Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 11:04:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte Linear Regulada de Tensão e Corrente 0-30V 0-3A  (Lida 15992 vezes)
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #15 : 10 de Fevereiro de 2015, as 12:37:12 »

Mas só montando pra ver se funciona ou não.

No simulador está funcionando  Cheesy
Registrado

Juliano Oliveira
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #16 : 10 de Fevereiro de 2015, as 12:47:17 »

Se não tivesse pintado minha lavanderia de branco essa semana, faria essa placa e montaria o circuito, mas a chance de fazer bagunça com o percloreto tende a 100%.
Boa sorte aí no projeto!

Registrado
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #17 : 04 de Março de 2015, as 14:55:18 »

Pessoal,

Terminei de furar e soldar todos os componentes.
Liguei o circuito e não está funcionando. Preciso de ajuda para depurar os problemas. Estou analisando o circuito procurando pontos para testar.

- Os reguladores LM estão com as tensões corretas 33V e -3V
- O TL082 está esquentando. Não chega a queimar o dedo mas imagino que este CI não deveria esquentar. Procurei o datasheet e estou achando que estou alimentando ele com tensão além do que ele suporta. No caso o (V+) tem 33V e o (V-) -3V.

Na saída, ao movimentar o potenciômetro de regulagem da tensão de saída ele varia muito pouco e a tensão máxima é de 0,76V, a variação fica entre 0,72 e 0,79 e ao chegar no ponto mínimo a tensão cai para 0V (na verdade 0,7mV). O tripot de tensão máxima também altera o valor de saída. O potenciômetro de ajuste de corrente não altera nada nem o trimpot.

Por onde eu posso começar a depurar o circuito?

Abração



-----
Apenas atualizando, encontrei uma resposta nos comentários do post original:

Check the voltage between the base and the emitter of the Q1 - must be below 0.4 V so the transistor must stay off when power is on. If there is higher voltage the the transistor is on and effectively shorting the output of IC1B. If this is the case, the IC1 probably gets hot. You can try with another zener diode Z4 with lower voltage - 3V, or 2.4V

Check the output voltage of IC1B - if there is any voltage and the output of power transistor is 0V then the problem may be in the driver transistor BD139 or the power transistor. And if the current limit is ON then maybe there is some shorting in the output.
« Última modificação: 04 de Março de 2015, as 15:17:39 por juloliveira » Registrado

Juliano Oliveira
adrianojoi
Visitante
« Responder #18 : 08 de Outubro de 2015, as 23:38:42 »

Pessoal,

Terminei de furar e soldar todos os componentes.
Liguei o circuito e não está funcionando. Preciso de ajuda para depurar os problemas. Estou analisando o circuito procurando pontos para testar.

- Os reguladores LM estão com as tensões corretas 33V e -3V
- O TL082 está esquentando. Não chega a queimar o dedo mas imagino que este CI não deveria esquentar. Procurei o datasheet e estou achando que estou alimentando ele com tensão além do que ele suporta. No caso o (V+) tem 33V e o (V-) -3V.

Na saída, ao movimentar o potenciômetro de regulagem da tensão de saída ele varia muito pouco e a tensão máxima é de 0,76V, a variação fica entre 0,72 e 0,79 e ao chegar no ponto mínimo a tensão cai para 0V (na verdade 0,7mV). O tripot de tensão máxima também altera o valor de saída. O potenciômetro de ajuste de corrente não altera nada nem o trimpot.

Por onde eu posso começar a depurar o circuito?

Abração



-----
Apenas atualizando, encontrei uma resposta nos comentários do post original:

Check the voltage between the base and the emitter of the Q1 - must be below 0.4 V so the transistor must stay off when power is on. If there is higher voltage the the transistor is on and effectively shorting the output of IC1B. If this is the case, the IC1 probably gets hot. You can try with another zener diode Z4 with lower voltage - 3V, or 2.4V

Check the output voltage of IC1B - if there is any voltage and the output of power transistor is 0V then the problem may be in the driver transistor BD139 or the power transistor. And if the current limit is ON then maybe there is some shorting in the output.


Amigo, montou? Funcionou perfeito?
Registrado
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #19 : 09 de Outubro de 2015, as 10:57:42 »

Amigo, montou? Funcionou perfeito?

Montei sim. A parte de regulagem ficou perfeita. Foi um projeto bem legal. Sugiro que você monte a PCB. A que eu fiz não ficou das melhores, muito jumper.
Mas eu não terminei, está na bancada pra terminar. Meus testes eu testei sobre carga, funcionou perfeito. Porém, quando fechei curto circuito o 2N3055 queimou. E depois disso eu não dei continuidade, eu precisaria testar (com ajuda dos amigos handmades) pra encontrar se tem algum erro no projeto ou na montagem. Mas funcionou bem sim.

Considere a montagem de forma didática, acho que não vale a pena montar, não por questões de custo, mas pela trabalheira que dá e é apenas uma simples fonte. Eu optei por fazer pois eu não queria uma fonte tão simples com apenas um LM da vida, queria controle de corrente e aprender. Mas sou maluco pra comprar uma fonte já cheia de recursos. O problema é agrana. Já gastei muita grana com minha bancada.
Registrado

Juliano Oliveira
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.035 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal