Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Maio de 2024, as 12:26:45


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Enigma do adaptador "Dual Stack" da Monte Allums  (Lida 5292 vezes)
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« : 13 de Março de 2015, as 22:55:15 »


A questão é a seguinte:
Eu tenho um Boss GE-7 novo e que funciona perfeitamente, mas, mesmo asim, não gosto do som que ele propicia e acho que prejudica um pouco o som original da guitarra, isso sem contar o ruído "hiss" que ele faz quando se eleva cada um dos knobs de alta frequência, o que é considerado normal.

Então, olhando no site da Monte Allums eles tem um kit Mod Plus que substitui alguns capacitores e, principalmente, os 3 CIs TL022 que são trocados por CIs RC4559P e um dos dois integrados SIP8 (8 pinos em linha) que é estranhamente trocado por um adaptador chamado de "Dual Stack" que recebe dois CIS duplos OPA2134.

No Boss GE-7 o primeiro CI que recebe o sinal é single (HA12017) e o seguinte é duplo (RC4558).

Então, como é possível se colocar em um adaptador Dual Stack dois CIs duplos (OPA2134) no lugar de um CI duplo (RC4558) ou de um single??

Entrei em contato com a empresa representante da Monte Allums aqui no Brasil que faz os mods e eles me afirmaram que só um dos 2 integrados SIP8 (8 pinos em linha) é trocado e no adaptador "Dual Stack" são colocados os dois CIs duplos OPA2134.

Então eu fiquei sem entender nada!!
É possível que CIs duplos funcionem em paralelo??

Abaixo, posto o link da Monte Allums que, por sinal, é muito comprido, mas, mais ou menos no meio aparecem os adaptadores e entre eles o tal do Dual Stack.
http://www.monteallums.com/pedal_mods.html

Notem que não é só no GE-7 que eles utilizam o adaptador Dual Stack, mas, também num monte de pedais diferentes.










Registrado
zekkez
Visitante
« Responder #1 : 13 de Março de 2015, as 23:18:12 »

Você viu as fotos do link ?

http://www.monteallums.com/pedal_mods.html#CA
« Última modificação: 13 de Março de 2015, as 23:19:52 por zekkez » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #2 : 15 de Março de 2015, as 22:18:09 »

Eu também tenho um GE7, que TINHA o mesmo problema de hiss, resolvido de forma simples, sem comprar nenhum kit de modificação.

Basta localizar os capacitores de cada etapa de equalização, e trocá-los por capacitores de mesmo valor, só que de poliester. Alguns destes capacitores originais são de tântalo (certeza), outros são aqueles prateadinhos típicos da Boss (não sei exatamente que tipo é).

A substituição dos componentes das duas frequências mais graves é um pouco manhosa, devido ao espaço. No caso, os substitutos precisam ser aqueles capacitores quadradinhos, de 63V (acho que é a menor tensão disponível), pois outros modelos não cabem (a menos que se faça uma gambiarra muito feia). Que eu me lembre, a frequência mais grave usa capacitor de 1,5uF, que é encontrável, mas não tão comum (eu usei 1uF,  claro que com isso a  frequência central daquele controle subiu, mas pessoalmente achei até melhor).

Quanto aos CI's, troquei os JRC022 por TL072 (3 CI's). Se quiser usar OPA2134, melhor ainda (eu não usei porque não achei, além de ser um CI caro).

Finalmente, outros capacitores eletrolíticos ou de tântalo do circuito (fora aqueles dos blocos de equalização) foram trocados por poliester de mesmo valor (se bem me lembro, eram todos de 1uF).

Na verdade, a simples substituição dos capacitores de tântalo por poliester já teria dado cabo do hiss, mas já que eu estava com o pedal desmontado, fiz o resto. Ficou bom, e segue funcionando há mais de 1 ano.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #3 : 16 de Março de 2015, as 18:52:48 »

Citar
Você viu as fotos do link ?

É claro que eu já tinha visto as fotos do lado direito em que aparecem os dois CIs duplos inseridos no adaptador.

Finck, obrigado pelas sugestões, mas o principal objetivo a ser alcançado é tornar o GE-7 um equalizador de alta fidelidade, coisa que ele não é.

E a maior dúvida que é de caráter estritamente eletrônico é a seguinte:
Levando-se em conta que o GE-7 NÃO utiliza nenhum CI quádruplo, como é que a Monte Allums insere na placa, no lugar de um CI duplo, um adaptador contendo dois CIs duplos?? Isso simplesmente não bate!!

Eu sei que válvulas podem ser ligadas em paralelo, assim como transistores, mas, e em se tratando de circuitos integrados??
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #4 : 16 de Março de 2015, as 18:59:40 »

 Só utilizam um lado do opamp, o que, para um OPA da Burr brown e um tremendo desperdício!
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #5 : 16 de Março de 2015, as 19:06:57 »

Citar
Só utilizam um lado do opamp, o que, para um OPA da Burr brown e um tremendo desperdício!

Eu creio que não seja isso, porque ao invés de utilizar o adaptador "Dual stacked" com dois OPA2134 bastaria a Monte Allums utilizar o adaptador "Single DIP8 e usar um único OPA2134.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #6 : 16 de Março de 2015, as 22:07:42 »

Mas onde é que ficam os outros OpAmps? No circuito do GE7 há 4 CI's duplos e 1 simples (9 OpAmp's, portanto). Se a mod é de "alta fidelidade", não faz muito sentido para mim que sejam trocados apenas 3 deles (pelo que você descreve, seriam o IC4, duplo, e o IC5, simples), desperdiçando meio OPA e não trocando o resto (a menos, claro, que haja mais 3 OPA's instalados direto na placa, no lugar original).

Uma hipótese é que, para não precisar usar um "equivalente" single do OPA2134, os caras tenham preferido deixar o duplo, desperdiçando um setor.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #7 : 16 de Março de 2015, as 22:19:34 »

Esse adaptador "dual stack" pode ser a mesma coisa que isso. Não tenho certeza, mas ao ver um adaptador que substitui um opamp por dois, essa foi a primeira coisa que me veio à cabeça.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #8 : 17 de Março de 2015, as 10:45:25 »

Citar
Mas onde é que ficam os outros OpAmps? No circuito do GE7 há 4 CI's duplos e 1 simples (9 OpAmp's, portanto). Se a mod é de "alta fidelidade", não faz muito sentido para mim que sejam trocados apenas 3 deles (pelo que você descreve, seriam o IC4, duplo, e o IC5, simples), desperdiçando meio OPA e não trocando o resto (a menos, claro, que haja mais 3 OPA's instalados direto na placa, no lugar original).

O fato é que o CI simples (HA12017), segundo o datasheet, já é um CI de alta fidelidade, de baixíssimo ruído, baixa distorção e com ampla resposta de frequência e por isso ele é mantido.

Então, o que a Monte Allums faz é trocar o CI duplo RC4558 por dois CIs duplos OPA2134 stacked e os três TL022 por três RC4559, além de 8 capacitores.

Quanto aqueles capacitores prateadinhos que você falou, eles aparentam ser de poliester.


Citar
Esse adaptador "dual stack" pode ser a mesma coisa que isso. Não tenho certeza, mas ao ver um adaptador que substitui um opamp por dois, essa foi a primeira coisa que me veio à cabeça.

Matou a pau. Era justamente isso que eu queria saber e a julgar pelo link que você postou, parece que CIs realmente podem ser ligados em paralelo.
Obrigado por esclarecer.
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #9 : 17 de Março de 2015, as 11:21:09 »

na propria imagem do site, dá para ver que os dois integrados estão ligados em paralelo.

é só ver que, as trilhas que aparecem, todas são ligadas exatamente ao terminal equivalente do outro CI, como o Marcão disse, é o mesmo que um CI sobre o outro, mas fica mais bonitinho da forma que eles fizeram.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #10 : 17 de Março de 2015, as 13:10:44 »

Falando dos kits deles, alguém já fez as modificações deles para o OD-3 (Mod Dual Gain)?
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #11 : 17 de Março de 2015, as 13:49:00 »

Eu já li em algum lugar sobre o "empilhamento" de OpAmps como um recurso para redução de ruído. Pode ser o caso (apesar de eu achar que com o OPA2134 isso é um preciosismo).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #12 : 18 de Março de 2015, as 19:11:32 »

Reabri o meu Boss GE-7 hoje e, pra minha surpresa, o CI1 também é um NJM4558 e não um HA12017, ou seja, tiraram um CI simples (in-line) e botaram um CI duplo (in-line) no lugar.

Olhando pelo lado cobreado da placa, notei que ambas as seções do NJM4558 são utilizadas e com um multímetro analógico na escala ohmica atestei que as duas seções não estão ligadas em pararelo.

Dessa forma, o esquema do meu (comprado novo em Agosto de 2013) por ter esse estágio a mais, difere parcialmente dos esquemas de GE-7 que se encontram na internet.

Porque será que a Boss trocou um integrado de alta qualidade e baixo ruído como o HA12017 por um 4558?
Atualmente, os pedais da Boss estão vindo com componentes SMD, o que praticamente impede quaisquer mods.

Abaixo uma foto ilustrativa do meu:

« Última modificação: 18 de Março de 2015, as 19:34:05 por Ramsay » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #13 : 18 de Março de 2015, as 20:51:54 »

Achei que só os pedais digitais da Boss é que eram montados com SMD. Nunca vi um analógico assim.
Fui lá abrir o meu (também não é velho), e descobri que é 4558 nas duas posições, igual ao seu.
Quanto à pergunta "porque substituiram...", imagino que a resposta seja a de sempre: custo ou disponibilidade. Mas acho que não é coisa recente; pode ser que os esquemas da web sejam da era japonesa.

Veja se uma das seções do "ex HA" não está simplesmente aterrada (é uma prática comum quando um dos setores de um CI duplo não é utilizado).


Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 59


« Responder #14 : 18 de Março de 2015, as 21:43:15 »

Cadê a foto? Para mim não apareceu.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 18 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal