Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 01:30:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Novos Layouts preamp JCM800 IALL 10.5  (Lida 23284 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #15 : 29 de Julho de 2015, as 17:53:44 »

 guhjurisato

As conexões dos filamentos parecem corretas. A largura dessas trilhas pode ser aumentada um pouco. Parece também que a conexão de terra está isolada, Não se comunica com os outros terras. Lembre-se que você em bastante espaço nessa placa e os componentes podem ser colocados mais "à vontade".

Falta agora o Resistor que eu falei, em série com a entrada HT . Se a tensão do IALL for de 380v e o pré precisa de 340v , um resistor de 6,8k vai deixar a tensão do pré próxima desse valor.

No seu pré amp também não estou vendo os capacitores de desacoplamento do HT do pré. Os originais seriam de 47uF/400v. Como você vai utilizar a fonte do IALL , é fundamental a presença deles.

Abs
Registrado
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #16 : 29 de Julho de 2015, as 17:55:13 »

Eu não tinha entendido que do JCM é só a parte do pré. Descubra no esquema (se tiver algum) de quanto é a tensão DC no último estágio (B+) do pré. Pode ser que a fonte do IALL possa fornecer a tensão necessária para o pré JCM.

Vou colocar o esquematico do preamp do JCM agora mesmo!

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

-----
guhjurisato

As conexões dos filamentos parecem corretas. A largura dessas trilhas pode ser aumentada um pouco. Parece também que a conexão de terra está isolada, Não se comunica com os outros terras. Lembre-se que você em bastante espaço nessa placa e os componentes podem ser colocados mais "à vontade".

Falta agora o Resistor que eu falei, em série com a entrada HT . Se a tensão do IALL for de 380v e o pré precisa de 340v , um resistor de 6,8k vai deixar a tensão do pré próxima desse valor.

No seu pré amp também não estou vendo os capacitores de desacoplamento do HT do pré. Os originais seriam de 47uF/400v. Como você vai utilizar a fonte do IALL , é fundamental a presença deles.

Abs

Então Matec, realmente o IALL é 190-0-190 e não 380 como eu havia dito. o pré é 340, e tem uma fonte separada, e nessa fonte ele já retifica os 12V para os filamentos, por isso que eu havia deixado os filamentos com 12V. Agora não sei quais mudanças vou ter que fazer na fonte. Ou apenas retiro a parte de retificação dos filamentos?

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 29 de Julho de 2015, as 17:58:37 por guhjurisato » Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #17 : 29 de Julho de 2015, as 17:59:44 »

Pelo esquema, tem B+ de 340Vdc (no anodo do V2B). Esse valor é muito alto pra fonte do IALL. Veja que com 190Vac x 1,41 = 267Vpico, que é bem abaixo dos 340Vdc para o pré do JCM.  Tem que fazer outra fonte (mas de baixa corrente) para o pré, ou reformular todo o circuito do pré pra aceitar a tensão que a fonte do IALL consegue fornecer.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #18 : 29 de Julho de 2015, as 18:09:42 »

Pelo esquema, tem B+ de 340Vdc (no anodo do V2B). Esse valor é muito alto pra fonte do IALL. Veja que com 190Vac x 1,41 = 267Vpico, que é bem abaixo dos 340Vdc para o pré do JCM.  Tem que fazer outra fonte (mas de baixa corrente) para o pré, ou reformular todo o circuito do pré pra aceitar a tensão que a fonte do IALL consegue fornecer.

Sim, por isso eu ja vinha pensando em fazer a fonte separada, e assim seria transformadores separados. Acho que por enquanto é a melhor maneira, para fazer eles.
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #19 : 29 de Julho de 2015, as 18:10:15 »

Eu acho que uma placa de face simples seria mais amigável para a maioria dos handmakers produzir em casa, mas ai você quem decide.

Outra coisa: montei um power separado (do P1 da AX84 com possibilidade de usar el84 ou 6v6) pra testar alguns prés e estou bem feliz com o resultado.
« Última modificação: 29 de Julho de 2015, as 18:12:06 por RicardoVasconcelos » Registrado
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #20 : 29 de Julho de 2015, as 18:12:56 »

Eu acho que uma placa de face simples seria mais amigável para a maioria dos handmakers produzir em casa, mas ai você quem decide.

Outra coisa: montei um power separado (do P1 da AX84 com possibilidade de usar el84 ou 6v6) pra testar alguns prés e estou bem feliz com o resultado.

Sem duvida, é que fazer uma placa face simples, sem nenhum jumper está sendo dificil... Posso fazer ela com o jumper e disponibilizar também.
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #21 : 29 de Julho de 2015, as 18:19:50 »


Então Matec, realmente o IALL é 190-0-190 e não 380 como eu havia dito. o pré é 340, e tem uma fonte separada, e nessa fonte ele já retifica os 12V para os filamentos, por isso que eu havia deixado os filamentos com 12V. Agora não sei quais mudanças vou ter que fazer na fonte. Ou apenas retiro a parte de retificação dos filamentos?

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

As informações não estavam corretas.

Pelo visto terá que ser mesmo 2 módulos separados, como disse o Ferro_Velho. Faça essa fonte que está acima. Como o HT do Iall não é o melhor para o pré  JCM800 mantenha o circuito como estava antes.

Só um detalhe, não é a melhor coisa fazer o terra como passagem de corrente de filamento. Uma trilha separada ainda é melhor.

Como o xformer disse , é melhor partir do esquema do que do layout.
Aguardamos seus novos desenvolvimentos.

Abs
Abs
Registrado
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #22 : 29 de Julho de 2015, as 18:22:42 »


Então Matec, realmente o IALL é 190-0-190 e não 380 como eu havia dito. o pré é 340, e tem uma fonte separada, e nessa fonte ele já retifica os 12V para os filamentos, por isso que eu havia deixado os filamentos com 12V. Agora não sei quais mudanças vou ter que fazer na fonte. Ou apenas retiro a parte de retificação dos filamentos?

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

As informações não estavam corretas.

Pelo visto terá que ser mesmo 2 módulos separados, como disse o Ferro_Velho. Faça essa fonte que está acima. Como o HT do Iall não é o melhor para o pré  JCM800 mantenha o circuito como estava antes.

Só um detalhe, não é a melhor coisa fazer o terra como passagem de corrente de filamento. Uma trilha separada ainda é melhor.

Como o xformer disse , é melhor partir do esquema do que do layout.
Aguardamos seus novos desenvolvimentos.

Abs
Abs

Você acha melhor então, fazer uma trilha de terra pela placa, ao invés de usar o ground por ela toda? Por segurança ou por causa de ruidos?
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #23 : 29 de Julho de 2015, as 18:48:14 »

O terra é uma trilha de referência. Todos os circuitos estão baseados nela. Cada seção de uma 12ax7 drena uma corrente de aproximadamente 1,5mA por tríodo, e isso é bem pouco.

Quando você conecta os filamentos ao terra, começa a passar pelos mesmos condutores uma corrente de 150ma por válvula em 12,6v. Ou seja, 100 vezes mais corrente. Se for em AC é pior ainda, pois aí é que haverá uma corrente oscilante de alta intensidade nessa trilha.

Não há dúvida que alguma influência isso vai ter no circuito.

Por isso o mais simples e lógico é ter trilhas exclusivas só para os filamentos.

 Smiley
« Última modificação: 19 de Abril de 2017, as 18:28:46 por Matec » Registrado
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #24 : 29 de Julho de 2015, as 19:20:42 »

Matec, adicionei essa trilha de GND para os filamentos, separado do outro GND, isso alimentando as valvulas com 12V.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #25 : 29 de Julho de 2015, as 21:21:40 »

Olá

O circuito dos filamentos parece correto.

No circuito original do JCM800 há um capacitor de filtragem do HT que não está no esquema que você postou acima. É um capacitor de 47uF/400v que no seu layout ficaria o positivo ligado à trilha que liga R9 à R15 , e o negativo ao terra.

Tem gente que não gosta deles, mas para mim jumpers são componentes. O melhor que você pode fazer por eles é deixá-los pequenos e que façam um caminho reto. Isso facilita bastante a montagem da placa.  

 Smiley
« Última modificação: 19 de Abril de 2017, as 18:27:46 por Matec » Registrado
V.O.A.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 14



« Responder #26 : 30 de Junho de 2016, as 16:41:45 »

Como ficou o layout? Existe algum novo tópico com a continuação?
Registrado

____________________________
V.O.A. - Vinícius Ossanes Aquino
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #27 : 30 de Junho de 2016, as 16:46:27 »

Como ficou o layout? Existe algum novo tópico com a continuação?

olá, acabei não prosseguindo com o projeto. Preciso verificar nos meus documentos se tenho os arquivos todos salvos, e se alguem se interessar posso postar no forum
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
V.O.A.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 14



« Responder #28 : 30 de Junho de 2016, as 16:48:30 »

Acho que tudo é sempre útil... Mas só por curiosidade: Por que vc parou com o projeto?
Registrado

____________________________
V.O.A. - Vinícius Ossanes Aquino
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #29 : 30 de Junho de 2016, as 17:11:01 »

a princípio pelo custo dos transformadores, e voltei para o Brasil, o que encareceu mais ainda as coisas. Pretendo montar um projeto desses ainda, mas estou sem tempo.  Cry
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal