Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 01:25:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Compro resistores de carvão ( Carbon Composition )  (Lida 7526 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #15 : 15 de Julho de 2015, as 20:27:38 »

Mas...  resistor de carvão só em uma única loja ( na OPOEN ), mesmo assim só 3 valores de resistência. Aliás, a OPOEN é uma das melhores lojas para se comprar resistor ( preço e disponibilidade ).

Na Opoen eles vendem aqueles sacos enormes com um monte de componentes encalhados, será que em algum não teria desses resistores de carvão ?  

Não sei em que bairro você mora, mas tem algumas lojinhas de componentes eletrônicos em alguns bairros que podem ter componentes velhos como esses. Ex.  Eletrônica Rei do Som (na av. Celso Garcia - só que ele é muito careiro, por isso fica com o estoque sem vender), http://www.powercircuit.com.br/   no Imirim.
Ou esse em Uberlândia:  http://radiolarshop.mercadoshops.com.br/transistores-diodos-resistores-ci-capacitores-potenciometro-1244xJM

Há exatos 40 anos:

« Última modificação: 15 de Julho de 2015, as 21:58:09 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Montanari
Visitante
« Responder #16 : 16 de Julho de 2015, as 09:41:58 »

Na Opoen eles vendem aqueles sacos enormes com um monte de componentes encalhados, será que em algum não teria desses resistores de carvão ? 

Não sei em que bairro você mora, mas tem algumas lojinhas de componentes eletrônicos em alguns bairros que podem ter componentes velhos como esses.

Caro xformer

Então, eu estive conversando com o dono da OPOEN e ele me disse que tinha feito umas promoções com os pacotes de resistores da linha antiga ( CR25 e outras )... e o que encalhou foi jogado no...  no...  LIXO !!!  Huh?   Cry

Bom, daí ele recomendou que eu fosse procurar na loja de seu ex-sócio - a OHMEGA Av Rio Branco, 380 2o. andar. Olha, a OHMEGA põe a OPOEN no chinelo em termos de variedade de resistores mas...  resistor de carvão que é bom...  nada.

Com relação às lojas virtuais, eu posso lhe dizer que gastei infinitas horas de pesquisa na internet. As lojas trabalham com catálogo de resistores das linhas atuais, nada de velharias.

E as lojas de bairro, bem, seria preciso se deslocar até o endereço de cada uma e apresentar um resistor de amostra, entende ? Via de regra, os vendedores nunca viram algo parecido...


Há exatos 40 anos:

Eita !!!
Olha, há quarenta anos atrás eu estava ouvindo Raul Seixas, Deep Purple, Sabbath, Led Zeppelin, Creedence, Beatles...  _....  por que a gente tem que ficar velho, hein Huh?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #17 : 16 de Julho de 2015, as 12:34:34 »

Infelizmente o destino de muitos desses componentes realmente foi o lixo. Conversei outro dia com um técnico de uma oficina de TVs e perguntei de válvulas e ele me disse que também tinha jogado tudo no lixo.  Muitas lojas nem colocam esses componentes no catálogo da loja virtual porque não devem ter muito e acham que ficaram encalhados.
Outro dia fui a uma loja de componentes no Ipiranga com o LeandroDKV e lá tinha uma caixa com muitas válvulas, tratadas como lixo (pelo menos consegui separar algumas 6AL5 valiosas para mim). É nessas lojas que talvez seja possível encontrar essas raridades. Muita loja em cidade do interior também pode ter.

Por que ficamos velhos ? Porque além de poder ter ouvido esses caras que você citou, tivemos a experiência de ter ouvido vinil da época, ter usado telefone com disco, fita cassete, tv a válvula, jogado atari e telejogo Philco, fliperamas, ter visto carburador e platinado em motores, ter tirado habilitação em fusca, ter andado de jipe, jogado pião, ter experimentado molho inglês Jimmy, etc.  Enfim, o que nos torna mais vividos e com mais recordações do que era bom e do que era horrível.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Montanari
Visitante
« Responder #18 : 16 de Julho de 2015, as 13:19:09 »

Muitas lojas nem colocam esses componentes no catálogo da loja virtual porque não devem ter muito e acham que ficaram encalhados.
É nessas lojas que talvez seja possível encontrar essas raridades. Muita loja em cidade do interior também pode ter.

Pura verdade....

Por que ficamos velhos ? Porque além de poder ter ouvido esses caras que você citou, tivemos a experiência de ter ouvido vinil da época, ter usado telefone com disco, fita cassete, tv a válvula, jogado atari e telejogo Philco, fliperamas, ter visto carburador e platinado em motores, ter tirado habilitação em fusca, ter andado de jipe, jogado pião, ter experimentado molho inglês Jimmy, etc.  Enfim, o que nos torna mais vividos e com mais recordações do que era bom e do que era horrível.

cara...  eu tive um telejogo Philco...  e tomava Grapete...  _ 
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #19 : 16 de Julho de 2015, as 14:47:48 »

Olá Montanari,

Apenas como opção (se você decidir comprar na gringa), este foi o vendedor de quem comprei os meus resistores Allen Bradley para dois amps que montei e estou montando (fender 5F1 e marshall JTM):

http://www.ebay.com/sch/bigsmythe74/m.html?_nkw=&_armrs=1&_ipg=&_from=

Os preços não são assim tão caros e ele tem uma variedade enorme de valores, potência e tolerância de 5%.

E bem vindo ao clube dos corôas daqui do Handmades. Smiley


Abraço.  
« Última modificação: 16 de Julho de 2015, as 14:52:25 por Ferro_Velho » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #20 : 17 de Julho de 2015, as 03:00:25 »

Eita !!!
Olha, há quarenta anos atrás eu estava ouvindo Raul Seixas, Deep Purple, Sabbath, Led Zeppelin, Creedence, Beatles...  _....  por que a gente tem que ficar velho, hein Huh?

Sorte que ainda não fiquei velho!!!  Nem tenho cabelo branco..  nem cabelo tenho!!  
Eu sou tao novo que a programar em assembler e basic num TK85!!
Ja fui no show do Taranatiriça, quando o Gordo Miranda era só Miranda.  Tinha Fita K7 demo dos Cascavelletes e do Replicantes e vi Flávio Basso (que virou Júpiter Maça) dando papinha e trocando as fraldas do Charles Master antes do show do TNT.

Naquele tempo, eu consertava pirômetros analógicos tirando esses resistores velhos (direto pro lixo) e substituindo por uns novinhos de filme de carbono.  AC127 e AC128 era velharia e eu não queria nem de graça, só gostava de bc549!

Abraços ai seus coroas!!
Registrado
FRED
Visitante
« Responder #21 : 18 de Julho de 2015, as 21:02:34 »

 Fera, se você for comprar esses resistores na rua, leva um multímetro pra medir eles, pois costumam ter seus valores bem acima da tolerância, mesmo quando ainda novos.

 Agora, esses NKT275 se eu fosse tu pegava sem piscar, dá pra arrebentar uma grana lá no Ebay. Veja se eles tem o pontinho vermelho (são os mais valorizados).
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #22 : 19 de Julho de 2015, as 22:08:39 »

Fera, se você for comprar esses resistores na rua, leva um multímetro pra medir eles, pois costumam ter seus valores bem acima da tolerância, mesmo quando ainda novos.
Pois então.  Os resistores esse que estou mandando pro Montanari vieram ai de um lote de componentes que te comprei!
 Todos tem o valor bem alterado do nominal.  Mas este não seria o maior problema no Fuzz Face.  O ruido deles bem esta grande..  uma chuva.  Alem disso a polarização dança todo o tempo...  bem mais que com resistores metal film.

Agora, esses NKT275 se eu fosse tu pegava sem piscar, dá pra arrebentar uma grana lá no Ebay. Veja se eles tem o pontinho vermelho (são os mais valorizados).
Sobre os transistores  especificamente para o Fuzz face, quanto maior a corrente ICES(com a base curto-circuitada), menor o ganho do sistema. Por isso que os AC128 funcionam bem.  Tem  pouca corrente de fuga para o ganho que apresentam.   Já os AC125 não servem muito.

Abraços.
Registrado
Montanari
Visitante
« Responder #23 : 20 de Julho de 2015, as 01:09:46 »

Agradeço a todos pelas recomendações.

Até o presente momento a compra no exterior parece ser o meio mais viável para adquirir os tais carvõezinhos...  Bem, passando para o próximo nível, tenho que convencer minha esposa a autorizar a compra com o cartão internacional dela... ai, ai...  Toma na Cabeça

Fera, se você for comprar esses resistores na rua, leva um multímetro pra medir eles, pois costumam ter seus valores bem acima da tolerância, mesmo quando ainda novos.

De fato, eu tenho alguns lotes grandes (Allen Bradley 1/2W 5%) de 4k7, 220k, 3k9, 1M e a tolerância oscila bastante.
Com base numa amostragem de 100 resistores testados :
- 15% estão com tolerância de 1%  ( creme do creme ! )
- 35% estão com tolerância até 5%
- 50% estão com valores que oscilam acima de 5% chegando até a 30%
Trocando em miúdos... é preciso comprar um lote grande e separar os bons. Está claro que o valor final de um resistor pode até dobrar em função do descarte dos "ruins", né?
Mas, faz parte do jogo...
Daí a importância de comprar o lote pelo menor preço possível.


O mesmo raciocínio se aplica aos transistores de germânio.

Agora, esses NKT275 se eu fosse tu pegava sem piscar, dá pra arrebentar uma grana lá no Ebay. Veja se eles tem o pontinho vermelho (são os mais valorizados).

Eu vou receber os transistores amanhã, pelo correio.
Confesso que só vou acreditar nestes NKT275 depois de testá-los pelo método do R.G.Keen...  até lá eles não passam de uma simples promessa...  Wink

Eu vou postar as minhas impressões aqui depois de ouví-los instalados no circuito do Fuzz Face.


Pois então.  Os resistores esse que estou mandando pro Montanari vieram ai de um lote de componentes que te comprei!
 Todos tem o valor bem alterado do nominal.  Mas este não seria o maior problema no Fuzz Face.  O ruido deles bem esta grande..  uma chuva.  Alem disso a polarização dança todo o tempo...  bem mais que com resistores metal film.

Oi Patines, se eles estão com ruído elevado melhor ainda ! eheheh.... Pois este vai ser mais um teste interessante para o meu projeto. Eu preciso entender melhor o efeito do ruído e acho que esta pode ser uma boa experiência.


Abraço a todos ! 
Registrado
ricardox
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 33

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 0


« Responder #24 : 20 de Julho de 2015, as 20:15:13 »

Falando sobre esses resistores carbon composition, queria fazer uma pergunta referente ao JTM45, quero dar início neste projeto em outubro.

Estou fazendo uma pesquisa de valores e esta complicado obter todos os resistores com o mesmo fornecedor.

Os resistores para o JTM45 na potência de 1/2W são nos seguintes valores:
- 02pc - 820R
- 01pc - 27K
- 01pc - 56K
- 04pc - 68K
- 02pc - 100K
- 02pc - 270K
- 02pc - 1M

E potência de 1W são:
- 01pc - 470R
- 01pc - 1K
- 04pc - 1.5K
- 01pc - 2.7K
- 04pc - 5.6K
- 01pc - 10K
- 01pc - 15K
- 01pc - 33K
- 01pc - 47K
- 01pc - 68K
- 01pc - 82K
- 02pc - 100K
- 01pc - 150K
- 03pc - 470K
- 02pc - 1M

Gostaria de saber se alguém daqui possui esses resistores, pois para importar esta ficando cada vez mais complicado, somente quando não tem outra alternativa.

Obrigado a todos.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #25 : 20 de Julho de 2015, as 20:20:27 »

Falando sobre esses resistores carbon composition, queria fazer uma pergunta referente ao JTM45, quero dar início neste projeto em outubro.

Mas você quer montar o amplificador com esses resistores de composto de carbono ? Achei que eram só para pedais que geram ruído, não sei se vale a pena colocar ruído no amplificador.  Melhor usar os de filme metálico.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
ricardox
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 33

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 0


« Responder #26 : 20 de Julho de 2015, as 22:29:21 »

Li alguns artigos sobre o ruído desses resistores, porém falam-se muito sobre resistores falsificados e antigos que começam realmente a dar problemas de ruído, no meu caso vou usar de filme metálico somente na parte de bias e o restante de composto de carbono para manter o visual e os componentes o mais original possível, não tenho dúvidas que os resistores de filme metálico são superiores, mas é somente por questão de originalidade mesmo, mas obrigado pela dica Xformer.

Vou deixar os de filme metálico para os amplificadores mais modernos e de alto ganho _.

Abraço
Registrado
FRED
Visitante
« Responder #27 : 20 de Julho de 2015, as 22:52:01 »

Sobre os transistores  especificamente para o Fuzz face, quanto maior a corrente ICES(com a base curto-circuitada), menor o ganho do sistema. Por isso que os AC128 funcionam bem.  Tem  pouca corrente de fuga para o ganho que apresentam.   Já os AC125 não servem muito.
Abraços.

Já eu nunca peguei AC128 que prestasse. Acho os AC125 mais amigáveis, inclusive em alguns locais na Internet, vejo eles como substitutos dos NKT275. Mas já peguei um saco com 150 desses AC125 da Tunsgram e não gostei deles. Confio mais naqueles da Philips, além dos clássicos OC4x, OC7x, 2N404, 2sa17 e os 2SB.
Registrado
Montanari
Visitante
« Responder #28 : 21 de Julho de 2015, as 07:41:52 »

Os resistores para o JTM45 na potência de 1/2W são nos seguintes valores:
- 02pc - 1M

Gostaria de saber se alguém daqui possui esses resistores, pois para importar esta ficando cada vez mais complicado, somente quando não tem outra alternativa.

Olá ricardox, olha eu estou enfrentando a mesma dificuldade.

No momento, eu poderia ceder 2 resistores de 1M 1/2 ( Allen Bradley ) que tenho na minha ( ainda ) modesta reserva. Eles são NOS e já vão com os valores checados no multímetro. Se quiser, mande uma mensagem para o meu usuário e aí acertamos.

Infelizmente não tenho nada dos outros valores ainda, mas olha...  se você fizer uma encomenda, pode ter certeza que eu recomprarei todo o seu excedente, combinado ?




Confio mais naqueles da Philips, além dos clássicos OC4x, OC7x, 2N404, 2sa17 e os 2SB.

FRED, eu tenho alguns OC47 e OC80 ( alguns com baixo valor de fuga ), você já os utilizou ? Qual foi sua impressão em comparação aos ACs ?

Todos os datasheets que eu consultei mostram os OC44 / OC75 como A.F. e os OC47 / OC80 como R.F. (teoricamente estes últimos seriam um pouco mais ruidosos...)

-----
Eu vou receber os transistores amanhã, pelo correio.
Confesso que só vou acreditar nestes NKT275 depois de testá-los pelo método do R.G.Keen...  até lá eles não passam de uma simples promessa...  Wink



"Nem tudo que reluz é ouro", vovó já dizia...

Fui enganado por um vendedor de internet inescrupuloso...  Eu encomendei 10 NKT275 e o sujeito me mandou 10 AC188... que raiva  Bufando

E mais, o pilantra ainda teve a cara de pau de mandar um bilhetinho escrito assim :

NKT275  =  AC188   


Ô sujeito, viu ?!?!   Batendo Cabeça Batendo Cabeça
Claro, não foi a primeira vez que fui ludibriado na internet, e nem será a última também...  Bem, depois que a raiva passar talvez eu até de umas boas risadas...
« Última modificação: 21 de Julho de 2015, as 19:17:20 por Montanari » Registrado
Montanari
Visitante
« Responder #29 : 28 de Julho de 2015, as 17:31:22 »

Os resistores esse que estou mandando pro Montanari vieram ai de um lote de componentes que te comprei!

Resistores recebidos ! Valeu Patines !
Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.072 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal