Desvendando o segredo da Black Box

Started by Antonio de Campos Junior, 01 de June de 2015, as 21:34:24

Previous topic - Next topic

Antonio de Campos Junior

**
Freqüente
  1. acamposjr@hotmail.com
Pessoal,

Tenho aqui um Pré para Baixo que é muito bom e que eu gostaria de clonar o circuito. 
O problema é que o Circuito está em uma caixa cheia de resina:

Pergunto aos mais experientes se há como derreter esta resina sem danificar a Placa e/ou os componentes.

Neste caso, o Pré está com algum problema e não está funcionando.  A intenção é tentar arrumá-lo e cloná-lo.

Grato pelas idéias,

Antonio.
Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!

Dexter

Guest
Só com objetos cortantes... muito arriscado.

darkislanio

Colaborador
Electronic Mess
Aí está uma maneira de evitar ter os circuitos copiados (e de quebra, tornar impossível qualquer manutenção)
AI = data laundering

Adriano_Passos

Colaborador
  1. adriano_fm_guitar@hotmail.com
sacanagem, eu tenho um pedal da Tonebone que queimou do nada, ai tem uma parte do circuito que esta com esta maldição de plastico, ou seja, perdi um pedal que por sinal é muito caro!!

daniellp

**
Freqüente
Curitiba - PR
Cloreto de metileno. Dexe de molho que derrete...
"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Já que o aparelho não funciona mais mesmo, e não há nada a perder, eu tentaria também com uma Dremel e escariador. Vá desbastando a resina aos poucos e quebrando em pedaços, até os componentes começarem a aparecer. Vai levar tempo, paciência e muito pó e barulho.  Talvez deixando um pouco no congelador ajude a deixar a resina mais dura e quebradiça. Quebre a casca de fora, que facilita a empreitada.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

lferg

*
Iniciante
Alguns anos atrás, a maquina de lavar roupas da minha mãe apresentou defeito na placa principal, e ela era toda fechada em resina, nenhum componente a vista, acho que era para proteger da umidade. Levei a placa para um cara que anunciava o conserto e ele retirou toda a resina e deu jeito na placa, perguntei como ele fazia e a resposta foi: "segredo comercial!"  >>(:
Acho que utilizou algum produto químico, pois a placa voltou limpinha.

Pesquisando na internet aqui, alguns falam em usar soprador térmico para soltar a resina.
For those about to rock (we salute you)

EddieTavares

Guest
Antonio de Campos Junior

Qual é a marca do pré, modelo? Qual foi baixo afetado? Quantos e quais controles ele tem?

Pergunto pois me parece uma placa muito pequena para a quantidade de terminais, provavelmente é smd, o que dificulta a manutenção, sabendo o modelo e marca do dispositivo é mais fácil encontrar informação sobre o mesmo e chegar a uma solução mais adequada.

Dexter

Guest
Quote from: lferg on 02 de June de 2015, as 09:59:33
"segredo comercial!"...
Pesquisando na internet aqui, alguns falam em usar soprador térmico para soltar a resina.

Acabei de fazer o teste na empresa usando soprador térmico, a resina se transforma em uma "borracha" que se solta fácil (com o auxilio de uma pinça).

darkislanio

Colaborador
Electronic Mess
Só tome cuidado com os capacitores eletrolíticos, já que eles explodem a altas temperaturas
AI = data laundering

Antonio de Campos Junior

**
Freqüente
  1. acamposjr@hotmail.com
Quote from: EddieTavares on 02 de June de 2015, as 10:08:16
Qual é a marca do pré, modelo? Qual foi baixo afetado? Quantos e quais controles ele tem?
Olá EddieTavares,
O Pré é da Manito Guitar Parts, o BEQ02M :
http://www.guitar-parts-depot.com/bass-preamp-active.html
Ele possui 3 Bandas, Chave Ativo / Passivo e mais um Potenciômetro para controle das Frequências (Q).  É um excelente Pré, muito versátil e com uma timbragem fantástica. O Baixo é de um Luthier de Sorocaba chamado Reinaldo de Campos:   http://www.luthiercampos.com.br/

Quanto às sugestões, vou tentar achar primeiro o Cloreto de Metileno.  Caso seja muito difícil de achá-lo por aqui, tentarei outro tipo de solvente ou parto para o Soprador Térmico.   Outras sugestões são igualmente bem vindas.
Depois posto os resultados,
Obrigado pessoal.
Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!