Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Junho de 2025, as 20:20:51

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Medo de se apresentar em público (stage fright), você tem?  (Lida 16725 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #15 : 09 de Abril de 2015, as 13:01:59 »

Basoni, se eu fosse jogado nessa situação do teu vídeo hoje, eu rezaria pedindo um ataque cardíaco, e se ele não acontecesse, eu simularia um.  Cheesy

Mas se eu sobrevivesse ao show, eu mataria o vocalista por ter dito o meu nome antes do solo.  Cheesy

Eu vou superar, mas ainda quero melhorar muito para dar confiança.

Abraços.
« Última modificação: 09 de Abril de 2015, as 13:07:50 por Ferro_Velho » Registrado
Tiago Vulgar
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22

O sonho do careta é a realidade do maluco

« Responder #16 : 09 de Abril de 2015, as 13:15:15 »

Nossa, no primeiro show ao vivo que fiz na minha vida fiquei gelado, amarelo, transparente...tudo que pode imaginar pois achava que todos iriam reparar nos meus erros. Hoje em dia eu tomo um remédio antes de tocar, se chama cerveja  Evil Evil

Atualmente não tenho mais medo de me apresentar em público, como trabalho na área da educação, o improviso e o domínio do conteúdo ajudam pacas. Agora que estou trabalhando em um cursinho eu gelei quando entrei na sala e vi 300 alunos esperando eu ensinar termodinâmica (...pois professor sempre sabe tudo, né...  Embarrassed )...gelei nos primeiros segundos pois é uma grande responsabilidade, depois não queria sair mais...
Visitante
« Responder #17 : 09 de Abril de 2015, as 13:23:08 »

Tiago, se eu fosse me apresentar ao vivo hoje, e tomasse umas cervas, eu acho que me daria muita coragem, mas era coragem pra sair correndo dali.  Cheesy

Falar em público, como já disse, eu consigo numa boa, já gerenciei uma filial de uma empresa de terceirização de mão de obra e tinha que falar pra algumas dezenas de pessoas de vez em quando.   Sem problemas.

Tocar é que é o "elas".

Abraço.
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41

Não tá morto quem peleia, tchê!

« Responder #18 : 09 de Abril de 2015, as 13:35:58 »

Quando eu era adolescente eu fazia teatro, isso me ajudou muito.

Minha primeira banda na primeira apresentação foi num quiosque em Mongaguá, lá na plataforma (Quiosque 1), a banda chamava-se Uraizen. Ensaiamos muito, a música de abertura foi The Call of Ktulu que pegamos em uma noite. Como éramos os próprios roadies a tensão começou já na arrumação da bagunça. Quando chegou a hora de iniciar a coisa, era um olhando pro outro com cara de "Ferrou!", olhamos pro batera que no '1, 2, 3, 4' das baquetas começamos. Foi muito, muito, muuuito bom! Uma das lembranças mais gostosas da minha vida! Juntaram umas 100 pessoas na apresentação, tivemos até uma banda de abertura. Jamais vou me esquecer daquele povo todo pulando e gritando "Sweet chinld o´mine". Depois que sai a primeira nota, é só curtir.

Anos depois, toquei em Itanhaém com outra banda, só tocávamos Silverchair e nos jogaram no fim da agenda, fiquei muito irritado com isso e bebi conhaque a noite toda. Resultado: Estava tão bêbado que não conseguia tocar. Foi brabo esse dia. Mas hoje, lembramos rindo do caso.

Não tem fórmula para perder a vergonha. Já fiz showmicio para 3000 pessoas e é a mesma coisa que para 30. E o mais 'tesão' é ver a galera curtindo o seu trabalho, aliás, não há preço que pague essa sensação.
Juliano Oliveira
Mallermb
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200

« Responder #19 : 09 de Abril de 2015, as 14:03:37 »

Eu sempre fui extremamente tímido para falar em público, aliás, sou até hoje..., e tive sérios problemas quando precisei falar em público para um Auditório lotado na época que fiz um curso no Senai, mas ocorre uma coisa incrível comigo..., quando toquei a primeira vez em uma Banda, anos atrás, aquilo me contagiava de uma maneira incrível e não sentia qualquer vergonha, medo ou coisa do tipo..., e não era um bom Guitarrista, de alguma forma, sinto a agitação e adrenalina do heavy metal nas Veias, talvez quando toco, o espírito do Deus metal incorpore, vai saber..., enfim, para uma Banda e tocar em público eu consigo e me contagia, agora ter de falar em público seja qualquer coisa, eu simplesmente travo..., vai entender...,
A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Electric Effects
Handmaker

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383

« Responder #20 : 09 de Abril de 2015, as 14:19:03 »

só tocávamos Silverchair e nos jogaram no fim da agenda,

Esse é dos meus  Evil

Eu já aprendi a lhe dar com isso em apresentações de trabalho e tensões pré-provas, apesar de não ser apresentação... Mas ainda quero ver como me saio em uma banda hehe.
Visitante
« Responder #21 : 09 de Abril de 2015, as 14:25:10 »

Acho que quando se é jovem, embora o "defecaço" também seja grande, a superação é mais fácil, quando se fica mais velho as ideias vão criando raízes profundas e são difíceis de se mudar, mas não impossíveis...

Mallermb, eu também sou até hoje batedor de cabeça.  Metaleiro   Hail Crom!  Cheesy

Abraços.
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41

Não tá morto quem peleia, tchê!

« Responder #22 : 09 de Abril de 2015, as 14:30:50 »

eu também sou até hoje batedor de cabeça.  Metaleiro   Hail Crom!  Cheesy

... embora hoje em dia dói a cabeça a 'bangueragem'... hahaha

Minha última apresentação eu devia ter uns 27... hoje eu tenho 32... ainda tenho vontade de fazer um som, mas não mais covers... queria montar uma banda com composições próprias e esporadicamente tocar covers...
Juliano Oliveira
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #23 : 09 de Abril de 2015, as 14:41:28 »

... embora hoje em dia dói a cabeça a 'bangueragem'... hahaha

Juliano, hoje eu só marco o ritmo, se bater como eu fazia na adolescência, eu caio no chão tonto.  Cheesy

Abraço. 
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 21

« Responder #24 : 09 de Abril de 2015, as 15:15:06 »

Na verdade quase ninguém comenta sobre esses assuntos o que não o faz menos interessante...

Lembrei que uma vez vi uma entrevista na qual o Slash dizia que sentia certa tensão ao tocar sweet child porque ele a achava complexa...  Huh?
Se o cara que fez a música e a executava sempre se sente assim...
Mas é bom saber que mesmo grandes músicos passam por isso também, torna a coisa mais humana.

Vez ou outra eu solto uns miaus em algum show, mas é como disseram: Erre, mas erre com postura de quem está acertando, se você for convincente passa batido...

Vi alguns vídeos de um show mais recente da minha banda...

Acabei exagerando um pouco na cerveja, resultado: toquei todo travado, não só pela cerveja, mas eu também não estava me escutando, e imaginava que estava tudo errado, se eu tivesse ouvido o áudio igual está no vídeo eu certamente teria aproveitado mais...

Ferro Velho
Pode ficar confiante, eu acredito que na verdade a técnica ajuda, mas o melhor é você saber o que está fazendo, o que quer fazer, e ter em mente de que você mesmo no palco, ou numa roda de violão, que seja, consegue curtir tanto quanto quem está te ouvindo, daí é só aproveitar cada momento da sua apresentação...

Em questão de palco e apresentação no geral, eu aprendi que sempre é bom quando a banda está no estúdio, todos ensaiarem a apresentação, tipo em qual momento o vocal ou alguém da banda vai falar, não que vá seguir a risca, mas na hora do show facilita e evita que todos fiquem tensos imaginando o que virá adiante...

Vamos fazer um som via videoconferência para ajudar! hehehhehehe
P.S.: Sempre quis saber se isso alguma vez na vida daria certo... Só por curiosidade.  Cheesy

"Don't talk to strangers..."
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #25 : 09 de Abril de 2015, as 15:38:34 »

andersohm, eu só tenho agora um caminho a seguir, e é tocar até me sentir seguro. Sad

Mas quanto a jam por vídeo conferência, eu estou pronto:  Cheesy

Abraço.
« Última modificação: 09 de Abril de 2015, as 15:42:22 por Ferro_Velho » Registrado
stash
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50

« Responder #26 : 09 de Abril de 2015, as 17:06:28 »

Infelizmente não tem uma "fórmula mágica" para este problema... vale agora experimentar as dicas da galera e ver qual surte o melhor efeito para você..
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 103

« Responder #27 : 09 de Abril de 2015, as 20:04:52 »

Ferro Velho,
Tiozão e não tocar bem tem um clube cheio deles, do qual também faço parte, porém temos que fazer algo.  Que tal começar fazendo uma base, daqueles que ficam lá no fundo do palco... Aí começa a acostumar com o público e com o próprio palco.  Fazer aulas para melhorar a técnica é altamente recomendado, pois quando se domina a técnica e o instrumento fica tudo mais fácil.  Acho que é uma boa fórmula (é o que eu faço).
No mais, relaxe e curta o som que está fazendo, principalmente com pessoas que também curtam o mesmo som.
Abraços
 Guitarrista
Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Adiel
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #28 : 09 de Abril de 2015, as 23:01:06 »

O problema é quando a gente fica muito tempo sem banda, e passa a tocar só para si.  Aí rola o medo de que as músicas não vão agradar, ou que se está muito enferrujado.   Ui
felix
Visitante
« Responder #29 : 10 de Abril de 2015, as 01:50:15 »

Ai é só voltar para o início.

Tocar com quem está aprendendo (se divertir mesmo)
Tocar com quem já sabe alguma coisa
Tocar com quem saca bem
Tocar com amantes de música
Tocar com viciados em música
Tocar com profissionais.
Tocar com mestres

Sempre paro no 5 passo, fico com preguiça de ter que estudar.  Tongue
  Imprimir  

Ir para: