Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 07:36:32


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sabbra Cadabra (Onboard)  (Lida 48568 vezes)
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #30 : 04 de Janeiro de 2017, as 09:58:59 »

os capacitores de poliester não consegui encontrar todos no formato de box como diz a lista, será que faz muita diferença se usar outros formatos com mesmo valor?
a respeito do potenciômetro de 500kc que não estou  encontrando, seria possível colocar um substituto(equivalente) linear ou log?

Bom dia,

O formato dos capacitores não farão diferença, pode usar outros formatos com o mesmo valor sem problemas.

O potenciômetro 500KC você consegue com o felix aqui no fórum mesmo, dê uma olhada na seção de compra e venda de componentes. Creio que, se utilizar 500KA ou 500KB, não dará problema quanto ao pedal funcionar, porém a curva do potenciômetro tem ação diferente, dando resultado diferente nas regulagens.
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
Aeromodelista
Visitante
« Responder #31 : 04 de Janeiro de 2017, as 12:18:56 »

os capacitores de poliester não consegui encontrar todos no formato de box como diz a lista, será que faz muita diferença se usar outros formatos com mesmo valor?
a respeito do potenciômetro de 500kc que não estou  encontrando, seria possível colocar um substituto(equivalente) linear ou log?

Bom dia,

O formato dos capacitores não farão diferença, pode usar outros formatos com o mesmo valor sem problemas.

O potenciômetro 500KC você consegue com o felix aqui no fórum mesmo, dê uma olhada na seção de compra e venda de componentes. Creio que, se utilizar 500KA ou 500KB, não dará problema quanto ao pedal funcionar, porém a curva do potenciômetro tem ação diferente, dando resultado diferente nas regulagens.

Jóia muito obrigado.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #32 : 06 de Janeiro de 2017, as 20:21:48 »

Não é com quaisquer formatos que a coisa funciona.
Por exemplo, se usar capacitores cerâmicos ao invés de poliester, o som tende a ficar mais estridente.
Registrado
Aeromodelista
Visitante
« Responder #33 : 06 de Janeiro de 2017, as 20:49:32 »

Não é com quaisquer formatos que a coisa funciona.
Por exemplo, se usar capacitores cerâmicos ao invés de poliester, o som tende a ficar mais estridente.

Ok! realmente os comprados foram de poliester, é que eu tinha sismado com metade deles serem no formato box e os outros parecerem com pastilha mentex apesar de ser poliester...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ iniciante é assim mesmo.
quando vi a foto da placa do Moska a peguei como referência.
Valeu muito obrigado.
Registrado
Ivanletronic
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 154

Obrigado
-Dado: 167
-Recebido: 7



« Responder #34 : 08 de Abril de 2017, as 00:29:36 »

Olá alguém teria o pdf do layout do moska, pois o link está corrompido. Agradeço desde já.
Registrado
Aeromodelista
Visitante
« Responder #35 : 08 de Abril de 2017, as 10:07:15 »

https://www.4shared.com/office/qw2nHQSLca/PCB.html
https://www.4shared.com/photo/AMeoLTrxei/LAYOUT.html
https://www.4shared.com/photo/uf2vmjuqca/sabra_cadabra_2.html

Olá! bom dia seguem endereços de arquivos que vão te ajudar na construção, estou montando este pedal também, só leve em consideração que é possível que o fet que esta no part list (2N5484)não seja os mais indicados apesar de estar listado, todos os posts que encontrei falam em 2N5457 como alternativa para os originais.
Bom trabalho e boa sorte.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #36 : 08 de Abril de 2017, as 10:17:26 »

Só um alerta quanto aos fets, seria ideal medir o ganho de cada fet e separar os que tem ganho igual ou bem próximos um do outro, caso contrário, pode haver um som estranho, rachado ou incondizente com o que deveria ser, em um lote de 20 j201 por exemplo, só consegui 9 com ganho de 600, o restante estava bem abaixo disso e muito variado, ou seja, o resistor que regularia a tensão no dreno dos fets, teria de ser ajustado para cada fet com ganho diferente, fica a dica.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
EddieTavares
Visitante
« Responder #37 : 08 de Abril de 2017, as 10:34:32 »


Ok! realmente os comprados foram de poliester, é que eu tinha sismado com metade deles serem no formato box e os outros parecerem com pastilha mentex apesar de ser poliester...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ iniciante é assim mesmo.
quando vi a foto da placa do Moska a peguei como referência.
Valeu muito obrigado.

As diferenças entre estes e aqueles capacitores existem, mas são sutis e muitas vezes desejáveis, construa o seu pedal com o que você tem e garanto que vai gostar do resultado.
Registrado
Aeromodelista
Visitante
« Responder #38 : 08 de Abril de 2017, as 11:37:04 »

Rapaz; imagine um lugar que é a maior roça do mundo, o fim do mundo que você não acha nada, nada mesmo.
Cara que provinciazinha terrível, saí para comprar os j201 não tem em lugar nenhum por aqui.
Que raiva..... Batendo Cabeça Batendo Cabeça Batendo Cabeça Batendo Cabeça
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #39 : 08 de Abril de 2017, as 12:00:15 »

Não se desespere, pois fora de São Paulo - Capital, você não vai achar J201 em nenhuma loja física no Brasil.

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #40 : 08 de Abril de 2017, as 13:13:21 »

Só um alerta quanto aos fets, seria ideal medir o ganho de cada fet e separar os que tem ganho igual ou bem próximos um do outro, caso contrário, pode haver um som estranho, rachado ou incondizente com o que deveria ser, em um lote de 20 j201 por exemplo, só consegui 9 com ganho de 600, o restante estava bem abaixo disso e muito variado, ou seja, o resistor que regularia a tensão no dreno dos fets, teria de ser ajustado para cada fet com ganho diferente, fica a dica.

O que você entende como "ganho" de um FET e como faz pra medir isso ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #41 : 08 de Abril de 2017, as 14:04:08 »

O que você entende como "ganho" de um FET e como faz pra medir isso ?

xformer, o pouco que sei, é que "medir o ganho" sei que o nome ganho não é bem o correto nesse caso, seria o hfe, medindo através de um circuito externo acoplado com o multímetro.

Cada fet tem um fator de amplificação, em testes práticos em pedais que utilizam fets, principalmente emuladores, é normal colocar um resistor entre a fonte e o dreno, geralmente estabilizando a tensão em todos os fets com 4,5v, porém, percebi que quando um fet tem o hfe diferente dos demais, o som também muda, pois não tem o mesmo padrão de amplificação dos demais, diferente de quando os fets são "casados", o som fica mais uniforme, estável, me perdoe se estou explicando errado.

Descobri isso na prática quando montei o Wampler Pinnacle, só funcionou bem quando casei os fets, para casá-los utilizei uma pequena placa, chamada jfet matcher.

Mais uma vez me perdoe se a explicação que dei é estranha ou errada, apenas repassei o que aprendi em testes práticos.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
raul.tec
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 61

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 12


« Responder #42 : 08 de Abril de 2017, as 14:59:05 »

Bom acho que ajuda essa informação, eu uso um pequeno circuito do RunOffGroove para medir os parâmetros dos jfets, fiz uma réplica do Catalinbread Dirty Little Secret e não encontrei o 2N5457 então usei o 2SK117 GR não deu certo o fator de amplificação é mais alto, daí troquei e usei o 2SK246 GR, casou perfeitamente ficou muito idêntico o timbre, aqui em Cuiabá é difícil encontrar algumas peças, os jfets que mais costumo utilizar aqui são os 2SK117 GR e o 2SK246 GR.
Registrado
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #43 : 08 de Abril de 2017, as 15:12:48 »

Caramba, como eu nunca tinha visto esse pedal antes?  Huh? Não sei se o Moska ainda frequenta o fórum, mas como fã doente de sabbath tenho que deixar aqui meus agradecimentos ao Moska por esse layout lindo  Roqueiro

Aeromodelista obrigado por upar o layout 


O que você entende como "ganho" de um FET e como faz pra medir isso ?

xformer, o pouco que sei, é que "medir o ganho" sei que o nome ganho não é bem o correto nesse caso, seria o hfe, medindo através de um circuito externo acoplado com o multímetro.

Cada fet tem um fator de amplificação, em testes práticos em pedais que utilizam fets, principalmente emuladores, é normal colocar um resistor entre a fonte e o dreno, geralmente estabilizando a tensão em todos os fets com 4,5v, porém, percebi que quando um fet tem o hfe diferente dos demais, o som também muda, pois não tem o mesmo padrão de amplificação dos demais, diferente de quando os fets são "casados", o som fica mais uniforme, estável, me perdoe se estou explicando errado.

Descobri isso na prática quando montei o Wampler Pinnacle, só funcionou bem quando casei os fets, para casá-los utilizei uma pequena placa, chamada jfet matcher.

Mais uma vez me perdoe se a explicação que dei é estranha ou errada, apenas repassei o que aprendi em testes práticos.

Mallermb você está confundindo o hfe com a transcondutância, o hfe é o ganho de corrente e não existe para os FETs, só para os TBJs.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #44 : 08 de Abril de 2017, as 15:54:55 »

Mallermb você está confundindo o hfe com a transcondutância, o hfe é o ganho de corrente e não existe para os FETs, só para os TBJs.

Você soube explicar a parte que eu não consegui, mas o fator de amplificação do fet, não poderia ser descrito como ganho? confesso que esta parte sempre me deixou com pulga atrás da orelha. Qual seria o termo correto?
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal