Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 12:51:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador IRFP240/IRFP9240 (Procurando)  (Lida 7802 vezes)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« : 24 de Abril de 2015, as 23:00:35 »

Como tenho 2 pares destes MOSFETS IRFP240/IRFP9240 e não tenho capacidade de "projetar um amplificador", estava procurando algo pronto e mastigado para montar um amplificador de guitarra com estes componentes.

Achei este: http://xipix.de/elektro/gimos50.html   http://www.diyaudio.com/forums/solid-state/182106-gimos50-robust-guitaramp-irf240-irfp9240.html    http://www.hifi-forum.de/viewthread-71-8957.html

Pelo que parece foi projetado especificamente para uso com guitarras, e não um amplificador hi-fi, com apenas o pré para guitarras.

Não entendi qual a função dos pontos marcados como P3 e P4 sobre R8 no pré-amplificador.

Parece que ainda está em desenvolvimento, e está faltando a fonte de alimentação.

Como ainda não tinha visto este amplificador antes, coloquei os links, caso alguém mais se interesse.
« Última modificação: 24 de Abril de 2015, as 23:02:58 por Alfredo Padrao » Registrado

Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #1 : 24 de Abril de 2015, as 23:22:48 »

Até onde entendi, a Fonte de alimentação deve ser feita com um transformador com secundário de 30+30v e que tenha uma potência de 120W.
Os pontos p3 e p4 é onde entra alimentação, não sei se é positiva e negativa, acredito que seja as duas, e deve ser regulada através de um trimpot ou potenciômetro para que se obtenha cerca de +12.5v e -12.5v para o chaveamento de algo que use relê, provavelmente para o equalizador de 5 bandas.

Mas isso é apenas suposição, tem que olhar com calma e muito cuidado pois é um circuito bem complexo e parece ser super promissor.

A fonte não encontrei também, mas uma coisa que prestei atenção é que a regulagem de + e -12.5v, deve ser muito precisa, fica difícil entender aquela língua, parece alemão.

Já já aparece mais gente que poderá ajudar de forma mais apropriada, abraços.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #2 : 24 de Abril de 2015, as 23:36:13 »

Mallermb, Os pontos que me referi (P3 e P4 sobre R8) no pré-amplificador.  Não creio que entrem alimentação nestes pontos.  Acho que deva ser uma chave, que quando fechada, faz bypass de R8, desta forma altera o ganho do estágio, já que está vinculado ao potenciômetro de ganho.

Não consegui, identificar direito nesta foto, mas acredito que nesta foto, deva ser uma chave (Hard/Heavy) que deva fazer esta função nestes pontos (P3 e P4)
« Última modificação: 24 de Abril de 2015, as 23:42:58 por Alfredo Padrao » Registrado

Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #3 : 24 de Abril de 2015, as 23:58:40 »

Acho que agora entendi, p3 e p4 deve ser conectado ao pré equalizador, e também é responsável pela realimentação negativa, você reparou que existem os pdf com todas as etapas?
Olhe os Pdfs, que contém o chaveamento por relê e os pontos de ligação.

pré equalizador

http://xipix.de/elektro/gimos50/gimos50-equi/GIMOS50-pre-equi-schem.pdf

Potência

http://xipix.de/elektro/gimos50/GIMOS50-schem.pdf

Pré amplificador

http://xipix.de/elektro/gimos50/gimos50-pre/GIMOS50-pre3-schem.pdf



-----
Aliás, não contém apenas os Pdfs com os esquemáticos, contém tudo  Huh? até o desenho da Placa para impressão e até o layout pelo lado dos componentes, apenas a fonte que ficou faltando, pelo menos não encontrei ela.

O transformador deve ser do tipo toroidal, mas um comum bem dimensionado deve resolver, eu acredito que deva ser de no mínimo uns 4 a 5 amperes.

Está super completo, isso é um tremendo achado, só precisava de alguém mais experiente para trazer mais informações a respeito da fonte de alimentação.
« Última modificação: 25 de Abril de 2015, as 00:14:03 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #4 : 25 de Abril de 2015, as 00:30:33 »

Tem inclusive "samples" no final da página.

Voltando ao pré; o relé só faz a comutação entre os canais clean (Vol1) e drive/distorção (Vol2).   E o equalizador, vem após o pré. "After the preamp comes a 5-band-equalizer, discret and low-noise."
« Última modificação: 25 de Abril de 2015, as 00:40:54 por Alfredo Padrao » Registrado

Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #5 : 25 de Abril de 2015, as 00:38:41 »

Tem inclusive "samples" no final da página.

Voltando ao pré; o relé só faz a comutação entre os canais clean (Vol1) e drive/distorção (Vol2).   E o equalizador, vem após o pré.

Sim, equalizador vem depois do pré, e não encontrei os valores de alguns transistores, não entendi o funcionamento correto deste relê, mas pelo que vi é deste modelo:

Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #6 : 25 de Abril de 2015, as 00:46:28 »

Mallermb, se observar no layout, vai ver que dois pinos do relé fica sem ligação.  Então acredito que estes dois últimos pinos sejam só de fixação e orientação, mas sem nenhuma função elétrica, podendo usar outro de oito pinos.
Registrado

Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #7 : 25 de Abril de 2015, as 01:05:57 »

Mallermb, se observar no layout, vai ver que dois pinos do relé fica sem ligação.  Então acredito que estes dois últimos pinos sejam só de fixação e orientação, mas sem nenhuma função elétrica, podendo usar outro de oito pinos.

Tem razão, são utilizados apenas 8 pinos, sendo que 1, 2, 3, 4, no esquema, estão indo para o terra, mas no layout não, isso também não entendi. Compare com o layout dos componentes que estão no arquivo SVG.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #8 : 25 de Abril de 2015, as 01:26:42 »

Mallermb,  Acho que você se confundiu.

Seguindo o esquema em pdf do pré:

Um lado do relé: Pino 2 (rl2) OUT ou saída do pré
                       Pino 3 (rl21) vai para o pino 2 do potenciômetro do volume 1 (clean)
                       Pino 4 (rl22) vai para o pino 2 do potenciômetro de volume 2 (drive)
                       Pino 1 = bobina do relé, vai para coletor de Q13,(transistor que comuta o relé)
« Última modificação: 25 de Abril de 2015, as 01:30:57 por Alfredo Padrao » Registrado

Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #9 : 25 de Abril de 2015, as 10:15:56 »

Mallermb,  Acho que você se confundiu.

Seguindo o esquema em pdf do pré:

Um lado do relé: Pino 2 (rl2) OUT ou saída do pré
                       Pino 3 (rl21) vai para o pino 2 do potenciômetro do volume 1 (clean)
                       Pino 4 (rl22) vai para o pino 2 do potenciômetro de volume 2 (drive)
                       Pino 1 = bobina do relé, vai para coletor de Q13,(transistor que comuta o relé)

Você está certo, me confundi totalmente, também pudera, já estava muito tempo na frente do Computador, assim começamos a enxergar o que não existe.  Cheesy
Agora que está de dia "ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ", percebi que o transistor é um 2n5551, nem isso eu estava enxergando!
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« Responder #10 : 27 de Abril de 2015, as 12:22:44 »

Bom dia!
Que maravilha heim, estou procurando um power com MOSFET também a algum tempo.
Estava começando a montar esse: http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t4319-ns450-amplificador
Porém esse é "bem" HI-FI, com baixo THD.
Esse projeto Gimos50 parece ser bem interessante, será que fica legal usar apenas o power dele junto com o TSW? Alias, legal deve ficar, mas seria somente ligar os dois ou teria que fazer algum tipo de "casamento".
Registrado

For those about to rock (we salute you)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #11 : 27 de Abril de 2015, as 13:40:14 »

Bom dia!
Que maravilha heim, estou procurando um power com MOSFET também a algum tempo.
Estava começando a montar esse: http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t4319-ns450-amplificador
Porém esse é "bem" HI-FI, com baixo THD.
Esse projeto Gimos50 parece ser bem interessante, será que fica legal usar apenas o power dele junto com o TSW? Alias, legal deve ficar, mas seria somente ligar os dois ou teria que fazer algum tipo de "casamento".

lferg, acredito que dê para usar o TSW, sem problema.  Acho que só tem que observar que o TSW já tem um capacitor de desacoplamento em sua saída e como o Gimos50, também tem um em sua entrada; retirar um ou outro.
Registrado

lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« Responder #12 : 27 de Abril de 2015, as 16:28:39 »

Bom dia!
Que maravilha heim, estou procurando um power com MOSFET também a algum tempo.
Estava começando a montar esse: http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t4319-ns450-amplificador
Porém esse é "bem" HI-FI, com baixo THD.
Esse projeto Gimos50 parece ser bem interessante, será que fica legal usar apenas o power dele junto com o TSW? Alias, legal deve ficar, mas seria somente ligar os dois ou teria que fazer algum tipo de "casamento".

lferg, acredito que dê para usar o TSW, sem problema.  Acho que só tem que observar que o TSW já tem um capacitor de desacoplamento em sua saída e como o Gimos50, também tem um em sua entrada; retirar um ou outro.
Vou me aventurar em montar esse amplificador, vou começar pelo power e provavelmente eu faça completo para ouvir o som dele.
Tenho os componentes mais críticos em mãos, como o transformador e os MOSFETs.
Assim que eu tiver algum feedback da montagem eu posto aqui.
Você também vai montar ele Alfredo?

Abraços,
« Última modificação: 27 de Abril de 2015, as 16:31:24 por lferg » Registrado

For those about to rock (we salute you)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #13 : 28 de Abril de 2015, as 10:32:20 »

 lferg; Sim, eu pretendo montar!  De inicio não pretendo usar o equalizador.

No link que postei acima tem "samples" do amplificador.
Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal