Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 19:44:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida - Como escrever sobre o pedal  (Lida 9545 vezes)
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« : 30 de Novembro de 2014, as 17:37:38 »

Boa tarde pessoal,


Estou com uma dúvida quanto à utilização de verniz e escrever no pedal.

Pintei a caixa do pedal de preto (spray colorgin) e agora precisava escrever em branco (ou alguma cor que desse um bom contraste), porém não quero arriscar em escrever com o pincel pois não tenho destreza suficiente.

Primeiro utilizei o waterdecal, porém não obtive sucesso porque ao colar sobre o pedal o escrito simplesmente desapareceu e o fundo sobressaiu (isso porque o papel é transparente). Após ver que não era possível escrever em branco utilizando waterdecal acabei comprando papel fotográfico brilhante autoadesivo. Quando imprimi na qualidade máxima ficou muito boa a impressão (nessa caso eu criei um retângulo preto e escrevi em brando o que queria). O problema é que resolvi aplicar um verniz (Suvinil) na impressão e, para o meu azar, o verniz praticamente desbotou o adesivo. Para completar, colei um adesivo sem passar o verniz, por exemplo, para o botão "Volume", e ficou com um alto relevo abissal, dando para ver que ali tinha um adesivo.


Gostaria de saber quais os métodos que vocês utilizam para escrever sobre os pedais, independente da cor. O meu problema maior é que a impressora não tem tinta branca, apenas um cartucho da cor preta e outro com as cores primárias. Como nivelam o papel com a superfície do pedal, qual verniz não agride a tinta da impressão. Caso vocês estejam acostumados a utilizar o pincel diretamente sobre o pedal, qual o pincel utilizam.

Obs - Pensei em imprimir um grande retângulo preto do tamanho da parte superior da caixa do pedal com todos os dizeres posicionados (In, Out, Volume, etc), mas por conta da degeneração proporcionada pelo verniz acabei desistindo.



Abraço,

alambike.
Registrado
Diego Gin
Visitante
« Responder #1 : 30 de Novembro de 2014, as 20:24:20 »

Seria serigrafia o que você busca?

Também tenho dúvidas a esse respeito, vou esperar mais respostas  Afro
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #2 : 30 de Novembro de 2014, as 20:43:48 »

Alambike, (é Alan + bike, ou alambique de cana mesmo?   Cheesy )

Existem várias maneiras de fazer o que você quer, umas são mais práticas e outras dão um resultado mais profissional.

Para escrever em branco numa impressora, a única possibilidade é ter uma folha de papel branco, então você pode comprar waterdecal branco e não transparente, fazer uma área preta no software que você usa e escrever em branco dentro desta área, o resultado é que a impressora vai "pintar" tudo de preto e deixar em branco as letras.

Mas já que você comprou tinta preta colorgin e waterdecal transparente, o mais fácil seria comprar uma outra cor de tinta (clara) e fazer um quadrado (ou retângulo) com ela na parte de cima da caixa do pedal e fazer os dizeres em preto com o papel waterdecal transparente que você já tem.

Uma sugestão seria comprar a tinta dourado da própria colorgin e pintar com ela apenas a área que vai receber o waterdecal transparente com caracteres pretos.

A combinação preto com dourado fica bem legal.

Já que a caixa já esta pintada de preto, você espera secar bem, lixa com lixa fina a parte que vai ser pintada com a tinta clara (ou dourada) pinta uma área maior que o necessário, depois que secar, cola uma etiqueta daquelas que vem em diversos tamanhos e várias numa folha só, usadas em escritório para escrever endereços nos envelopes, e pinta de novo com a tinta preta, assim quando tirar a etiqueta, ficará uma área pintada (dourada) onde você coloca o waterdecal transparente com letras pretas.

Um exemplo de como ficaria é esse pedal NIG:



A cor cenoura seria a tal etiqueta que faria o formato (imagine o dourado no lugar do cenoura).

Outra seria começar tudo de novo e pintar a caixa com tinta clara.

E a mais profissional seria a serigrafia que o Diego sugeriu, mas mais cara e difícil de se fazer.


Abraço.  


PS.: Esqueci de dizer que a cor dourado da colorgin já é patenteada pelo Adiel.  Cheesy
« Última modificação: 30 de Novembro de 2014, as 21:08:02 por Ferro_Velho » Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #3 : 30 de Novembro de 2014, as 20:49:24 »

Daí a minha opção por cores claras e grafismo preto.
Registrado

Henrique
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 270

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 30



« Responder #4 : 30 de Novembro de 2014, as 20:58:48 »

Eu costumo colar um adesivo preto (pimaco), impresso em impressora laser colorida e coloco contact da vulcan por cima, fica até bom.

Todos meus pedais coloridos cheios de desenhos foram feitos assim.


upload a picture

-----
Mas aqui existem grandes gênios que fazem muito melhor que eu... É só uma opção mais barata que da pra fazer com uma caixa já pintada de preto.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2014, as 21:18:54 por Henrique » Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #5 : 30 de Novembro de 2014, as 21:48:42 »

Ouro patenteado?  Só o Ferro_Velho, mesmo...  Cheesy

Outra opção, bem rústica, é usar caneta liquid paper...   Ui

Registrado

GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #6 : 01 de Dezembro de 2014, as 08:07:53 »

Em cores claras eu uso caneta para retro com ponta fina, assim dá possibilidade de escrita e desenho numa boa.
Gostei da caneta corretiva que o Adiel sugeriu...
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #7 : 01 de Dezembro de 2014, as 08:32:07 »

Adiel, obrigado pela dica da caneta liquid paper! Nunca havia pensado nessa possibilidade! Com certeza tentarei essa técnica em uma das próximas montagens!  Legal!
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
Henrique
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 270

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 30



« Responder #8 : 01 de Dezembro de 2014, as 08:34:46 »

Alanbike. Agora que reparei o nick  Cheesy muito bom!

Diego. Serigrafia tem que ser em lojas especializadas, geralmente sai caro fazer em quantidades menores.
Registrado
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #9 : 01 de Dezembro de 2014, as 14:31:08 »

Boa tarde Ferro Velho,

Meu nome é de alambique mesmo, de cachaça! hehe Mas depois com o tempo comprei uma bicicleta e o nome sofreu alteração para "alambike" (Lê-se "Alambaique").

Demorei um pouco para interpretar mentalmente o que você queria dizer.

"Já que a caixa já esta pintada de preto, você espera secar bem, lixa com lixa fina a parte que vai ser pintada com a tinta clara (ou dourada) pinta uma área maior que o necessário, depois que secar, cola uma etiqueta daquelas que vem em diversos tamanhos e várias numa folha só, usadas em escritório para escrever endereços nos envelopes, e pinta de novo com a tinta preta, assim quando tirar a etiqueta, ficará uma área pintada (dourada) onde você coloca o waterdecal transparente com letras pretas."

Eu utilizo a etiqueta como um anteparo no final das contas. A ideia seria:

1 - Pintar de dourado

2 - Colar a etiqueta

3 - Pintar de preto

4 Quando retirar a etiqueta ficará só dourado !!! Cheesy

5 -  Colar Waterdecal escrito em preto

Agora, uma dúvida que ficou foi sobre a reação do verniz com o papel fotográfico brilhante, que também acabei comprando. O verniz da Suvinil praticamente borrou e estragou a impressão em jato de tinta. Como utilizo este verniz no acabamento final, ainda estou com dúvida se passo esse verniz sobre o walterdecal. Ou senão, devo passar o verniz antes de colar o waterdecal.

O que sugerem ?

Outra coisa, passei em uma  papelaria aqui perto de casa e acabei comprando o Acrilfix
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #10 : 01 de Dezembro de 2014, as 14:42:25 »

Ok Alambike,

Sim o que você entendeu foi o que eu quis dizer, a etiqueta facilita o trabalho de criar a tal área mais clara para poder usar o waterdecal que você tem.

Eu não comecei por "pintar de dourado" pois a caixa já esta preta, mas se for do começo, então se começa pintando de dourado e depois protegendo com a etiqueta para pintar de preto.

Quanto a reação, alguem com mais conhecimento químico pode te responder melhor.

Mas eu sei que se deve passar verniz logo depois da impressão, para proteger a tinta depositada no waterdecal, e depois passar o mesmo verniz por cima da caixa já com o waterdecal aplicado.

Que tipo de verniz é que eu não sei, alguem saberá e te explicará melhor.


Abraço.

Registrado
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #11 : 01 de Dezembro de 2014, as 14:55:18 »

Outra coisa, passei em uma  papelaria aqui perto de casa e acabei comprando o Acrilfix

Alambike,

Já utilizei esse verniz Acrilfix e obtive resultados satisfatórios. O segredo para não borrar é dar a primeira demão bem de leve, só aquela "poeirinha" mesmo.
A segunda um pouco mais carregada e a partir da terceira, vai avaliando o quanto de verniz será necessário.

Abaixo, um exemplo de pedal em que utilizei este verniz.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Ah sim, utilizei a mesma ideia que o Ferro_Velho te deu que foi de pintar com uma cor clara por baixo da arte. No caso deste pedal, está pintado de branco.
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #12 : 01 de Dezembro de 2014, as 16:36:02 »

Oi Rafafelix,

Valeu pela sugestão. Vou tentar começar a pintar na "poeirinha" para melhores resultados com o verniz.

Então o que está escrito em branco é a tinta do fundo do pedal ?? Outra coisa, se for isso mesmo, você recortou exatamente as letras " D - A - M - A - G - E"  e depois de fazer toda a arte, só retirou cada adesivo na forma de letras e obteve os escritos ?
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #13 : 01 de Dezembro de 2014, as 17:29:12 »

Citar
Então o que está escrito em branco é a tinta do fundo do pedal ?? Outra coisa, se for isso mesmo, você recortou exatamente as letras " D - A - M - A - G - E"  e depois de fazer toda a arte, só retirou cada adesivo na forma de letras e obteve os escritos ?

Não, ele usou waterdecal transparente, e por isso se vê a tinta branca por baixo.

É aquilo que lhe falei, pra escrever em branco a impressora não escreve (não pinta) ela assume que o papel é branco, e por isso não é preciso colocar nada ali.

Como neste caso o waterdecal é transparente, a parte de cima da caixa do pedal pintada de branco aparece através do waterdecal.


Abraço.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2014, as 17:36:37 por Ferro_Velho » Registrado
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #14 : 02 de Dezembro de 2014, as 08:26:32 »

Alambike,

É exatamente o que o Ferro_Velho disse: tinta branca na parte de cima do pedal.

A única ressalva, é que usei transparência adesiva no lugar do waterdecal, mas que dá o mesmo resultado final, como podemos ver.

Não precisa recortar, pois a impressora não imprime nada na parte que você deixar em branco na sua arte. Basta colar que a transparência do waterdecal exibe a tinta de baixo.
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal