Alto-Falantes Novik

Started by juloliveira, 22 de January de 2015, as 18:30:07

Previous topic - Next topic

juloliveira

**
Freqüente
Não tá morto quem peleia, tchê!
A alguns meses eu comprei duas caixas usadas com alto-falantes Novik.
Ainda não tive oportunidade de testa-los direito.

A marca é conhecida mas queria saber se conhecem essas peças e opiniões sobre os falantes e até onde vai o rótulo de "Alta Fidelidade".  :D
E uma dúvida específica é a impedância 4/8 ohms. Como assim 4/8? Será que se refere a ligação em paralelo?

Segue uma foto:

Abração
Juliano Oliveira

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
4/8 = 1/2 = 0,5 ohm   (tongue
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

juloliveira

**
Freqüente
Não tá morto quem peleia, tchê!
"É uma cilada, Bino!"
- Pedro
Juliano Oliveira

felix

Guest
Meu padrasto tinha um Del Rey com um falante desses ai.

norgonsa

Guest
Tenho um amplificador de estudo que usa um Novik de 1978 modelo FM10, pelo menos é o que indica o carimbo na estrutura do mesmo, ele foi encontrado no lixo mas está em perfeito estado, achei 3 mas só 1 funcionava, como é um amplificador de baixa potência (6w transistorizado) o falante ficou muito bom e tem um timbre bem interessante, é um falante de 10" 8ohms mas não sei potência, não há indicações quanto a isso mas não deve ser muita. Agora estou montando um amplificador que deverá ser combo, o falante é um novik de 12" provavelmente do final dos anos 80, não há qualquer indicação nele mas já foi reformado então está descaracterizado, atualmente é 4 ohms e 50 w. Já fiz uns testes de funcionamento mas ainda não sei a qualidade do mesmo.

Finck

Handmaker
Na década de 80 muitos fabricantes tinham esta mania de escrever 4/8 ohms... Eram falantes automotivos "universais, adequados para rádios de 4 ou 8 ohms" (ou seja, balela...). Medindo a resistência ôhmica dá pelo menos para ter uma noção da verdade (o valor será um pouco menor que a impedância nominal).
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...

Ramsay

Colaborador
Estou suspenso por reincidência em internetês.
Eu tenho um amplificador Palmer, do início da década de 80 que usa dois alto falantes Novik com imãs enormes de ferrite (não sei o modelo) específicos pra guitarra, e cada um deles tem um difusor, tipo um mini cone em "V" no centro  do alto falante  e que propicia médios e agudos bem razoáveis.
Acho que essa foi uma série bem limitada da Novik, pois nunca vi a venda nada parecido em lojas.