Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 19:59:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 13   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte de Alta Tensão Ajustável Valvulada  (Lida 69260 vezes)
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #60 : 23 de Outubro de 2020, as 02:02:09 »

Será que a fonte não estaria conseguindo suprir a alta demanda da corrente de filamento da EL34 que é de 1.5 A contra 0.9 A da 6L6?

Ramsay, a tensão de filamento foi calculada para 3A, usei o fio 17awg (3,2 A). Nos meus multimetros, colocando em série com o miliamperimetro (que também está em série com o circuito) a corrente é constante. Além disso, nenhuma das tensões AC do transformador "arriam". O único porém é que nestes dois "lcd meter" acontece essa oscilação na medida.
Consegui passar na eletrônica antes de fechar e peguei uns resistores de 1 ohm, vou trocar o shunt do miliamperimetro (na verdade é tudo voltimetro, assim como os analogicos são todos amperimetros) e ver se muda alguma coisa.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2020, as 02:21:20 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #61 : 23 de Outubro de 2020, as 02:24:30 »

E como fica a tensão da fonte ? Se você monta uma fonte de alta tensão regulada, é importante medir a tensão fornecida para a carga.  Se ela estiver arriando é uma boa pista para descobrir o problema.  Tente ligar a válvula sem o circuito de proteção de sobrecorrente, ou seja, diretamente na fonte (source) do MOSFET. 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #62 : 23 de Outubro de 2020, as 03:29:07 »

E como fica a tensão da fonte ? Se você monta uma fonte de alta tensão regulada, é importante medir a tensão fornecida para a carga.  Se ela estiver arriando é uma boa pista para descobrir o problema.  Tente ligar a válvula sem o circuito de proteção de sobrecorrente, ou seja, diretamente na fonte (source) do MOSFET.  

Oi Xformer, a tensão da fonte tá sempre monitorada, por isso na ultima foto, aparece 2 multimetros, um deles monitora os 250V na placa.

Nesta foto abaixo, um manual de configuração dos "lcds meters":



Eu tinha configurado direto para miliamperimetro, 200 mA. Então agora configurei, só por eliminar um possivel problema, em milivoltimetro 200 mV e coloquei o shunt de 1 ohm na entrada de tensão dele. Mesmo problema, mesma oscilação.

Vou procurar uma bateria de 9V aqui e ligar no display, para descartar a alimentação (que já é isolada entre os displays e isolada do circuito)

Coloquei uma bateria alcalina que está medindo 9,5V e funcionou. Deixei funcionando (medindo) com até 130 mA por um tempo considerável e não oscilou uma única vez. Medi na placa, nas fontes dos displays e uma delas ta medindo 9,7 V e a outra 9,4 V. Portanto não faço idéia do motivo dessa oscilação. Como disse anteriormente, cada um dos dois displays tem um enrolamento só seu, com 7 Vac por 100 mA. O display que está setado para 20V, que mede a tensão negativa na G1, não oscila (ele oscilava quando estava configurado como miliamperimetro, 200 mA, troquei eles achando que poderia ser defeito no display)
« Última modificação: 23 de Outubro de 2020, as 03:50:21 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #63 : 23 de Outubro de 2020, as 03:50:30 »

Se a tensão da fonte não cai, é estranho.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #64 : 23 de Outubro de 2020, as 04:24:27 »

Se a tensão da fonte não cai, é estranho.

A tensão HT se mantém constante, tanto com a valvula drenando 30 mA como drenando 130 mA (consigo ajustar essa corrente variando a tensão negativa de polarização).

Eu usei agora na alimentação do display, o enrolamento de 12V que fiz caso fosse usar um cooler, e coloquei um 7809 pra regular os 9V. A fonte está assim: 12 Vac, diodo, capacitor de 1000uFx25V, 7809, capacitor 100nF, saida. E continua oscilando. Desligo o display dessa alimentação, coloco na bateria, funciona que é uma beleza.

Eu ja fiz vários enrolamentos, pois não se pode alimentar os medidores usando o mesmo terra, então cada um deles usa a sua fonte isolada, mas mesmo assim está oscilando. Vou testar com uma fonte separada, uma de pedais. E vou ver se acho algum transformador e ligar na placa, pra saber exatamente onde começa o problema.

-----
Bom, vou deixar esfriar a cabeça  Batendo Cabeça
Liguei um transformador separado na fonte que alimenta o display, 5Vx1A, na saida da fonte tenho 9V. Display segue oscilando. Pensei que algo na minha fonte pudesse então estar causando isso. Peguei uma fonte de 12V, chaveada, liguei e ele segue oscilando. Já não entendo mais nada. Mas o que eu percebi, não sei se por essa fonte ser 12Vdc ou se é por ser chaveada, é que com ela, o display oscila muito mais (valores mais baixos e em menor espaço de tempo).
Vou fazer uma fonte mais confiável, trocar o diodo por uma ponte retificadora e ver no que dá.
A solução não pode ser uma bateria...
« Última modificação: 23 de Outubro de 2020, as 04:47:21 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #65 : 23 de Outubro de 2020, as 04:53:49 »

Entendi. O problema não é na fonte de alta tensão, mas nos seus medidores. Você tem osciloscópio pra ver a alimentação dos medidores ?

Se o multímetro analógico estivesse bom, daria pra medir a corrente sem precisar de alimentar o medidor.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2020, as 05:01:16 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #66 : 23 de Outubro de 2020, as 05:19:13 »

Entendi. O problema não é na fonte de alta tensão, mas nos seus medidores. Você tem osciloscópio pra ver a alimentação dos medidores ?

Se o multímetro analógico estivesse bom, daria pra medir a corrente sem precisar de alimentar o medidor.

Sim, o problema é na alimentação do medidor (qualquer um deles, pois já testei os dois) que mede a corrente na placa. O outro se porta normal, com a tensão da g1 sempre batendo com a medida do multimetro. E este medidor que dá problema, é sempre depois dos 50 mA aproximadamente.
Tenho osciloscópio sim, vou conferir. Lembrando que quando alimento ele com uma bateria de 9V, ele funciona normalmente.

É verdade, nesse momento está fazendo falta aquele multimetro!

-----
Troquei o display pelo que usamos no tube tester DaPia (sussex) e não tenho nenhuma oscilação. Esse medidor funciona com fonte de 8 à 12 V ac ou dc.


« Última modificação: 23 de Outubro de 2020, as 06:53:43 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #67 : 23 de Outubro de 2020, as 14:16:30 »

Eu não conheço esse medidor LCD, mas um chute que posso dar é que apesar desses displays consumirem muito pouca energia, pode ser que haja um regulador de tensão SMD bem pequeno (talvez para 3,3 V) que com 9 V de alimentação não esquente e não dê problema, mas que com 12 V, esquente e fique oscilando.

Se puder ver a plaquinha do medidor e achar o regulador, tente medir a tensão de saída dele quando ligado e medindo corrente.

Outra hipótese é o resistor sensor de corrente ser pequeno também e alterar o valor com o aumento da corrente sendo medida e aquecimento decorrente disso.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2020, as 14:19:36 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #68 : 23 de Outubro de 2020, as 18:44:45 »

Xformer, obrigado pelo retorno.
Eu testei a fonte que liga o display entre 8 e 12 V. A que seria específica pra ele tem 9V regulado, mesma tensão da bateria (lembrando que com a bateria funciona perfeitamente). Vou procurar o regulador de tensão e ver como se comporta as tensões na entrada e saída dele.
Quanto ao resistor shunt estou usando um resistor de 1W de precisão, ele nem morna. O resistor é de 1 ohm e os testes não passam de 100mA, ou seja, 10x menos a potência do resistor.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #69 : 23 de Outubro de 2020, as 18:53:26 »

Potência dissipada 10 mW, 100x menor do que 1 W.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #70 : 23 de Outubro de 2020, as 19:22:11 »

Potência dissipada 10 mW, 100x menor do que 1 W.

Tem razão Asim,  me enganei feio.
Quanto ao display, a alimentação vai direto ao chip, deve regular internamente



« Última modificação: 23 de Outubro de 2020, as 19:24:32 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #71 : 23 de Outubro de 2020, as 19:54:38 »

Com a foto é possível descobrir que o ci usado é o ICL7106. Pode ser que o circuito seja muito semelhante a este aqui:



E pelo diagrama interno, realmente ele tem um zener interno para regular:


Na datasheet diz que a tensão entre +V e -V pode ser até 15 V, então tudo bem alimentar com 12 V.  Mas veja que o regulador interno não tem filtro e se sua fonte chaveada tiver ruído, pode fazer o ci se perder.
Baixe a datasheet do ci (ICL7106 e ICL7107 da Intersil ou Renesas), assim você pode estudar melhor o medidor.



Se fizer citação desta mensagem, retire as imagens de dentro da citação.

« Última modificação: 23 de Outubro de 2020, as 20:04:43 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #72 : 23 de Outubro de 2020, as 19:58:16 »

Liguei agora o osciloscópio na entrada da alimentação do display, nenhuma oscilação na alimentação, nem durante as oscilações do display  Batendo Cabeça

-----

Na datasheet diz que a tensão entre +V e -V pode ser até 15 V, então tudo bem alimentar com 12 V.  Mas veja que o regulador interno não tem filtro e se sua fonte chaveada tiver ruído, pode fazer o ci se perder.
Baixe a datasheet do ci (ICL7106 e ICL7107 da Intersil ou Renesas), assim você pode estudar melhor o medidor.


Xformer, obrigado.
Eu apenas usei uma fonte chaveada externa, assim como usei uma linear externa também para descartar algum problema na fonte feita para ele.

A fonte dedicada a este display é linear, bem filtrada e regulada em 9V.

Vou ver o datasheet, pode ser que alguma coisa apareça. O que é mais estranho é que ele lê até 48mA. Depois disso ele segue lendo, porém com oscilação...

-----
Lí o datasheet e as notas de aplicação AN023 e AN046. Em ambos os documentos não fala sobre oscilações nas medidas. Fala muito no uso de bateria 9V e em "dry cell", mas não diz ser obrigatório. Provavelmente seja algo na construção desse display ou ainda mais provável algum erro meu que não estou identificando (apesar de ter testado algumas fontes diferentes e também de ter funcionado perfeitamente com o outro modelo de display)
« Última modificação: 23 de Outubro de 2020, as 22:44:33 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #73 : 23 de Outubro de 2020, as 23:09:53 »

Experimente usar a fonte de 12 V com um 7809 pra baixar pra 9 V.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #74 : 23 de Outubro de 2020, as 23:32:37 »

Experimente usar a fonte de 12 V com um 7809 pra baixar pra 9 V.

Xformer a fonte que fiz dedicada aos medidores usa um enrolamento de 12Vac individual para cada um, um retificador, capacitor de filtro de 2200uF, 78L09, e um capacitor filtro de 100nF.
Vou trocar por um 7809, vá que esses reguladores tenham algum defeito, quase certamente são falsificados. Se bem que no osciloscópio não mostrou nenhuma irregularidade...
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 13   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal