Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 04:57:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ibanez AF71F Archtop Eletrificado  (Lida 11750 vezes)
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #15 : 06 de Dezembro de 2014, as 00:21:20 »

Guitarra muito bonita, principalmente a tobacco.
Mas, o problema dessas guitarras com corpo muito profundo é o alto nível de microfonia quando usadas com drive.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #16 : 06 de Dezembro de 2014, as 07:25:56 »

É verdade Ramsay.

Eu tenho lido um pouco sobre estas archtop e aprendi que existem basicamente 3 tipos de construção em relação ao tampo (e fundo também).

As originais do passado e as top de hoje em dia são com tampo escavado (carved) em uma única peça de madeira (ou duas metades coladas lado a lado), o que confere a elas uma qualidade acústica superior, mas tem como problema o feedback exagerado, sendo necessário o uso com amplificadores de baixíssima potência, algo como 3 a 5 watts.

Depois vem as com tampo laminado (lâminas da mesma madeira coladas uma em cima da outra) com uma boa madeira como spruce, por exemplo, essas já suportam melhor a amplificação sem tanto feedback.

E as menos nobres são feitas de um laminado de madeiras não tão boas e apenas uma lâmina de uma boa madeira por cima, para dar o acabamento final.

Estas últimas são as mais resistentes ao feedback.

Mas existem boas guitarras archtop com os 3 tipos de construção, não é regra a qualidade depender de como foi construido o tampo e o fundo.

Cada método de construção tem os seus pontos positivos e negativos.

A profundidade do corpo também influencia, quanto mais profundo (grosso) mais suscetível ao feedback.

Temos que nos lembrar que elas são anteriores aos amplificadores, portanto são instrumentos escencialmente acústicos.

E drive não é a praia delas.


Abraço.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2014, as 08:15:33 por Ferro_Velho » Registrado
RuyThonson
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 257

Obrigado
-Dado: 105
-Recebido: 62



« Responder #17 : 06 de Dezembro de 2014, as 18:52:28 »

Que nada, é simples de se resolver, coloca fita ou papel contato bem em cima das cavidades, ameniza bastante.

Eu mesmo uso assim e rola de boa.

Caso eu não tenha conseguido me expressar de maneira clara, vou deixar um vídeo do Luther Allison, ele usa dessa forma que citei.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #18 : 06 de Dezembro de 2014, as 19:04:27 »

Numa guitarra semi acústica pode ser, mas numa "hollow body" como as que estão postadas aqui, eu acho que só fita nos "f holes" não será suficiente.

Eu já li que BB King entope de toalhas o interior delas, aí pode ser que melhore muito, mas a acústica delas vai pras "cucúias" não é.

Abraço.

PS.: Olha o que o Luther Allison estava fazendo quando ele teve a idéia de colocar fita na guitarra dele:

 
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2014, as 19:19:16 por Ferro_Velho » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #19 : 07 de Dezembro de 2014, as 09:52:24 »

Pode-se encher a cavidade com aquelas espumas de poliuretano em spray. Método não reversível usado por vários caras que tocam psychobilly.

Também já li algo sobre fazer "reforços verticais" na parte interna (encaixados e colados por dentro, pelos buracos dos captadores) com objetivo de reduzir as vibrações e mudar a frequência de ressonância do tampo/fundo. Isso diminuiria as microfonias...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
RuyThonson
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 257

Obrigado
-Dado: 105
-Recebido: 62



« Responder #20 : 07 de Dezembro de 2014, as 11:59:37 »

Sei não, concordo que colocar algo dentro não é viável. Antes que aleguem que o BB King faz e que o timbre dele é de cabra homi, devo lembrar que BB King tem engenheiro de som, técnico de som, um set de homi... Coisas que não temos... Ainda. Se é pra meter coisa dentro é melhor uma de corpo sólido de vez.

A minha não é semi hollow, é acústica mesmo, mas por outro lado eu não uso tanto drive nela, apenas overdrive e mesmo assim em notas mais longas eu sinto que o feedback chega e tal, mas como eu gosto ta tudo de boa, o que pode acabar não sendo o que a outra pessoa quer.

Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #21 : 07 de Dezembro de 2014, as 12:16:47 »

Numa semi acústica eu até tentaria alguma solução destas, tornando-a mais versátil, mas eu queria era uma AF71F para retirar a elétrica toda dela e até aquele escudo, seria para tocar acústico mesmo, tipo violão archtop.

Abraço.


 
Registrado
RuyThonson
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 257

Obrigado
-Dado: 105
-Recebido: 62



« Responder #22 : 07 de Dezembro de 2014, as 12:56:46 »

Vish man, mas será que o volume ficaria legal?

Na minha dá pra escutar, estudar e tal, mas tocar tipo luau e tal não rola mesmo, no máximo acompanhar cantando baixinho. Mas acredito que você diga isso pensando mais no visual, e o visual é lindo mesmo, tem nem o que se falar.

Abraço.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #23 : 07 de Dezembro de 2014, as 13:07:59 »

Neste vídeo o tio toca com ela desplugada, captando com um microfone direto numa interface do computador.

A partir dos 3':00".

https://www.youtube.com/watch?v=v3KqHHMsJGg

Depois com ela plugada.

A partir dos 4':50"

Abraço.
Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.035 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal