado ao "ground" da placa. A aleta do TDA está internamente ligada ao pino 3, portanto ao V- da fonte, então o contato será equivalente a um curto circuito que danificará vários componentes. Dá para perceber pela foto que você usou arruelas isolantes nos parafusos dos integrados, isso é bom, mas às vezes as arruelas se rompem por excesso de aperto.

Mais uma coisinha: passe uma camadinha de pasta térmica entre cada um dos TDA's e seu isolador de mica, e entre os isoladores e o dissipador. Isso melhora a transferência de calor dos integrados para o dissipador, e ajuda a evitar problemas de sobreaquecimento dos CI's.

Quanto aos agradecimentos, estamos todos aqui para nos ajudar (e também aprender, isso é que faz este fórum tão legal...). Basta clicar no "botãozinho de obrigado" que tem em cada post, mas lembre-se de que eu não fui o único que te ajudou!
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« Responder #17 : 11 de Novembro de 2014, as 19:57:29 »

Finck... algum ponto do terra do circuito (eu prefiro sempre um ponto central) deve ser ligado ao chassis.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2014, as 00:52:19 por kem » Registrado

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vitorwolff
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« Responder #18 : 12 de Novembro de 2014, as 00:39:14 »

Eu vou por um pouco da pasta térmica MX-4 da Arctic, tenho pasta comum, mas essa é uma das melhores e de cerâmica não condutora.
Também vou por um fan de 60mm ligado no lm7809 que tem na placa.
Vou fazer essas verificações que me indicaste amanhã após aplicar a pasta térmica.
Quanto ao agradecer, reconheço que eu absorvi um pouco de conhecimento de cada post de todos os membros que postaram aqui.
Tenham certeza que o seu tempo não foi desperdiçado, só está alimentando mais ainda a minha curiosidade pelo saber.

A placa aqui tem uma grande ilha que sai do 0v do transformador.
Passando por praticamente toda ela inclusive pelos capacitores da fonte 2 de 25v x 3300uF em série.
Acabei de verificar na foto do PDF e realmente não coloquei errado os capacitores.
Como minha fonte opera em 16v ~ 17v não seria melhor aumentar a capacitância colocando-os em paralelo?

Quanto ao o que o Kem disse:
O 0v do transformador pode ser ligado ao chassis para aumentar o aterramento ou não se faz necessário e pode ser prejudicial?
« Última modificação: 12 de Novembro de 2014, as 00:42:11 por vitorwolff » Registrado
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« Responder #19 : 12 de Novembro de 2014, as 07:08:26 »

Pegando o que o Kem comentou e a última pergunta (sobre aterramento), como a tensão é baixa e foi comentado que o amplificador já não tem ruído nenhum, eu, pessoalmente,  acho mais interessante não ligar o chassis ao terra do áudio, e deixá-lo exclusivamente para fins de proteção contra choques (ligando só no terra da rede). De repente, ligar o terra do áudio no chassis pode introduzir ruídos que não existiam antes.

Estou seguindo o ditado "não quebrou, não conserte"...

Mas se não houver problema com ruído, outros males também não devem ocorrer, se tomadas as precauções já comentadas sobre isolação do dissipador. Faz assim: teste. Se der ruído, você desliga, se não der você deixa...

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« Responder #20 : 30 de Novembro de 2014, as 11:16:07 »

Retirei no CDD da minha cidade o transformador e as demais coisas que faltavam sexta, hoje troquei os diodos com toda paciência.
Todos colocados com fios e ficando em pé no circuito sem encostar em nada, usei o MUR860 segundo indicações do Finck.
O problema que quando ligo na tomada o transformador, os alto-falantes ficam com a membrana recolhida e fazendo um barulho como zumbido de 60Hz.
Alguém poderia me dar uma luz nisso?
Acho que coloquei os diodos de modo certo, com o pino 2 no lugar do anodo e o pino 1 no catodo.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2014, as 11:25:10 por vitorwolff » Registrado
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« Responder #21 : 30 de Novembro de 2014, as 11:54:40 »

O ideal, é que você monte os circuitos em partes, ou seja; primeiro a fonte.   Preferencialmente só o transformador, sem que o mesmo esteja ligado em nada, então meça se está dando a tensão nominal em sua saída. (Medindo com o multímetro na escala AC).

Caso esteja; siga adiante, ligando na ponte retificadora com os capacitores de filtro, meça novamente (neste ponto os integrados de saída ainda não devem estar ligados), neste momento caso tudo esteja normal, você deverá encontrar a tensão nominal x 1,42 (Medindo com o multímetro na escala DC).

Informe se o transformador é de 3 fios ou 4 fios no primário.  As vezes quando é de 4 fios no primário, quando se faz a ligação dos primários em paralelos (110V) os mesmos ficam em contra fase e esquenta o transformador, causando danos ao mesmo.

Boa sorte,
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vitorwolff
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« Responder #22 : 30 de Novembro de 2014, as 12:32:34 »

O meu transformador é de 3 fios.
Eu já havia testado com um transformador de 9+9 1a, o problema que agora com o transformador correto 12+12 5a e os diodos MUR 860 que o Finck sugeriu que fossem trocados pois os anteriores suportavam só 2a.
Fazendo essas alterações o circuíto não está funcionando corretamente.
Vou soldar os diodos antigos de volta e vou voltar a testar, espero que seja só isso.
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« Responder #23 : 30 de Novembro de 2014, as 14:25:47 »

O fato de usar estes novos diodos em si, não seriam o problema, a menos que algum esteja com defeito, ou tenha sido ligado invertido.

Você mediu (conferiu) os diodos antes de colocar no circuito?

Conferiu o transformador em aberto? (sem estar ligado na placa)

Pode ligar o antigo transformador na atual configuração com os novos diodos.

Como estes diodos tem o formato TO220, tem que ter bastante cuidado para não inverte-los.
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« Responder #24 : 30 de Novembro de 2014, as 15:42:56 »

Vitor, você tem CERTEZA de não ter invertido os diodos?



Ou seja, estando o MUR860 com a chapa dissipadora para baixo e os pinos voltados para você, o pino ESQUERDO corresponde à listra dos diodos com encapsulamento "normal". Além disso, a chapa dissipadora está conectada internamente neste pino.

Confira se você não deixou nenhuma bolinha de solda fechando curto na placa, ou se há alguma solda fria. Use uma lupa, se for o caso.

E lembre que apesar de grandalhão, o MRU tem os mesmo problemas de superaquecimento de qualquer semicondutor. Se você errar a mão na soldagem, pode danificá-lo.

No mais, as sugestões do Alfredo são as que eu mesmo daria.
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« Responder #25 : 30 de Novembro de 2014, as 16:03:29 »

Eu soldei ele com fios bem rapidamente inclusive depois de soldar os dois fios ele estava quente, mas não o suficiente para ser pego na mão. Se olhar na imagem para o LM7809 os dois diodos que estão paralelos a ele ficaram da mesma forma na placa.



Então depois disso eu cuidei bastante pra não por nenhum dos outros dois invertidos.
Vou voltar a testar com o transformador de 9v amanhã (espero que não seja o transformador).
Amanhã vou dispor de bastante tempo e ferramentas para resolver esse problema.
Muito obrigado a todos pela ajuda!
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« Responder #26 : 30 de Novembro de 2014, as 17:24:11 »

Finck... algum ponto do terra do circuito (eu prefiro sempre um ponto central) deve ser ligado ao chassis.
Pegando o que o Kem comentou e a última pergunta (sobre aterramento), como a tensão é baixa e foi comentado que o amplificador já não tem ruído nenhum, eu, pessoalmente,  acho mais interessante não ligar o chassis ao terra do áudio, e deixá-lo exclusivamente para fins de proteção contra choques (ligando só no terra da rede). De repente, ligar o terra do áudio no chassis pode introduzir ruídos que não existiam antes.
Finck... não sei se estamos falando a mesma coisa...
Em um amplificador solid state, o terra é comum a fonte, pré e power. Dificil um amplificador onde, no PCB, a coisa seja bem delimitada.
O que eu disse é que pelo menos um ponto do terra do circuito tem que ser ligado ao chassis, senão nem a proteção contra choques existe.
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« Responder #27 : 30 de Novembro de 2014, as 22:57:25 »

A proteção contra choque vem da conexão do gabinete metálico (o ponto  físico  com maior probabilidade de contato com o corpo do usuário) ao terra real da rede elétrica. Havendo um curto interno entre um ponto de potencial positivo ou negativo, a corrente será desviada para o terra da rede, e não para o corpo do usuário.

A ligação do terra do circuito eletrônico ao chassis, e daí à rede, tem o objetivo de colocá-lo no mesmo potencial do terra real (o terra do circuito não necessariamente estará no mesmo potencial do terra da rede).

A conexão não é absolutamente obrigatória num circuito onde o terra do circuito pouco provavelmente entrará em contato com o corpo.

A conexão é obrigatória quando o terra do circuito puder entrar em contato com o corpo (via um instrumento elétrico, por exemplo).

A conexão pode ser um recurso para eliminar ruídos, se existentes.

Se a conexão for feita e não introduzir ruídos que antes não existiam, não há mal em mantê-la.
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« Responder #28 : 30 de Novembro de 2014, as 23:01:47 »

...A conexão é obrigatória quando o terra do circuito puder entrar em contato com o corpo (via um instrumento elétrico, por exemplo).
...
Finck... ainda não to entendendo o que você quer dizer.  Roll Eyes
Esse ai é o caso de qualquer amplificador para instrumentos musicais.
É disso que to falando...
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« Responder #29 : 30 de Novembro de 2014, as 23:44:49 »

Eu soldei ele com fios bem rapidamente inclusive depois de soldar os dois fios ele estava quente, mas não o suficiente para ser pego na mão. Se olhar na imagem para o LM7809 os dois diodos que estão paralelos a ele ficaram da mesma forma na placa.


Então depois disso eu cuidei bastante pra não por nenhum dos outros dois invertidos.
Vou voltar a testar com o transformador de 9v amanhã (espero que não seja o transformador).
Amanhã vou dispor de bastante tempo e ferramentas para resolver esse problema.
Muito obrigado a todos pela ajuda!

Seguindo o link que você colocou na abertura do tópico, notei que nas fotos indicam que o integrado é um 7812 e não um 7809.

Neste caso dois diodos em paralelos ficariam da mesma forma que o regulador, e os outros dois ficariam de frente para os TDAs.
 
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