Ebow

Started by viagem_mental, 15 de June de 2010, as 22:30:17

Previous topic - Next topic

guitar_luthier

Guest
Alex, os dois pinos estão alinhados. Abç

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Além disso, os transdutores têm quase que encostar nas cordas.

guitar_luthier

Guest
Adiel, eu já fiz isso também hahaha!! já troquei eles de posição, troquei o CI, Fiz de tudo aqui mas até agora nada. O seu deu certo? Abç

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Como nunca vi um Ebow "pessoalmente" sempre tive curiosidade de perguntar, ele vibra como um "vibra-call" ?, ou seja quando em funcionamento você sente ele vibrar?

Sugestão para testar o funcionamento: Troque o transdutor que reproduz por um pequeno falante, aproxime o que capta da corda, e toque nela para ver se o som é reproduzido, ou seja para ver se realmente o que capta está tendo sensibilidade suficiente para excitar o pequeno amplificador.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Não, ele não vibra nada, só gera um campo eletromagnético sobre a corda. A corda sim, vibra como se estivesse viva...rs
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Adiel

DIY Freak
Eu usei a captação da própria guitarra, nesse mesmo circuito, mas com um buffer na entrada, pois o LM386 é um devorador de timbre, dada a baixa impedância da entrada.  Estou com um projeto de um buffer de alta impedância, de 1Giga Ohm de entrada, para simplificar o chaveamento do sistema.

No meu caso, o alto-falante de PC funcionou muito bem.

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Estava com uma dúvida; agora são duas:

Alex Frias, há necessidade de encostar na corda, ou só por aproximação?

Adiel, no seu caso o circuito seria tipo "sustainer", né? porque se for tipo Ebow não tem como roubar timbre já que não processa o audio, ou estou errado?

guitar_luthier

Guest
Adiel, tem como postar uma fotos pra gente? já tentei de tudo quem sabe esse buffer pode ser a solução. Abç

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Quote from: Adiel on 06 de September de 2012, as 22:09:36
Estou com um projeto de um buffer de alta impedância, de 1Giga Ohm de entrada, para simplificar o chaveamento do sistema.

Wow, exagerou, para bem do povo!!! :D

-----

Quote from: Alfredo Padrao on 06 de September de 2012, as 22:43:09
Alex Frias, há necessidade de encostar na corda, ou só por aproximação?

Adiel, no seu caso o circuito seria tipo "sustainer", né? porque se for tipo Ebow não tem como roubar timbre já que não processa o audio, ou estou errado?
Na verdade não pode encostar nas cordas, pois assim elas param de vibrar e ainda dá um ruído como um imenso trastejado, pois a corda muito próxima do Ebow vibra mais forte. O Ebow tem inclusive duas guias no corpo de plástico para que você possa colocá-lo sobre as cordas adjacentes àquela que está sendo sustentada. É importante lembrar que ele age de forma monofônica.

O do Adiel é um híbrido pelo que entendi...
Pagão e feliz!!

Adiel

DIY Freak
Quote from: Alfredo Padrao on 06 de September de 2012, as 22:43:09

Isso mesmo, um tipo de sustainer.  Não achei o ebow muito prático, por haver a necessidade de "acertar" a corda desejada.  Quero um polifônico, com um driver em forma de captador.  Um dos problemas desse sistema é o consumo um pouco mais alto de bateria de 9 volts (comprei recarregáveis de 500mA reais, de íons de lítio), e a necessidade de se usar uma chave de 3 pólos para o bypass e liga/desliga.  Com esse buffer, posso deixar a entrada conectada todo o tempo, sem prejuízo para o timbre de qualquer instrumento, e usar um potenciômetro com push-pull ordinário.

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Adiel,

Daria para fazer um sustainer hibrido da seguite forma; na captação usar um piezo de contato, desta forma não roubaria timbre da guitarra?

Adiel

DIY Freak
Creio que sim, mas não tive sucesso fazendo assim.  Acho que esse buffer de 1 Giga não vai roubar timbre algum.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Adiel, apesar de ser bem mais prático um driver no formato de pickup e já instalado na guitarra, como o do Sustainer, ele não chega a ser realmente polifônico, pois vai sempre sobrar apenas uma nota. A saída seria usar tanto a captação quanto o driver hexafônicos, como a Moog fez em sua guitarra. Eles conseguiram isso realmente, você pode sustentar infinitamente acordes inteiros. Ou fazer o contrário, criando um som estacato, como o de um banjo.

Existem duas formas que eu conheça de fazer captação hexafônica: uma é com um pickup sêxtuplo como os das guitarras synth da Roland. Outra é com carrinhos piezo na ponte, como os da RMC.
Pagão e feliz!!

Adiel

DIY Freak
Valeu a dica, Alex.  O driver hexafônico não é difícil de fazer, e a captação piezo também não.  O problema vai ser o consumo do circuito, apenas.  Seis amplificadores consomem bastante.  Será que amplificadores classe D digitais seriam uma opção interessante?  Tem aqueles de 3 watts, estéreo, bastariam 3, e são pequenos o bastante.

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Neste caso polifônico seria possível um único amplificador, mas com um mixer de 6 canais na entrada, assim daria para na entrada usar 3 opamp duplos?