diário de construção - Iall 10.5 + Vintage Voyage

Started by marcao_cfh, 28 de May de 2015, as 15:27:57

Previous topic - Next topic

kem

DIY Freak
Eu aconselho montar a coisa toda e testar antes de colocar no chassis...
I don't want to die young...
I want to diode!

marcao_cfh

Handmaker
Quote from: darkislanio on 17 de June de 2015, as 07:50:55
Ficou muito bom esse chassis! Imagino como ficaria um 5f1 aí...

Ele ficou muito bonito mesmo! Só a parte traseira que ficou com uns erros, ele não tinha as ferramentas certas para fazer o recorte das chaves de seleção 110V/220V e 4ohms/8ohms e também do conector do cabo de energia, e fez com o que tinha em mãos. Não ficou lindo, mas deu certo, e vai ficar escondido mesmo :D.

Quote from: kem on 17 de June de 2015, as 09:47:16
Eu aconselho montar a coisa toda e testar antes de colocar no chassis...

O meu primeiro valvulado (o 100Buck) eu montei diretamente no chassis antes de testar. Esse eu quero montar o pré e o power separados, e testar cada um individualmente. Só estou em dúvida se monto o pré fora do chassis ou diretamente no chassis, por causa do soquete da válvula. Se eu montar ele fora, vou ter que refazer toda a fiação do soquete para colocar o pré dentro do chassis.

Edit: qual é o diâmetro mínimo recomendado para os fios? Nos pedais, uso fios finos, mas não sei o que é recomendado no amp.

darkislanio

Colaborador
Electronic Mess
Não se poderia usar terminais do tipo faston para ligar os fios ao soquete? Pois ao meu ver, ficaria mais prático.
AI = data laundering

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: marcao_cfh on 17 de June de 2015, as 11:59:53
Edit: qual é o diâmetro mínimo recomendado para os fios? Nos pedais, uso fios finos, mas não sei o que é recomendado no amp.

Use fio 0,75mm2 que é suficiente para as baixas correntes do valvulado. Só na parte de alimentação dos filamentos é que pode ter uma corrente maior, aí use fio de 1mm2 ou mais. O importante é ter bom encapamento para isolação.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

marcao_cfh

Handmaker
Quote from: darkislanio on 17 de June de 2015, as 18:55:44
Não se poderia usar terminais do tipo faston para ligar os fios ao soquete? Pois ao meu ver, ficaria mais prático.

Boa ideia! Alguém já usou esses terminais?

Quote from: xformer on 17 de June de 2015, as 20:50:15
Use fio 0,75mm2 que é suficiente para as baixas correntes do valvulado. Só na parte de alimentação dos filamentos é que pode ter uma corrente maior, aí use fio de 1mm2 ou mais. O importante é ter bom encapamento para isolação.

Obrigado pela informação. Acho que o fio que eu uso é mais fino que isso (furei a placa com broca 0,8mm e eles entram). Já vou ter que comprar mais fios mesmo, vou comprar fios mais grossos.

Edit: vou usar o mesmo transformador do Iall 10.5 para alimentar o pré. Estou pensando aqui, qual é a melhor forma de alimentar os filamentos da válvula do pré? O transformador tem saída 3,15 V + 3,15 V, com o center tap aterrado no Iall. O fato do center tap ser aterrado influencia em algo na alimentação do pré, ou não?

marcao_cfh

Handmaker
Mais um "avanço" na história do amp. Fui teimoso e montei tudo direto no chassis. Quando fui testar, usei uma lâmpada em série, não sei qual é a potência pois não está marcada. A lâmpada acendeu bem pouco, o filamento ficou vermelho. No amp, as válvulas do Iall acenderam, mas os filamentos da EF184 do pré não acenderam. Agora o jeito é desmontar tudo e verificar a conexão dos filamentos da EF184. A lâmpada ter acendido um pouco indica algum outro problema?

carl8

*
Iniciante
Se a lâmpada acendesse totalmente, indicaria que seu amplificador está em curto. Ter acendido pouco é um bom sinal.

marcao_cfh

Handmaker
Legal! Eu identifiquei um problema nos filamentos, havia uma solda fria no pino 5. Vou testar novamente.

Edit: solda refeita, liguei ele novamente (com a lâmpada em série), e os filamentos da EF184 acenderam! Fiz um teste rápido para ver se saia som, e saiu. Desliguei a lâmpada, toquei alguns minutos, mas não abusei do volume pois usei um falante ruim e provavelmente potência menor que o amp (só traz as especificações em PMPO, então não quis arriscar). Falo mais sobre ele quando testá-lo do jeito que ele merece: com falante decente e no talo >d.

Uma foto dele. O transformador que aparece no cantinho do lado direito é do meu 100Buck.

Aliás, uma foto de família:

Ainda estou em dúvida em como faço o acabamento. As inscrições dos potenciômetros pensei em fazer com aqueles punções de marcação. E não sei se faço um gabinete de madeira. O mesmo amigo que fez o chassis trabalha com essa tela usada em grelhas, pensei em fazer uma "caixa" dessa tela para proteger as válvulas, deixando tudo à mostra e dando um visual diferente, todo de metal.

carl8

*
Iniciante