Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 18:02:04


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sabbra Cadabra (Onboard)  (Lida 48041 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #45 : 08 de Abril de 2017, as 16:35:41 »

Mallermb eu perguntei porque fiquei curioso sobre o circuito que você usa para medir o "ganho".  O que você mede depende do que faz esse circuito. Pode ser ganho ou pode ser outra característica do FET (JFET).

Por exemplo, esta tabela do "Art of Electronics" lista o ganho de tensão de alguns JFETs em um circuito usado para medir isso. Segundo o texto é um estágio amplificador com Vds = 5V e uma carga de fonte de corrente constante de 1mA e a fonte aterrada.



A tabela também lista outras características como: Vgs (tensão porta-fonte) necessária  para obter alguns valores de corrente de dreno Id (maioria de 1 a 5mA) e a transcondutância (gm) também para alguns valores de Id. Pode ser que seu medidor apenas meça a Vgs ou a gm.  Aí se você postar como é o circuito, podemos descobrir o que você mede pra casar os JFETs (e ajudar o colega a que quis ajudar dando a sugestão).

Pra esclarecer:  hfe se refere ao ganho de corrente de transistores bipolares (na verdade é um parâmetro híbrido do transistor quando configurado em emissor comum - por isso o "e" do hfe -  existem também outros parâmetros: hoe, hie, hre) e é sobre sinais AC.  Quando medimos o ganho do transistor bipolar com o multímetro, geralmente ele mede o Beta, que é o ganho estático em DC.  Beta e hfe tem poucas diferenças e pra efeitos práticos podem ser considerados iguais.
http://www.talkingelectronics.com/Download%20eBooks/Principles%20of%20electronics/CH-24.pdf
Transistores bipolares também tem transcondutância. Transcondutância é uma medida de quanto varia a corrente do dispositivos se variarmos a tensão de entrada.  Isso é mais visível nas válvulas (aliás, os JFETs se parecem e se comportam muito como válvulas), onde variamos a tensão na grade de controle e esta controla a corrente de placa. Válvulas tem transcondutância e o parâmetro "mu" (letra grega m) que é como se fosse um "ganho" (quanto varia a tensão de placa se variarmos a tensão na grade). Transcondutância é medida em siemens (S) que é o inverso do ohm (por isso às vezes vemos "mho" = 1/ohm). Veja que na tabela acima, temos as transcondutâncias especificadas em mS (mili siemens).
Valores de ganho não tem unidades, pois são razões entre duas grandezas de mesma unidade (volt sobre volt ou ampére sobre ampére), no máximo pode ser expressos em dB que apenas indica logaritmo da razão.
« Última modificação: 08 de Abril de 2017, as 16:50:35 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #46 : 08 de Abril de 2017, as 17:14:21 »

Excelente explicação xformer, pra variar né  Palmas não sabia que os fets se assemelhavam as válvulas(mas me perdoem, sou completo leigo, por enquanto. Essa foi uma boa introdução haha).

Também fiquei curioso quanto a esse circuito, posta ele aí pra gente Mallermb
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #47 : 08 de Abril de 2017, as 17:26:44 »

Mallermb eu perguntei porque fiquei curioso sobre o circuito que você usa para medir o "ganho".  O que você mede depende do que faz esse circuito. Pode ser ganho ou pode ser outra característica do FET (JFET).

xformer, agora com a sua explicação, acabei de perceber que eu mesmo não estava entendendo literalmente nada do que eu achava que conhecia, ou seja, fiz uma salada terrível e no fim não sabia era nada.  Batendo Cabeça

Bom, então o que eu devo estar medindo seria o Vgs do fet, correto? mas de acordo com a tabela, seria o Gmax, agora sim fiquei com a cabeça pirada, por exemplo:

Vamos supor que eu vá montar o pedal Umble  http://www.runoffgroove.com/umble.png

Ele utiliza 4 fets, com regulagem de tensão no dreno, através dos trimpots, pois bem, utilizando o jfet matcher, ele me dá um resultado numérico, quando escolho os fets em que o resultado seja igual ou muito próximo, o som fica muito melhor do que se eu usasse fets descasados, principalmente quando ao invés de usar trimpots, usasse resistores fixos.

No caso então, eu estaria medindo não o ganho, mas a Vgs com o jfet matcher?

Agora preciso de uma luz. Embarrassed
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #48 : 08 de Abril de 2017, as 17:37:30 »

Pela rápida pesquisa que fiz aqui, achei uns que medem o Vgs. Olha só:

« Última modificação: 08 de Abril de 2017, as 17:40:20 por castrodga » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #49 : 08 de Abril de 2017, as 20:03:44 »

Pela rápida pesquisa que fiz aqui, achei uns que medem o Vgs. Olha só:

Sim, é o Jfet matcher mesmo, esse que uso, e quanto ao circuito que me perguntou, basta ver qualquer pedal emulador que usa fets emulando válvulas.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #50 : 04 de Abril de 2021, as 01:42:52 »

Ressuscitando o tópico...alguém por favor tem esse layout para disponibilizar?? Queria montar esse pedal
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #51 : 04 de Abril de 2021, as 03:21:36 »

Boa noite, amanhã eu disponibilizo um layout que fiz há tempos.
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #52 : 05 de Abril de 2021, as 16:27:05 »

https://drive.google.com/file/d/1GCDolIlZUYFTbY9GMU2u-etVTO9B32o6/view?usp=sharing

O layout é para as caixas 1590B. É preciso observar o PDF para saber quais serão os jumpers

Abraços.
Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #53 : 05 de Abril de 2021, as 17:11:47 »

Aproveitando o tópico, gostaria de saber se alguém já fez a "mod" para colocar um tone stack trocando os resistores R23, R24 e R25 do leiaute do Eletric Effects por potenciômetros a escolher, conforme o tone stack desejado (Fender, Marshall ou similares).
Estou com uma placa DaPia aqui para fazer essa "mod", mas me faltou tempo e não consegui concluir. Porém estou curioso para saber se vale à pena fazer. Daria para tirar o potenciômetro de Presença também.
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #54 : 05 de Abril de 2021, as 17:21:23 »

No layout deles não tem numero do componente, apenas valores, mas olhando o esquema é completamente viável, o pedal já possui um tonestack completo, mas com valores fixos para alcançar o timbre proposto, dá para converte-lo num pré Marshall com poucas mudanças, deve valer a pena sim, vai aumentar bastante a versatilidade do pedal.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #55 : 06 de Abril de 2021, as 22:35:51 »

https://drive.google.com/file/d/1GCDolIlZUYFTbY9GMU2u-etVTO9B32o6/view?usp=sharing

O layout é para as caixas 1590B. É preciso observar o PDF para saber quais serão os jumpers

Abraços.

Obrigado pelo layout. Este está verificado e funcionando?? Já abusando, será que teria também uma lista de componentes para facilitar não ter de ficar procurando no esquemático??

Outra dúvida: os jumpers são aquelas linhas na placa com os componentes do lado direito na página 2 do pdf??
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #56 : 06 de Abril de 2021, as 23:35:58 »

Eu verifiquei o layout, na época eu senti que os J201 produziram muito ganho e ruído mas o pedal era bem fiel ao timbre.
Os jumpers são essas linhas mesmo.

Lista de componentes no spoiller.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #57 : 07 de Abril de 2021, as 05:36:19 »

Eu verifiquei o layout, na época eu senti que os J201 produziram muito ganho e ruído mas o pedal era bem fiel ao timbre.
Os jumpers são essas linhas mesmo.

Lista de componentes no spoiller.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Perfeito, vou providenciar os componentes para montar. Valeu mesmo!!
Registrado
erick rodrigues
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 292

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 13



« Responder #58 : 11 de Abril de 2021, as 06:54:16 »

https://drive.google.com/file/d/1GCDolIlZUYFTbY9GMU2u-etVTO9B32o6/view?usp=sharing

O layout é para as caixas 1590B. É preciso observar o PDF para saber quais serão os jumpers

Abraços.

Boa; amigo, qual a biblioteca que utilizou para o jack DC? a que eu uso os pads são muito grandes....
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #59 : 12 de Abril de 2021, as 15:29:15 »

Está na lista de componentes: "con-jack".
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.057 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal