Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 07:20:10


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus  (Lida 29524 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
« : 01 de Dezembro de 2014, as 18:05:12 »

Pessoal, alguém já usou este produto?

Comprei e estou com medo de não ficar bom.

http://www.sparlack.com.br/sparlack/produto.aspx?produto=VszQwXhkE9krwXhzAwXhy

O caso é o seguinte, como já disse por aqui, eu comprei um amp meteoro simulator chorus para aproveitar o chassis e o gabinete 1x12 e colocar um 5F1 nele.

Como o courvin e as proteções de canto estavam gastos e quebrados eu os retirei para colocar tudo novo, massssssss como não vou tocar com ele fora de casa, pra quê colocar courvin e cantos?

Inclusive a caixa até ressona quando se dá uma tapa na lateral, acho que sem o courvin ela soará melhor.

Então a ideia é lixar com lixa P80 pra tirar a cola e as imperfeições do compensado, lixar com uma P220 para ficar bem lisinho e depois usar este produto acima para dar aquela cor de madeira escura acetinada (o que comprei é cor mogno, tem dele de outras cores mais claras mas eu queria mais escuro).

Será que estou fazendo algo errado?
Será que vai ficar legal?

Eu nunca usei isso, e diz que ele penetra bem na madeira, ou seja, depois de colocar, já era... pra tirar só lixando muito, então gostaria de uma opinião de quem já usou.


O gabinete ainda sem lixar, lixar, lixar, lixar...  Lips Sealed




Abraços.

 
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2014, as 18:28:35 por Ferro_Velho » Registrado
felix
Visitante
« Responder #1 : 01 de Dezembro de 2014, as 18:34:27 »

Olha vou te dar uma dica genérica mas que sempre funciona.

Teste primeiro em um lugar escondido, por baixo ou por dentro por exemplo, a combinação desses vernizes com pigmentação e a madeira é sempre uma coisa meio que Alquimia. Pode ficar super bem ou super ruim.

Boa sorte na brincadeira.
 Legal!

Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #2 : 01 de Dezembro de 2014, as 18:50:22 »

Boa ideia Félix.

Vou fazer o processo de lixar e aplicar numa lateral interna.

Valeu.  Legal!

Abraço.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #3 : 01 de Dezembro de 2014, as 21:02:43 »

Para quê colocar courvin e cantos? Para ficar bonito, oras! Mas beleza é algo subjetivo, então vamos lá...

Stain não é o mesmo que verniz ou tinta. O produto não funciona criando uma película sobre a superfície, e sim por impregnação (to stain = manchar, tingir...). A vantagem do stain sobre o verniz é que ele nunca resseca, trinca ou descasca (mas pode descolorir com o tempo, sob ação do sol).

O stain não vai impregnar na madeira se esta tiver sido selada, porque com os poros fechados a absorção do produto não irá ocorrer. Pode ser que as substâncias da cola tenham provocado uma "selagem não intencional" em algumas áreas da madeira, então é possível que o acabamento fique manchado.

Como você já comprou o produto, não custa nada testar, como o Félix sugeriu. Mas o resultado de um teste na parte interna da caixa (possivelmente não selada) não será igual ao de um teste na parte externa (talvez "selada", por consequência da aplicação de cola).

Mas no final, se não der certo (entenda-se "não ficar do seu gosto"), você sempre pode reaplicar o courvin e as cantoneiras. Ou pintar. Ou aplicar um verniz tingido com produto apropriado (tingilack ou outros, dependendo do verniz escolhido).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #4 : 01 de Dezembro de 2014, as 21:43:56 »

Oi Finck,

Pois é, são esses detalhes técnicos como selamento e resíduos de cola que me deixaram preocupados, não tenho experiência com isso.

Eu comprei o produto quase por impulso, fui comprar lixas pois comprei uma lixadeira orbital que ainda não recebi (wallmart), e ao ver o tal sparlack e ler o rótulo achei que seria apropriado.

Eu dei uma lixada manual com os dois tipos de lixa numa pequena parte da caixa e a cola parece que saiu toda, ficando no final a madeira bem lisinha e clarinha.

Inclusive, quando retirei o courvin a cola ainda estava grudenta em cima da madeira, mas com os dias que já se passaram a cola secou totalmente ao toque.

Quanto aos raios UV, o produto diz ser protegido, mas dá uma garantia de apenas 3 anos, como será para uso estritamente "indoor", acho que isso não será um problema, se for, lixo de novo e reaplico.

A parte interna do gabinete é pintada de preto.

Como a lixadeira vai fazer o trabalho pesado, vou lixar bastante com a lixa mais grossa, para retirar qualquer resíduo de cola ou tinta, para expor a madeira virgem.

Quanto a beleza, eu comprei um tecido ortofônico de aparência bem vintage na Mult, e vou fazer a "faceplate" com uma lâmina de madeira, de cor mais clara.

Acho que se o tal do sparlack cumprir o que promete (madeira cor de mogno acetinada) e eu não fizer besteira, vai ficar bonito, classudo, estilo "very british" embora o amplificador fender 5F1 seja americano.   Smiley

Abraço.


« Última modificação: 01 de Dezembro de 2014, as 22:02:01 por Ferro_Velho » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #5 : 02 de Dezembro de 2014, as 07:58:02 »

A questão da descoloração por UV realmente não é um problema no seu caso, eu comentei só para deixar registrado.

Faz o teste, pode ser que fique legal. Duas dicas:

1) Lixadeira: você vai ter que começar usando uma lixa mais grossa do que usaria se fosse fazer na mão. A lixadeira orbital "pega mais leve" do que o lixamento manual.

2) Ao aplicar o stain, use um pincel largo, e aplique no sentido dos veios. Não carregue nas demãos, e aguarde o tempo de secagem entre elas. Com isso, você consegue simular veios de madeira (as falhas da aplicação com pincel ajudam nisso), fica mais bonito.

3) Se você sentir que vai dar caca, aplique uma demão de tinta latex branca ou bege direto na madeira, espere secar bem, dê uma lixada só para alisar, depois aplique stain por cima. Fica um acabamento "pátina", que pode te agradar. Ou podes inverter o processo (madeira-stain-latex-lixa). Teste num retalho de madeira...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #6 : 02 de Dezembro de 2014, as 09:10:00 »

A MINHA experiencia com esse  Sparlack Stain foi pessima.
Ele não é um verniz nem um corante. É um meio termo, e ficou pegajoso... parece que não secava nunca.
Só resolveu quando removi tudo.
Na minha opinião a opção que o Finck deu de usar um verniz já tingido me parece melhor e com menos chances de dar errado.
Se quiser fazer uma cor personalizada, pode comprar um verniz (nitro, poliester, maritimo) e corar com anilina ou corante proprio para vernizes.
Mas cuidado com a cor Mogno desses corantes / vernizes. Em geral eles tendem e muito pro vermelho.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2014, as 09:13:00 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #7 : 02 de Dezembro de 2014, as 14:23:52 »

Ai, agora fiquei com medo mesmo.

Kem eu vou fazer um teste num pedaço de pinho (tábua) pra ver o que acontece. Valeu.

Finck, eu queria algo mais pro "móvel antigo da vovó" sabe, acho que pátina não seria o caso.

Quanto as lixas, eu comprei exatamente a mais grossa e a mais fina que tinha lá na loja, já pensando que a lixadeira é mais "suave" que lixar com a mão.

Embora tenha comprado uma lixadeira até potente: http://www.walmart.com.br/produto/Ferramentas/Lixadeiras-e-Politriz-Eletricas/Black-Decker/91920-LIXADEIRA-ORBITAL-1-2-lixa---SS1000---Black-Decker

Mas eu já lixei com uma ortbitalzinha um piso de madeira numa casa que aluguei em Portugal, depois de uma semana lixando, eu desisti e comprei um taco de madeira pois a lixadeira era muito fraquinha, levaria um ano pra lixar direito o piso todo.

É, não vou arriscar, vou testar em outra madeira e ver o que acontece, não quero perder a oportunidade de fazer direito com este amplificador, já gastei muito com os componentes, agora quero um amp pra fazer inveja ao Eric Clapton!  Aquele sem vergonha vai ver uma coisa.  Cheesy

Obrigado pelas informações.


Abraço.
Registrado
zekkez
Visitante
« Responder #8 : 02 de Dezembro de 2014, as 16:18:20 »

Meus dois centavos.

Lixadeiras Orbitais são usadas para acabamento. 
Se você pretende lixar com alguma intensidade, tirar tinta e resíduos de cola que podem atrapalhar uma tentativa de tingimento, a lixadeira adequada é a de cinta. É mais potente, tem maior área de cobertura e entope menos a lixa.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #9 : 02 de Dezembro de 2014, as 16:59:17 »

Realmente tem uma marca de stain que eu comprei uma vez, na cor branca (não lembro qual, só tenho certeza de que não era Montana), que era mais grosso, fedia pra burro, e na aplicação formava uma camada grossa que parecia um chiclete mastigado...

Mas nem todos são ruins assim.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #10 : 02 de Dezembro de 2014, as 18:27:42 »

Olha, testei o produto e é muito bom.

Não fede nada, é a base de água, na primeira demão ficou um pouco claro mas secou rápido, a segunda ainda esta secando, mas em algumas partes já secou ao toque e ficou bonito.

Nas instruções diz para passar 3 mãos, mas eu queria só testar então lixei só pra expor a madeira sem sujeira nem riscos (é uma tábua que uso como apoio para furar as caixas hammond de pedais) e passei com um pincel largo.

Outra coisa boa é que limpa fácil o pincel e as mãos só com água.

O tal do acetinado não é muito forte, na verdade é quase fosco, mas fica uma cor bonita e se vê bem os veios da madeira, gostei.

Na caixa vou dar mais demãos, para ficar mais escura.

Acho que depois de passar este stain, uma cerazinha incolor talvez fique bom, pra proteger mais e dar um pouco mais de brilho, não sei, vou pensar melhor.

Queria tirar uma foto, mas a bateria da máquina nunca segura carga e eu não consigo encontrar o bastardo do carregador.

Quando encontrar eu posto uma foto.


zekkez, eu pensei que as de cinta seriam muito para este trabalho, mas vou ver se vale a pena comprar uma, obrigado.


Ok, produto aprovado, obrigado a todos pela ajuda, depois posto uma foto.

Abraços.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2014, as 18:39:56 por Ferro_Velho » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #11 : 03 de Dezembro de 2014, as 07:47:26 »

Ferro, se for encerar, espera uns dias para o stain evaporar completamente. Ele pode secar rápido ao toque, mas a madeira ainda estará úmida.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #12 : 03 de Dezembro de 2014, as 08:34:01 »

Ok Fink.

Acho que não vai ser necessário encerar, o acetinado vai aumentando com as demãos.

Dei a terceira demão e a cor chegou onde eu queria e o acetinado também.

E continuo sem achar o carregador, a última vez que o vi foi no dia que tirei as fotos do simulator dentro da caixa de rack e a do gabinete que postei aqui nesta página.


Abraços.

-----
Achei o bastardino do carregador. (quando uma gaveta esconde as coisas é sinal que uma arrumação se faz necessária  Sad )

A terceira demão ficou manchada por excesso do produto no pincel, passei na pressa só para ver como ficava.

Só lixei a parte que esta por baixo da terceira demão, mais a direita, mas estiquei as duas primeiras para a esquerda para ver a diferença entre as demãos.

E na segunda foto o acetinado que vai aumentando com as demãos.








Abraços.

« Última modificação: 03 de Dezembro de 2014, as 10:09:34 por Ferro_Velho » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #13 : 03 de Dezembro de 2014, as 22:26:38 »

Agora faz no amplificador. Vai na manha. Dê uma demão bem suave,  assim você de cara já começa a perceber se a madeira vai chupar o stain ou se está selada, e vai sofrer menos para reverter o processo se for o caso.

Quer uma dica? Se não quiser vou dar assim mesmo... Se a madeira estiver selada e não absorver  o stain, faça o escurecimento com betume da judéia. É barato, e tem menos frescuras.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #14 : 04 de Dezembro de 2014, as 05:41:18 »

Oi Finck,

Estou aguardando a lixadeira chegar, a ideia é lixar uns dois quilos de pó de madeira, para expor a madeira sem a cola.

Não acho que eles apliquem algum selador antes da cola, então é a danada da cola que tem que sair toda.

Vou lixar até não aguentar mais. (vai ficar uma caixa redonda  Cheesy)



Abraço.


 
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.06 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal