Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 11:19:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Noise Gate NS2 - substituir M5207L01 por LM3080 ou CA3080  (Lida 9018 vezes)
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« : 04 de Março de 2015, as 15:40:56 »

No tópico sobre o buffer de guitarra coloquei a foto e aplicação do noise gate da boss NS-2 e me veio a intenção de faze-lo... no esquema o circuito de detecção de ruido é feito por 5 ampops (2a, 3a, 3b, 4a, e 4b), e este sinal é injetado no ci M5207L01 que é um duplo amplificador controlado por tensão.

Penso que pode-se utilizar um LM3080 ou CA3080 em substituição ao M5207L01, alguém também percebe esta possibilidade? alguém já o fez?

Seria utilizar o sinal que entra no M5207L01 no pino 8, ligando no pino 5 do LM3080 na configuração buffer....

segue o esquema do NS-2

Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 04 de Março de 2015, as 17:37:57 »

você vai ter que implementar um VCA equivalente usando um operacional de transcodutancia. E vai ter que ser bem linear!

Acho mais fácil usar outro circuito!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #2 : 25 de Novembro de 2015, as 22:33:54 »

você vai ter que implementar um VCA equivalente usando um operacional de transcodutancia. E vai ter que ser bem linear!

Acho mais fácil usar outro circuito!

http://www.next.gr/audio/amplifiers/voltage-controlled-amplifier-l13933.html





signal is applied to the input terminals. If this voltage is much larger, significant distortion will occur at the output. In fact, this distortion is put to good use in the triangle-to-sine wave converter. The gain of the circuit is controlled by the magnitude of the current IABC. This current flows into the CA3080 at pin 5, which is held at one diode voltage drop above the - VCc rail· The gain of the CA3080 is ` `linearly` proportional to the magnitude of the IABC current over a range of 0.1 to 1 mA. Thus, by controlling IABC, you can control the signal level at the output. The output is a current output, which has to be `dumped` into a resistive load (R5) to produce a voltage output. The output impedance at IC1 pin 6 is 10 kfi (R5), but this is `unloaded` by the voltage follower (IC2) to produce a low output impedance. The circuit around IC3 is a precision voltage-to-current converter and this can be used to generate IABC. When Vm (control) is positive, it linearly controls the gain of the circuit. When it is negative, IABC is zero and so the gain is zero.


tradução do post:

sinal é aplicado aos terminais de entrada. Se esta tensão é muito maior, ocorrerá distorção significativa na saída. Na verdade, essa distorção é bem utilizado no conversor de onda triangular-to-seno. O ganho do circuito é controlado pela grandeza da corrente IABC. Esta corrente flui para o CA3080 no pino 5, que é mantido a uma queda de tensão no díodo acima da - VCC · O ganho do CA3080 é `` linear` proporcional à magnitude da corrente IABC ao longo de um intervalo de 0,1 a 1 mA . Assim, controlando IABC, é possível controlar o nível do sinal na saída. A saída é uma saída de corrente, que tem de ser `carregada` para uma carga resistiva (R5) para produzir uma saída de tensão. A impedância de saída no pino 6 é IC1 10 K (R5), mas este é `descarregado` pelo seguidor de tensão (IC2) para produzir uma saída de baixa impedância. O circuito em torno IC3 é um conversor de voltagem de precisão para corrente e esta pode ser utilizada para gerar IABC. Quando Vm (controlo) for positiva, isso linearmente controla o ganho do circuito. Quando ele é negativo, IABC é zero e assim o ganho é zero.




http://electro-music.com/forum/topic-31523.html

« Última modificação: 25 de Novembro de 2015, as 22:46:46 por betoknigth » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #3 : 26 de Novembro de 2015, as 07:53:22 »

Para funcionar direito, tem que fazer a curva de atenuação x tensão de controle igual a fórmula: Vo/Vi x 100 = Atenuação (está no manual do M5207L01).

Quando  a tensão de controle está perto de 1.6V, a atenuação é perto de 160%.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #4 : 26 de Novembro de 2015, as 12:08:58 »

eu já tinha em mente, usar um M5207L01 para fazer um tremolo + noise gate pois há dois VCA dentro deste integrado.... mas como é de dificil acesso estou tentando realizar isto com o CA3080...


acho que alguem já pensou e executou isso:



Se dá para fazer um tremolo... dá para fazer um noise gate...
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #5 : 27 de Novembro de 2015, as 21:44:22 »

Eu tenho um pedal Marshall Ed-1 The Compressor, que não mora mais no meu pedalboard, mas, há alguns anos atrás, eu o abri e através do datasheet constatei que o CI principal, internamente, era igual a um CA3080, só que duplo, ou seja, com 2 VCAs independentes.
Como já faz um bom tempo, não lembro o nome desse CI.

Uso há mais de 10 anos um Boss NS-2 e pelo fato dele ser um supressor de ruídos e não um noise gate, ele suprime (quando ligado no loop) o ruído "humm", mas, não a microfonia que acontece quando uma guitarra é ligada numa configuração high-gain.

Tentando corrigir isso e melhorar a qualidade do som, recentemente, usando adaptadores  de 8 pinos em linha (SIP-8) para 2x4 pinos (DIP-8) eu substituí IC2, IC3 e IC4 por três OPA2134 e sabe qual foi o resultado prático disso??
NENHUM, o raio da microfonia continuou do mesmo jeito, o som do NS-2 não melhorou em nada e ainda mudou o ponto de atuação do controle de threshold.

Por isso, eu botei de volta os integrados originais e deixei assim...







Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #6 : 28 de Novembro de 2015, as 12:37:09 »

Eu tenho um pedal Marshall Ed-1 The Compressor, que não mora mais no meu pedalboard, mas, há alguns anos atrás, eu o abri e através do datasheet constatei que o CI principal, internamente, era igual a um CA3080, só que duplo, ou seja, com 2 VCAs independentes.
Como já faz um bom tempo, não lembro o nome desse CI.

Uso há mais de 10 anos um Boss NS-2 e pelo fato dele ser um supressor de ruídos e não um noise gate, ele suprime (quando ligado no loop) o ruído "humm", mas, não a microfonia que acontece quando uma guitarra é ligada numa configuração high-gain.

Tentando corrigir isso e melhorar a qualidade do som, recentemente, usando adaptadores  de 8 pinos em linha (SIP-8) para 2x4 pinos (DIP-8) eu substituí IC2, IC3 e IC4 por três OPA2134 e sabe qual foi o resultado prático disso??
NENHUM, o raio da microfonia continuou do mesmo jeito, o som do NS-2 não melhorou em nada e ainda mudou o ponto de atuação do controle de threshold.

Por isso, eu botei de volta os integrados originais e deixei assim...


Acredito que seja o CA3080 mesmo....

Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #7 : 10 de Abril de 2019, as 16:12:01 »

Tentou usar o LM13700, que tem sido muito usado hoje principalmente em SMD?
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #8 : 10 de Abril de 2019, as 22:23:39 »

Tiarlei, a postagem anterior a esta sua foi em 2015, num é isto?
Registrado

Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #9 : 10 de Abril de 2019, as 23:57:34 »

Isto.
Encontrei este tópico em uma pesquisa e como achei interessante o assunto e aparentemente ficou sem resolução decidi postar.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #10 : 12 de Abril de 2019, as 22:44:44 »

Citar
Eu tenho um pedal Marshall Ed-1 The Compressor, que não mora mais no meu pedalboard, mas, há alguns anos atrás, eu o abri e através do datasheet constatei que o CI principal, internamente, era igual a um CA3080, só que duplo, ou seja, com 2 VCAs independentes.
Como já faz um bom tempo, não lembro o nome desse CI.
Pois é, o CI cujo nome eu não me lembrava e é utilizado no compressor Marshall Ed-1 é justamente o LM13700, só que apenas um dos VCAs é utilizado.

Entretanto, o CA3080 foi lançado em 1971, enquanto que o M5207L01 utilizado pela Boss no Noise Supressor NS-2 foi lançado em 1980.
Essa diferença de 9 anos em eletrônica é muito tempo e significa que o M5207L01, além de ser duplo, apresenta um circuito interno com características técnicas diferentes do CA3080.
E, como o tópico é de 2015 e o Tiarlei Crist não falou mais nada a respeito, presume-se, que a tentativa (se é que ele fez) de usar o CA3080 ou LM3080 no lugar de um M5207L01 não deu certo.
Edit:
Quando eu disse Tiarlei Crist, na verdade estava me referindo ao betoKnight.

« Última modificação: 20 de Abril de 2019, as 17:33:46 por Ramsay » Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #11 : 13 de Abril de 2019, as 00:45:28 »

Outra possibilidade talvez seria o v2164 que é quádruplo.
Apesar de que o 13700 possuí dois buffers independentes, se não me engano.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #12 : 13 de Abril de 2019, as 03:35:06 »

Esse V2164 eu nunca tinha ouvido falar e, pelo jeito, são mais recentes.
Mas, olhando o datasheet, pelo menos a primeira vista, parece que os VCAs são bem simples e é pouco provável que se equiparem ao M5207L01.
Mas, para saber ao certo, só testando.

Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #13 : 20 de Abril de 2019, as 02:04:30 »

Uma coisa que ajudaria neste projeto, seria estudar o circuito de alguns pedais.
Por exemplo, o M5207L01 é usado tambem no tremolo da Boss (TR-2), outros pedais usam no tremolo o BA6110.
Estudando os circuitos daria para adaptar, mas lembrando que tem que ajustar a tensao e sistema de controle.

Tem um NJM que é a mesma coisa que o M5207, só nao estou lembrando no momento qual a numeraçao.
Tem tambem outros CIs que sao controle de volume da familia M como por exemplo M5222, entre outros.
Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal