Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 18:01:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador Valvulado - Projeto Amplificador 50W  (Lida 17100 vezes)
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #30 : 13 de Julho de 2015, as 12:45:51 »

Boa noite Vitor,

Os circuitos, que voce e eu postamos, são idênticos na sua topologia, trocando apenas valores de resistores e capacitores....

Não sei ao certo, como esta metodologia de implementação junto ao bias negativo altera ou não o comportamento do amplificador... não entendo de fato esse lance de polarização...até por isso estou no intento de montar o AC30 por ser polarização fixa...chance zero de errar ou queimar valvula...


Na minha montagem vou implementar um controle de volume após a valvula inversora, usando um potenciometro duplo de 220k no lugar dos resistores. Entao dos pinos centrais deste potenciometro seguirão para a parte de potencia. Em paralelo com o pino central e o GND vou colocar LDRs, para criar o efeito tremolo com qualquer LFO estilo tremulus lune...mas no meu caso o "bias" é autopolarizado no GND então fica facil.

veja  no deesenho... eu vou colocar LDR no lugar dos resistores de 2M2.



retirado deste site: http://homepage.univie.ac.at/markus.breier/php/amp_ac/the-plans/mastervolume_e/

-----
para o reverb....

[/size]b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&ved=0CB4QMygDMAM]http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://music-electronics-forum.com/attachments/6371d1253625336-ac-30-reverb-draft.gif&imgrefurl=http://www.handmades.com.br/forum/index.php?action%3Dprintpage;topic%3D2828.0&h=693&w=918&tbnid=piSgfZjnuz8kgM:&zoom=1&docid=MuyKBctyhHv24M&ei=ayqjVZbuO4aQwgSyp7SgAg&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&ved=0CB4QMygDMAM
« Última modificação: 13 de Julho de 2015, as 12:49:06 por betoknigth » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #31 : 13 de Julho de 2015, as 16:56:27 »

Boa noite Vitor,

Não sei ao certo, como esta metodologia de implementação junto ao bias negativo altera ou não o comportamento do amplificador... não entendo de fato esse lance de polarização...até por isso estou no intento de montar o AC30 por ser polarização fixa...chance zero de errar ou queimar valvula...


 Beto, o AC30 é polarização automática por resistor de cátodo, polarização fixa é quando se usa uma tensão "fixa", porém ajustada por um potenciômetro.

 Basicamente a diferença é que a polarização por resistor de cátodo funciona, além de polarizar a válvula com uma tensão necessária ao funcionamento, como uma realimentação negativa ao circuito de potência. Ao aumentar a corrente de placa, a tensão no cátodo aumenta (ou a tensão de grade fica mais negativa), diminuindo a corrente.
 Ou seja, a chance de queimar qualquer coisa é muito menor, já que com um aumento da corrente o resistor força a válvula a conduzir menos corrente.

 Já na polarização fixa o cátodo é conectado ao terra diretamente e a grade é "fixada" em um valor constante de tensão negativa, independente da corrente de placa. Se regular errado não tem saída...

 Em termos sonoros, teoricamente, um amplificador com bias automático deve produzir uma "compressão" natural devido a resposta às variações de polarização (variações na tensão de cátodo), fazendo com que ocorra uma menor distorção de saída do estágio.

 Já em um amp grandalhão estilo Marshall, com EL34 e bias fixo, acredito que ocorrerá uma saturação mais agressiva em altos volumes, devido justamente a falta dessa pequena realimentação negativa.

 Um abraço!

 Eduardo
Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #32 : 14 de Julho de 2015, as 00:45:50 »

Grato pela correção dos termos técnicos colega, sempre bem vindas....

a respeito da distorção do estagio de potencia, já li que não é tao interessante distorcer este estagio, ou que a distorção produzida não soa tão agradavel..... procede?
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #33 : 14 de Julho de 2015, as 07:55:32 »

 Acho que não existe um consenso sobre qual distorção de qual estágio é melhor...  Cheesy

 Acredito que o todo, conjunto de pré, power, tonestack e filtros nos estágios é que darão o resultado esperado.

 Por exemplo, certa vez eu polarizei um Mosfet em uma região onde a quantidade de harmônicas pares (que são tidas como as melhores para um overdrive harmônico) era tão intensa quanto a fundamental.
 
 O resultado? Um pedal oitavador com uma distorção fuzzy horrível (ainda assim tem quem goste...  Roll Eyes)

 No fim das contas, um amplificador de guitarra é como fazer receita culinária. Você pode colocar um pouquinho a mais de ganho, agudos, um pouco menos de graves, uma polarização mais "quente"...

 O resultado pode ser "saboroso" ou "detestável", só depende de quem prova!  Cheesy

 Um abração!

 Eduardo
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #34 : 14 de Julho de 2015, as 09:22:04 »

A minha opinião (humilde por não saber muito e sagrada por direito) sobre distorção em amplificadores valvulados é: distribuir e filtrar a produção de harmônicos entre vários os estágios. Gerar um ganho absurdo em um só estágio é um belo gerador de onda quadrada, e isso schmitt trigger são melhores que válvulas para fazer.

Veja que os amps de sucesso usam esta máxima há anos. Prés do tipo Mesa, por exemplo, fazem uso da variação da fórmula: ganho alto em um estágio, atenua-se e filtra-se antes de injetar no próximo. O Filtro determina com a coisa fica. Tirando graves entre estágios, consegue-se um resultado menos embolado, por exemplo. Salvo raros casos, não se observa um ganho absurdamente diferente entre um estágio ou outro.

Outro bom truque é mexer na alimentação da válvula (o xformer ia chamar isto de ponto de operação). Eu nunca entendi porque os prés mais "bodosos" não usam o artifício de poder selecionar a tensão de alimentação com um "pot". Bom, na verdade eu sei: o problema aqui é que, embora obtenha-se alguns bons resultados de algumas posições do "pot",  há muitas posições onde a diferença é nenhuma e mais ainda posições, onde o som é simplesmente ruim!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Vitor Monteiro/Serviuc
Visitante
« Responder #35 : 15 de Julho de 2015, as 09:52:41 »

Pessoal

Vou montar o reverb do circuito abaixo

https://robrobinette.com/Compact_Reverb.htm

Minha idéia a coloca-lo somente para o clean. o que acham?

 
Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #36 : 15 de Julho de 2015, as 11:53:35 »

Pessoal

Vou montar o reverb do circuito abaixo

https://robrobinette.com/Compact_Reverb.htm

Minha idéia a coloca-lo somente para o clean. o que acham?

 

Voce ja tem a 12AT7?
Registrado
Vitor Monteiro/Serviuc
Visitante
« Responder #37 : 18 de Julho de 2015, as 22:17:54 »

Pessoal

Vou montar o reverb do circuito abaixo

https://robrobinette.com/Compact_Reverb.htm

Minha idéia a coloca-lo somente para o clean. o que acham?

 

Voce ja tem a 12AT7?


Sim, já chegaram todas as válvulas. Estou tentando inserir o modelo no LTspice para simular agora.

O reverb já chegou também. Vou colocar o reverb após o primeiro triodo de entrada.
Registrado
davibsr
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 5



« Responder #38 : 13 de Janeiro de 2018, as 20:24:48 »

Olá tenho um pré amplificador fender twin, queria colocar um power Amp valvulado nele, pude vê que você tem o esquemático desse power Amp separado ele ficaria legal no fender twin?   
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2022, as 11:38:36 por davibsr » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #39 : 13 de Janeiro de 2018, as 21:14:30 »

Olá davibsr

Bem vindo ao Fórum.

Infelizmente sua mensagem terá que ser corrigida por você, pois aqui no fórum não são toleradas abreviações ou internetês. Leia as regras para que você não seja mais advertido, tenha suas mensagens apagadas, ou seja suspenso.

A moderação.
Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.057 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal