Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 16:10:25


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: transformador para 3x TDA2030  (Lida 14032 vezes)
vitorwolff
Visitante
« Responder #30 : 01 de Dezembro de 2014, as 11:00:35 »

Realmente nos esquemas e tanto na placa indica que deve ser um LM7812, mas como vou usar a alimentação dele pra ligar um fan de 50mm e coloca-lo no dissipador de calor acabou ficando melhor 9v do que 12v.
A dissipação dos três TDAs com o fan não deve deixá-los esquentando muito e vai ter menos barulho dentro da potência.
Eu não sei o que poderia ser isso, mas tenho desconfiança sobre o transformador.
Infelizmente somente troquei os diodos, os fios do led que era um difuso vermelho pequeno e agora está com um verde de baixo brilho e o transformador.
Agora a tarde vou revisar tudo e saber o que pode estar acontecendo.
Mas obrigado a todos pela ajuda que tem compartilhado!
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2014, as 11:02:39 por vitorwolff » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #31 : 01 de Dezembro de 2014, as 12:13:09 »

...A conexão é obrigatória quando o terra do circuito puder entrar em contato com o corpo (via um instrumento elétrico, por exemplo).
...
Finck... ainda não to entendendo o que você quer dizer.  Roll Eyes
Esse ai é o caso de qualquer amplificador para instrumentos musicais.
É disso que to falando...

Pois é, mas o amplificador do Vitor é para ligar no PC...

-----
Vitor, tem circuito integrado regulador na fonte? Os 78xx só suportam 1A! Os picos de corrente superiores a isso, que certamente surgirão durante as passagens musicais mais altas, vão mandar estes CI's para o céu (se é que já não foram...).

Em fonte para amplificador de potência é melhor não usar nenhum tipo de regulador.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2014, as 12:18:23 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #32 : 01 de Dezembro de 2014, as 12:41:43 »

Finck, pelo que ele relatou, o integrado regulador serve só para alimentar o "fan".
Registrado

Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #33 : 01 de Dezembro de 2014, as 17:19:15 »

Espero que sim! Não vi as fotos, mas pela descrição me pareceu que o LM está montado na placa do amp.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
vitorwolff
Visitante
« Responder #34 : 01 de Dezembro de 2014, as 21:54:01 »

O LM está logo depois da ponte retificadora, no caso ele pega os 14 ~ 15v da fonte e transforma em 9v, tem um conector pequeno ali.
No projeto é uma saída de 12v para ligar algo que seja alimentado e toque som por exemplo. Não faz muito sentido mas né...
Como já tem o LM no projeto optei por deixar só pra alimentar um ou dois fans que tirarão o calor do amplificador.
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #35 : 01 de Dezembro de 2014, as 23:07:42 »

O LM está logo depois da ponte retificadora, no caso ele pega os 14 ~ 15v da fonte e transforma em 9v, tem um conector pequeno ali.
No projeto é uma saída de 12v para ligar algo que seja alimentado e toque som por exemplo. Não faz muito sentido mas né...
Como já tem o LM no projeto optei por deixar só pra alimentar um ou dois fans que tirarão o calor do amplificador.
por experiência própria em todos os amp que montei utilizando a mesma fonte para alimentar um Fan usando um regulador seja ele 7809 ou 7812 sempre aconteceu o mesmo problema. o ruido de 60Hz aparecia no alto falante assim que ligava. sem o fan não tinha ruido. então optei por utilizar fontes independentes para alimentar fan
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #36 : 01 de Dezembro de 2014, as 23:27:34 »

O LM está logo depois da ponte retificadora, no caso ele pega os 14 ~ 15v da fonte e transforma em 9v, tem um conector pequeno ali.
No projeto é uma saída de 12v para ligar algo que seja alimentado e toque som por exemplo. Não faz muito sentido mas né...
Como já tem o LM no projeto optei por deixar só pra alimentar um ou dois fans que tirarão o calor do amplificador.

Parece que este conector seria para alimentar estes novos módulos de MP3, caso monte uma caixa mult-uso. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-607067231-modulo-mp3-player-com-bluetooth-e-fm-para-amplificador-_JM
Registrado

Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #37 : 02 de Dezembro de 2014, as 07:48:51 »

Vitor, o ruído some quando a ventoinha é desligada/removida?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
vitorwolff
Visitante
« Responder #38 : 02 de Dezembro de 2014, as 09:18:15 »

Ainda não tem nada ligado ao LM, mas vou experimentar removê-lo mais tarde.
Para fazer os devidos testes vou remover os dois capacitores da fonte assim eu isolo a fonte da potência certo?
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #39 : 02 de Dezembro de 2014, as 12:22:59 »

Ainda não tem nada ligado ao LM, mas vou experimentar removê-lo mais tarde.
Para fazer os devidos testes vou remover os dois capacitores da fonte assim eu isolo a fonte da potência certo?

Não.   Além de não isolar, ainda poderá causar danos maiores.  Não é aconselhável remover os capacitores da fonte, pois sem os capacitores de filtro, a fonte ficará com alto ripple e poderá danificar os integrados de saída.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2014, as 12:25:20 por Alfredo Padrao » Registrado

Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #40 : 02 de Dezembro de 2014, as 12:52:37 »

Vitor, você já tirou o transformador para testar? Este é o primeiro passo, antes de tentar qualquer outra coisa. Não execute os testes mais complicados antes dos mais fáceis...

Vai nesta ordem:

1 - Transformador em aberto (use a escala de AC do multímetro). Veja se não há desequilíbrio muito grande entre os dois "lados" do secundário em relação ao tap central. Poste as tensões aqui se tiver dúvida.

2 - Se o transformador estiver OK e os diodos estão na posição correta, ligue o amp sem nenhum sinal na entrada e meça as tensões DC na saída da fonte (nos grandes capacitores eletrolíticos de filtragem). Meça entre o rail positivo e o terra (GND), e entre o rail negativo e o terra.

3 - Se as tensões estiverem OK (devem ser cerca de 40% superiores às do transformador sozinho), o problema está em outro local, não na fonte.

4) O problema de não sair som mas haver o deslocamento (e "parada") do falante ocorre em todos os canais? Ou apenas em um deles? Se for em apenas um, aposto em defeito no integrado de potência daquele canal. Se for em todos, vamos ter que pensar melhor...

Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
vitorwolff
Visitante
« Responder #41 : 02 de Dezembro de 2014, as 14:44:30 »

Eu testei somente o transformador sozinho agora, estava fazendo a caixa para o amp.
O transformador deu entre 12 e 13v nos +12 e -12, também deu 26v usando o -12 e o +12.
Não cheguei a fazer mais testes porque a ponteira do meu multímetro esta ruim tenho que comprar outra.
Mas amanhã acredito que conseguirei testar tudo e verificar isso.
Grato a todos pela ajuda.
Como aparentemente não é o transformador e eu troquei os quatro diodos. Acredito que seja algum problema antes dos TDAs.
A menos que todos os três tenham apresentado defeito.
O LM pode estar causando esse problema?
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2014, as 15:02:22 por vitorwolff » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #42 : 02 de Dezembro de 2014, as 16:08:48 »

Eu testei somente o transformador sozinho agora, estava fazendo a caixa para o amp.
O transformador deu entre 12 e 13v nos +12 e -12, também deu 26v usando o -12 e o +12.
...
Não consegui entender essa informação.
Transformador só tem AC. Não tem + nem -V.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
vitorwolff
Visitante
« Responder #43 : 02 de Dezembro de 2014, as 17:00:20 »

O transformador tem 12-0-12 certo?
Me equivoquei aqui pensando que nem em fontes de PC que tem -12v e -5vsb.
Então, usando os dois fios das extremidades resultou em aproximadamente 26v sem carga alguma.
E testando o fio do meio e uma extremidade deu 12v ~ 13v, isso com os dois lados.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #44 : 02 de Dezembro de 2014, as 17:17:19 »

Seu transformador parece estar OK. Agora meça as duas saídas DC da fonte em relação ao terra da placa (a medida do positivo em relação ao negativo não importa).

E eu concordo que é pouco provável que os 3 LM's tenham pifado ao mesmo tempo "do nada". Mas podem ter queimado se você cometeu algum erro grave quando foi feita a troca do transformador e/ou dos diodos.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal