Pessoal, vim aqui perguntar uma coisa que pra vocês deve ser besta hehehehee...
Seguinte, tava querendo colocar uns LED's no pedalboard que um amigo fará pra mim, como devo proceder? Eu pensei em fazer algo análogo ao que fazemos aos pedais, colocar um dropdown resistor pro led não queimar e alimentar com 9V com uma Bateria ou fonte mesmo.
Acho que esse seria o pior caminho, certo?
Se sim, teria que ligar 1 resistor para cada led e ligá-los em série? Eu fecharia o circuito de leds ligando a última perninha do último LED no terra do plug de bateria ou jack de fonte certo?
Estou viajando completamente?
Obrigado,
Felipe.
Gobbi, meu pedalboard tem uma iluminação desse tipo. Eu a fiz a muito tempo, tá funcionando até hoje, é fácil de fazer e os resultados são excelentes.
O que você precisa: - Leds de alto brilho (15.000 mcd) da cor de sua preferência;
- Uma fonte de alimentação com corrente igual ou superior ao arranjo dos leds (não recomendo baterias);
- 1 resistor para o arranjo (leds em paralelo com um resistor só) ou vários resistores de 1K (no caso cada led Terá sua própria resistência. Geralmente fornece brilho maior);
- espaguete termo retrátil ou fita isolante pra dar acabamento nas conexões dos leds;
- Muito, muito cabo tipo par-de-fio (esses usados nas fontes de pedais, uma via tem uma listra branca);
Escolha como vai ligar os Leds: Paralelo ou paralelo com resistência individual (depois explico porque série não entra):*para efeito de cálculo vou considerar a corrente do led de alto brilho como 70mA e queda de tensão 3V.
Leds em Paralelo: Um resistor para todo o arranjo, nessa configuração, cada led é ligado com positivo( anodo) no positivo que vem do resistor, e negativo (catodo) no negativo da fonte.
Nesse caso o valor da resistência será (um resistor para todo o arranjo):
R=
V - 3V , onde V é a tensão da fonte, 3V é a queda de tensão no Led,
70mA x n 70mA é o consumo do Led e n é o n° de Leds do arranjo.
Supondo que você queira utilizar 10 Leds em paralelo usando uma fonte de 12V:
R=12V-3V/70mAx10 Leds = 9V/700mA = é igual a aproximadamente 0,013K Ohms que equivale 13 Ohms, mas como esse valor não é comercial, você pode utilizar um resistor de 15 Ohms ou 10 Ohms.
* Esse resistor deve ser ligado na saída +12V da Fonte de alimentação.
Em paralelo com resistência individual para cada led:É parecida com a outra, só que cada led vai ter um resistor no seu terminal positivo. nesse caso, os resitores podem ser de 1K (valor comum para esses Leds). Lembrando que nesse caso o brilho do Led vai ser maior porque ele terá um valor individual de corrente para ele, isso significa que no caso dele sofrer alguma avaria em sua resistência interna e puxar mais corrente ele não vai interferir no brilho dos outros Leds (Ufa!).
Tá, mais qual é a corrente da Fonte?Simples, pela lei de Ohm:
I=V/R --- I = 12V/15 Ohms = 0,8A ou 800mA. Ou você pode multiplicar as correntes dos Leds, assim 10 x 70mA = 700mA.
Porque não usar leds em série:Se um queimar , apaga tudo, igual o Renan disse.
Qualquer outra dúvida, é só falar!