Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 11:05:04


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Potenciomentros Diferença prática  (Lida 18335 vezes)
hidamen
Visitante
« : 26 de Outubro de 2009, as 10:25:46 »

Ola Galera,

Por aqui onde moro esta complicado encontrar alguns valores de pots e quando encontrados normalmente não são log/Lin, ou seja o correto.

Gostaria de saber as diferenças práticas ou seja o que isot realmente afeta no som, pois sei como em teoria funciona, pois não sei se esta questão dos pots é mais uma lenda ou tem realmente funcionalidade prática.

Abraços
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 26 de Outubro de 2009, as 11:07:53 »

Ola Galera,

Por aqui onde moro esta complicado encontrar alguns valores de pots e quando encontrados normalmente não são log/Lin, ou seja o correto.

Gostaria de saber as diferenças práticas ou seja o que isot realmente afeta no som, pois sei como em teoria funciona, pois não sei se esta questão dos pots é mais uma lenda ou tem realmente funcionalidade prática.

Abraços

A idéia fundamental do pot é regular alguma variável do pedal (volume, tom, ganho, rate, etc) e ter dele um sentimento visual da posição desta variável. Se estamos na metade do volume, em 1/3 da frequencia, no ganho máximo. Outro fator importante é a sensibilidade a mudança, ou a relação de linearidade do botão. Ninguém gosta de girar o botão um pouquinho e o volume reagir muito, depois continuar girando e o volume quase não se alterar.

Assim, dependendo da grandeza sendo controlada, necessita-se de um pot logarítmico ou linear. Sempre para dar a sensação ao operador de estar variando suavemente e linearmente o controle.

Resumindo, usar um tipo ou outro de POT está bem longe de ser uma das muitas lendas que ouvimos por ai (e aqui).

Em geral, as regras para POTs são:

- controle de tom: linear
- volume: log
- frequencia: linear
- velocidade: linear
- ganho: linear, log e revese-log
- balanço: linear

claro que tudo isto depende do circuito.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
hidamen
Visitante
« Responder #2 : 26 de Outubro de 2009, as 11:12:27 »

Obrigado Hgamal,

Entendi, o resultado no final das contas é apenas a curva em si, como o som vai mudar a medida que vc abre o pot.

Saquei

Abraços

Ola pessoal,

Alguem conhece alguma loja nacional que tenha realmente estes pots, tanto "A" quanto "B" de varios valores.

É meio complicado manter a organização de vários pedidos em várias lojas diferentes, eu pessoalmente pra não me perder costumo pegar tudo em uma loja apenas no máximo em duas, ficar pedindo picado não é bom pra mim.

Abraços a todos
« Última modificação: 31 de Outubro de 2009, as 15:21:14 por Plautz » Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #3 : 26 de Outubro de 2009, as 16:46:31 »

Na solda fria tem, mas não sei quanto a variedade...

A Milcomp tem bastante pots tanto A quanto B...
Registrado
hidamen
Visitante
« Responder #4 : 26 de Outubro de 2009, as 17:05:00 »

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) Big,

Obrigado pela indicação.

Abraços
Registrado
007
Visitante
« Responder #5 : 26 de Outubro de 2009, as 20:39:06 »

Vou aproveitar o tópico para fazer um  pergunta:
 Onde encontro potenciômetros  duplos , sendo  concêntricos ou não?
Registrado
FRED
Visitante
« Responder #6 : 26 de Outubro de 2009, as 21:03:21 »

cara tem alguns na milcomp (mais barato) e também na rei do som (apesar de eu ter achado um pouco caro), dá uma pesquisada por aí...
Registrado
hidamen
Visitante
« Responder #7 : 27 de Outubro de 2009, as 08:44:48 »

Mais um detalhe gente,

Me recordo de ter lido pela net que os pots A/B que são fabricados nos US são ao contrário do que significam no brasil, ou seja B que é Linear no caso de pots vindos do US B seria logaritmo ?!

Ou isto é uma lenda, acho que li isto no cifra club algo assim, se eu não me engano o sistema de A/B é padrão mundial pra evitar problemas !!!

Abraços
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #8 : 27 de Outubro de 2009, as 13:11:34 »

Eu acredito que isso seja lenda, pois o "A" significa "audio", e já o "B" eu não sei o que significa.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
hidamen
Visitante
« Responder #9 : 27 de Outubro de 2009, as 16:22:28 »

Ola Jairo,

Leia esta matéria.
http://trombeta.cafemusic.com.br/trombeta.cfm?CodigoMateria=1172

Abraços
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #10 : 28 de Outubro de 2009, as 11:29:31 »

Muito boa a matéria e poderia virar apostila. Quanto ao "B" nos pots eu sabia que era um valor linear, só não sei o que esse "B" significa, já que o "A" quer dizer "audio".
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
hidamen
Visitante
« Responder #11 : 28 de Outubro de 2009, as 11:39:01 »

Ola Jairo,

O "A" quer dizer Logaritmo, o "B" Linear .

O que eu queria saber é se este padrão que eu te descrvi acima, é padrão mundial.

Abraços
« Última modificação: 28 de Outubro de 2009, as 13:21:31 por hidamen » Registrado
Emerson_SNK
Visitante
« Responder #12 : 28 de Outubro de 2009, as 18:23:44 »

Eu aprendi que potenciômetros podem ser divididos em varios tipos tanto quanto a construção mecanica como elétrica, sendo nesse caso dois tipos principais:

Potenciometros lineares: onde o valor da resistência é proporcional a posição do cursor. são normalmente usados em controles de tonalidade balanço e pan.

Potenciometros logarítmicos: com o valor da resistencia variando exponencialmente em relação a posição do cursor (existem varios tipos de curvas dependendo da aplicação). Em equipamentos de audio são usados em controles de volume e faders, para compensar as caracteristas não lineares de nossa audição.

Normalmente:
A = curva logarítmica (log ou audio)

B = curva linear (lin)


(existem outros tipos - curvas C, D e E - mas não há um padrão mundial, o que gera muita confusão)


Li em várias fontes pela internet que os potenciômetros de ação logarítimica são identificados pela letra "A" em seu corpo, enquanto os de ação linear pela letra "B". O que ocorre é que em toda loja que eu vou os potenciômetros marcados com a letra A são vendidos como sendo lineares, e os de letra B, logarítmicos

Só que fiz uma pesquisa no Google e encontrei um post de outro fórum onde diziam que alguns potenciometros fabricados no brasil têm as letras invertidas (A para linear, B para log). Acabo de testar com um multímetro o potenciometro que eu comprei. Na carcaça está escrito: "100KA 715. IND. BRAS.". Com o cursor na metade da trilha (12h), o valor lido é 50K. Então é LINEAR!!!

É complicado distinguir esses potenciômetros, a solução seria levar o multimetro e os testar na loja hehehe

o gráfico da curva dos dois tipos de pots:



os outros tipos de curvas:

« Última modificação: 31 de Outubro de 2009, as 15:21:31 por Plautz » Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #13 : 30 de Outubro de 2009, as 16:36:26 »

Se estão vendendo pots "A" como lineares, então é hora de procurar o Decon, pois estamos sendo vítimas de um estelionato, pois sempre comprei "A" como logarítmico. O sufixo "A" é "audio" (logarítmico) em inglês, e o sufixo "B" (linear, em português) em inglês significa o quê?
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
plautz
Visitante
« Responder #14 : 30 de Outubro de 2009, as 17:01:08 »

Se estão vendendo pots "A" como lineares, então é hora de procurar o Decon, pois estamos sendo vítimas de um estelionato, pois sempre comprei "A" como logarítmico. O sufixo "A" é "audio" (logarítmico) em inglês, e o sufixo "B" (linear, em português) em inglês significa o quê?

Vai fazer o departamento de defesa do consumidor entender isso!

Fabricantes de componentes colocam o que bem quiserem na nomenclatura. Isso quando não falsificam mesmo, na cara dura.

Pelo que eu sei, A é Log, e B é Lin, para os nacionais, e para os importados é ao contrário.

Dizer que "A" é audio é complicado, justamente pelo que disse aí em cima.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal