Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 09 de Janeiro de 2026, as 22:10:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Laney VC30-112 - Válvulas apagam após tempo de uso  (Lida 3477 vezes)
Codorna
Visitante
« : 23 de Dezembro de 2014, as 19:18:27 »

Boa tarde pessoal!

gostaria de uma orientação. Meu amplificador Laney VC30-112 começou a apresentar um problema intermitente meio enjoado. Durante o uso subitamente o som some e quando olho o painel traseiro verifico que as 4 EL84 estão apagadas, porém o LED de "on" continua aceso. Isso aconteceu uma vez há alguns meses, mas em alguns minutos ele voltou a funcionar. Ontem estava no ensaio com a banda e após uns 40 minutos tocando o problema voltou a ocorrer. Desliguei alguns minutos, liguei novamente e funcionou por uns 2 minutos e as válvulas voltaram a apagar. Repeti esse procedimento mais umas duas vezes e achei melhor não ficar forçando a barra. Não percebi temperatura acima do normal. O que eu posso verificar para tentar identificar a fonte do problema?

segue diagrama que encontrei na internet. Desculpem pela resolução mas foi a melhor que encontrei.

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.371

Obrigado
-Dado: 75
-Recebido: 2090


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 23 de Dezembro de 2014, as 19:28:33 »

Troque a fiação que alimenta os filamentos das válvulas de saída e que vem do transformador de força.  Deve ser algum fio rompido, ou solda quebrada.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #2 : 23 de Dezembro de 2014, as 21:11:09 »

ou ainda oxidação nos terminais das válvulas e nos soquetes... As de potência são as que mais sofrem, por esquentarem mais.
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
Gladson Goes
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 1

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #3 : 07 de Janeiro de 2026, as 20:05:15 »

Estou com um Laney VC30 com exatamente o mesmo problema. Aós algum tempo de uso apagam os filamentos.
Media voltagem nas valvulas de pré e a alimentação também não chega lá.
Aguém mais já passou por isso?
Detalhe: Alguma assistencia técnica retirou o soquete que conectava os fios que vem do transformador de força e soldou os fios diretamente no PCB

-----
Estou com um Laney VC30 com exatamente o mesmo problema. Aós algum tempo de uso apagam os filamentos.
Medi a voltagem nas valvulas de pré, e a alimentação também não chega lá.
Antes de abrir o quadro do problema, chegam 3,16VAC no pino 6 das EL84 e nos pinos 4 e 5 das 12AX7, e chega 3,4VAC no pino 4 das EL84  no pino 9 das 12AX7. Essas voltagens dão em relação à terra.
Aguém mais já passou por isso?
Detalhe: Alguma assistencia técnica retirou o soquete que conectava os fios que vem do transformador de força e soldou os fios diretamente no PCB
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2026, as 20:10:02 por Gladson Goes » Registrado
pcrock
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 41

Obrigado
-Dado: 21
-Recebido: 18



« Responder #4 : 07 de Janeiro de 2026, as 21:11:38 »

O problema é muito provavelmente no fusível T2A. Troque o fusível (mesmo medindo bom e verifique se ele não é do tipo Slow Blow pois se for e você colocar um comum, ele irá queimar quando energizar o circuito e os filamentos das válvulas estiverem frios. Se o fusível for comum você não precisa se preocupar, qualquer um de mesma corrente serve).
Confira meticulosamente todas as conexões do porta fusível, tanto com o próprio fusível quanto com o resto do circuito (sólda fria, sinal de oxidação ou carbonização, etc...)
Repare que o fusível deve estar conectando o transformador ao chassis (OV da fonte simétrica dos OPAMPS). É o fio preto do transformador (segundo o esquema elétrico mas verifique certo pois dependendo a versão as cores podem variar). Essa conexão com o chassis (ou seja lá pra onde ela estiver indo) tem que estar muito boa, então confira ela tanto do lado do transformador quanto do lado do terra.
Outra coisa muito importante é que, pelo esquema elétrico, todos os filamentos de todas as válvulas estão ligados em paralelo, portanto se o defeito for na fonte (como descrevi acima) se uma válvula apagar TODAS TEM QUE APAGAR TAMBÉM! Mas se somente apagar uma ou algumas válvulas, enquanto outras permanecem acesas, aí o problema é ou no soquete, ou na própria válvula (mal contato interno ou nos terminais).
Se as válvulas de pré mantiverem os filamentos acesos enquanto as de power apagarem, então descarto a fiação (dos soquetes), pois as válvulas de potencia recebem primeiro a tensão de filamento vinda do transformador e daí em diante seguem para os filamentos das válvulas menores, o que indica que se essa fiação tivesse problema, todas válvulas apagariam se as de power apagassem por esse motivo.
Em último caso (raro mas já peguei) o transformador poderia ter problema no enrolamento dos filamentos, mas nesse caso, ao se manifestar o defeito, todas as válvulas tem que apagar seus filamentos também.
Em geral esse problema é muito simples de resolver amigo. Você vai conseguir!
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2026, as 21:18:19 por pcrock » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 18 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal