Como regular Bias do JCM2000?

Started by David Loos, 31 de October de 2014, as 20:37:19

Previous topic - Next topic

David Loos

Guest
Boa noite,

Gostaria de saber como regular o Bias do JCM2000.

ele já foi bastante mexido (o velho problema de desligar depois de um tempo funcionando...) e não consigo regular o Bias dele, atrás dele onde tem aquele soquete de 3 pinos, na parte de baixo em um lado dos pots tem um resistor de 100k, e no outro um de 10k. e justamente neste do lado do resistor de 10k a válvula fica com a placa levemente avermelhada.

Como faço para ajustar o bias dele? posso plugar meu multímetro direto neste conector? qual a corrente recomendada para este caso?

abraço.

Ramsay

Colaborador
Estou suspenso por reincidência em internetês.
Seria interessante postar o esquema do JCM2000, se é que você o tem.

O fato é que existem 2 métodos para se regular o bias e em ambos é necessário que exista um trimpot de regulagem:
1) Através de uma Bias Probe
2) Através da corrente de repouso do amplificador.

Como não tenho Bias Probe eu uso o 2º método que consiste em se ligar um multímetro na escala de miliamperes na chave bypass (desativada) do amplificador e medir a corrente quiescente, uma vez que o consumo das válvulas pré amplicadoras não é alto e, portanto, desprezível.

Então, você mede a corrente e ajusta o trimpot para que dê de 50 a 70% da capacidade nominal de corrente das válvulas de potência que é informado no datasheet da válvula e multiplicado pelo número das válvulas de potência existentes.

No meu caso, como eu não gosto do som de drive do meu amplificador e todo o som de drive vem do meu pedalboard, eu ajusto a corrente em 50% o que faz as válvulas aquecerem menos e durarem mais.

Agora, se só uma das válvulas estiver com a placa avermelhando, pode ser defeito só nessa válvula e aí o aconselhável seria trocar o quarteto.

Mas, antes de condenar a válvula é importante que você reajuste o bias das válvulas através do trimpot e ver se a vermelhidão dessa válvula desaparece.

David Loos

Guest
aqui nesta foto dá de se ver como é a traseira do amp: http://www.marshallforum.com/gallery/showphoto.php?photo=206&size=big&cat=recent&limit=recent

apenas uma válvula fica coma placa levemente avermelhada, e fica um ruído de fundo no amp... meu inglês é péssimo, e este amp já foi mexido, tem uma série de componentes adaptados, eu queria saber como que posso medir o bias através deste conector da saída do amp, sei que ali é o ajuste de bias, mas não sei como fazê-lo, onde ligar o meu multímetro...

Acho que não fui muito explícito no post, mas o ajuste do bias eu sei como deve ser, eu não sei como ajustar ESTE amp  :-)

já fizesse tal ajuste em um destes?

abraço

Ramsay

Colaborador
Estou suspenso por reincidência em internetês.
Essa foto que você postou não ajuda muito, mas, no esquema "DSL100 power amp & PSU circuit diagram JCM2000 DSL100" que encontrei na internet, existem 2 pontos de teste distintos que são 2 resistores de 1 ohm/1W (R6 ligado entre os catodos de V5 e V6 e a terra) e (R9 ligado entre os catodos de V7 e V8 e a terra).
Devido a isso, conforme mostrado no penúltimo esquema "DSL bias board circuit diagram", existem dois trimpots PR1 e PR2 de 22K para o ajuste do bias de cada par de válvulas.
A vantagem dessa disposição é que em caso de defeito não é necessária a troca do quarteto de válvulas, mas apenas do par.

Quoteapenas uma válvula fica coma placa levemente avermelhada, e fica um ruído de fundo no amp...

Esse ruído de fundo é típico de placa de válvula avermelhando e pode significar que ela não está casada com a outra EL34 que faz par com ela, ou que o bias esteja menos negativo do que deveria ou mesmo defeito interno na válvula. Eu sugeriria que antes de abrir o amplificador você arrumasse alguma EL34 confiável emprestada e colocasse no lugar da que está avermelhando pra ver o que acontece.

Se não der certo, aí você vai ter que abrir o JCM200 e ajustar o bias, atuando no trimpot correspondente ao par em que fica essa válvula que está avermelhando e com um multímetro na escala de 100 mV ligado entre os terminais do resistor de 1 ohm que sai do par cuja válvula está avermelhando e ajustar para dar uma leitura o mais próximo possível do outro par de válvulas, mas, sem avermelhar a placa.
Link dos esquemas:
http://www.drtube.com/library/schematics/69-marshall-schemas#JCM2000-DSL

EddieTavares

Guest
David, sobre esta válvula que fica avermelhada, você já tentou mudar ela de soquete e ligar o amp? Ela continua avermelhada?

Se sim, sugiro que remova um dos pares e veja se o amp soa OK.

David Loos

Guest
Bom dia,

não, ainda não mudei a válvula de posição, farei isto hoje de noite e posto os resultados aqui!

Este amp é daquela série problemática da Marshall que desliga com o tempo, e o dono dele reclamou de sobreaquecimento ( claro, a placa da válvula está avermelhando...)

Sobre a foto que postei acima, era com o intuito de ver o conector onde estão os dois pots do BIAS, eu queria saber se é possível de se regular o BIAS apenas por estes trimpots, e como eu devo fazer isso (tipo, em escala de 100mV colocar a ponteira de teste negativa no centro e a positiva no lado do par que desejo fazer o ajuste... este tipo de informação, sabe? a parte das correntes e do resistor eu sei, queria saber como usar estes conectores ali para o ajuste!) Porque este amp já foi bastante mexido, tem uns resistores de 10K e 100K pendurados em baixo dos trimpots de BIAS, e em resumo, o amp já foi bastante mexido, o dono já considera ele como perdido...

enfim, hoje falei o teste substituindo a válvula de soquete, e vou ver se ela avermelha também, vou passá-la para o outro lado do amp, e logo mais posto os resultados!

Eu não tinha visto este esquema, vou ver hoje de noite junto ao amplificador e tentar ajustar o bias dele!

Logo mais posto mais detalhes!

Obrigado!

EddieTavares

Guest
Eu sempre regulei meus amps usando resistor de catodo, tem uma página do antigo audiolist que explica bem explicadinho como se faz isso, se ao inverter as vávulas a mesma válvula permanecer avermelhada, eu diria com 90% de certeza que a válvula esta ruim e deve ser descartada.

Eu já mexi um pouco com outro amp cópia do DR, ele tem um circuito de bias um pouco diferente e segundo os fóruns gringos, um capacitor (c12) pode dar problema e avariar as válvulas, no circuito temos um capacitor de 47n para 250v, os gringos recomendam no mínimo 1 megavolt.

David Loos

Guest
farei a substituição deste capacitor também então!

obrigado!

-----

http://www.bustedgear.com/repair_Marshall_DSL100_transformers_2.html este é o site explicando um pouco das mod´s deste modelo, não fiz nenhuma, só troquei os valores de dissipação dos resistores. agora preciso ajustar o BIAS.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: EddieTavares on 04 de November de 2014, as 10:39:52
Eu já mexi um pouco com outro amp cópia do DR, ele tem um circuito de bias um pouco diferente e segundo os fóruns gringos, um capacitor (c12) pode dar problema e avariar as válvulas, no circuito temos um capacitor de 47n para 250v, os gringos recomendam no mínimo 1 megavolt.

Pessoal, vamos pensar e reler o que se escreve antes de enviar a mensagem, senão começa a aparecer muita bobagem. Até pode existir um capacitor com essa isolação, mas talvez ele seria maior do que o próprio amplificador.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

David Loos

Guest
Eu entendi que era 1kV, mas não achei necessário corrigir, sei que ás vezes isso engana!

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: David Loos on 04 de November de 2014, as 12:19:54
Eu entendi que era 1kV, mas não achei necessário corrigir, sei que às vezes isso engana !

Acontece que a mensagem não será lida apenas por você. Muita gente desavisada ou que não tenha noção (por isso procuram aprender por aqui) pode entender da forma errada. Se o objetivo do fórum é divulgar conhecimento e ajudar a resolver problemas, então as informações que aqui aparecem precisam ser e estar corretas no maior esforço possível, sob pena de perda de credibilidade e confiabilidade no nosso fórum, se coisas absurdas como essa passarem e não forem corrigidas.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

EddieTavares

Guest
Quote from: David Loos on 04 de November de 2014, as 12:19:54
Eu entendi que era 1kV, mas não achei necessário corrigir, sei que ás vezes isso engana!

Exatamente, foi mal galera, mas é 1kv e não o absurdo que eu escrevi acima, acho que nem exista tal capacitor.