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Autor Tópico: Acabamento em baixo relevo (etching)  (Lida 9411 vezes)
Finck
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« Responder #15 : 15 de Maio de 2017, as 22:31:06 »

Se a imagem não for vetorizada (ou seja, formato BMP, JPG, GIF e afins), podes usar o Gimp, que é gratuito e completo. Não me lembro se ele deixa importar PDF direto, mas é provável que sim.
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Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
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« Responder #16 : 16 de Maio de 2017, as 00:06:42 »

Qual programa vocês usam para fazer o desenho e imprimir espelhado? Estou querendo testar essa técnica, porém não sei como imprimir o desenho a ser transferido na caixa.
Acho que a maioria dos drivers de impressora tem essa opção, independentemente do programa utilizado.
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notreve
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« Responder #17 : 16 de Maio de 2017, as 07:56:49 »

Qual programa vocês usam para fazer o desenho e imprimir espelhado? Estou querendo testar essa técnica, porém não sei como imprimir o desenho a ser transferido na caixa.


Eu costumo vetorizar todas a imagens usando o Inkscape, em seguida, com essas imagens eu monto o desenho no Libre office, e por fim, imprimo um pdf espelhado usando o Pdf Creator na função "Saída Espelhada".

As vezes também uso o gimp pra modificar alguma coisa.
« Última modificação: 16 de Maio de 2017, as 10:22:02 por notreve » Registrado

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« Responder #18 : 16 de Maio de 2017, as 09:29:46 »

Outra dúvida é como colocar o fundo preto e o desenho em branco para o processo de corrosão. Existe alguma opção nos programas citados que faz isso?
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« Responder #19 : 16 de Maio de 2017, as 09:40:25 »

Outra dúvida é como colocar o fundo preto e o desenho em branco para o processo de corrosão. Existe alguma opção nos programas citados que faz isso?
Opção criar negativo.
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« Responder #20 : 16 de Maio de 2017, as 11:01:30 »

Recentemente, eu criei coragem para fazer o etching na caixa do meu pedal.

Fiz a arte usando Photoshop, imprimi em papel Glossy e fiz transferência térmica utilizando o ferro de passar roupas. Fiz um lado em baixo relevo e o outro lado em alto relevo.

Abaixo segue o resultado (tive umas pequenas falhas na transferência, mas fiquei muito feliz com o resultado - para piorar, os furos da caixa já estavam feitos).





Com a caixa pintada:
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« Responder #21 : 16 de Maio de 2017, as 11:57:57 »

Ficou legal, stash!!!

Qual técnica de corrosão você usou? Percloreto de sódio?
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« Responder #22 : 16 de Maio de 2017, as 12:06:22 »

Outra dúvida é como colocar o fundo preto e o desenho em branco para o processo de corrosão. Existe alguma opção nos programas citados que faz isso?

Se estiver usando o GIMP, com o desenho já em preto e branco, basta selecionar tudo, ir no menu Cores - Inverter.
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« Responder #23 : 16 de Maio de 2017, as 13:30:56 »

Olá AMPERX.
Eu usei o percloreto de ferro. Eu comprei uma solução líquida já pronta (prá não fazer a mistura do pó do percloreto de ferro), e apliquei a arte em cima da caixa e fiz a corrosão.

No spoiler está o link da loja em que eu comprei o produto.


Fiz o processo por uns 5 minutos mais ou menos. Olhando agora, sei que para uma próxima eu deixo uns 2 minutos a mais.
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« Responder #24 : 16 de Maio de 2017, as 13:45:34 »

Bacana stash.

Eu até tenho o percloreto aqui, e já fiz algumas corrosões usando essa técnica. Mas receio que eu esteja deixando tempo demais... na verdade, (e aqui vai a dica pra quem deseja se aventurar nessa técnica e evitar o indesejado) eu queria uma corrosão mais profunda e resolví deixar mais tempo, só que com isso (se não me engano, deixei corroendo por cerca de uma hora e meia), o alumínio começa a "fritar", e isso acometeu algumas partes que não deveriam ser corroídas, além de deixar a parte corroída com uma coloração meio avermelhada e escura.

Então, da próxima vez, vou deixar corroendo por menos tempo e ver se fica bom.
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« Responder #25 : 16 de Maio de 2017, as 14:14:57 »

Não sou um expert na corrosão, mas faço da seguinte maneira:

- use percloreto usado. Quanto mais usado, melhor o controle da corrosão (e mais demorada ela se torna). Faça a transferência térmica de toner, cubra as laterais da caixa com fita adesiva e faça retoques necessários com esmalte de unha.
- mergulhe a caixa no percloreto, segurando-a com a mão. Deixe por uns 3 a 5 segundos, retire e mergulhe de novo, para "agitar" o percloreto.
- assim que a caixa começar a esquentar, retire-a e coloque debaixo de uma torneira para lavar os resíduos da corrosão. Para isso, pode usar uma escova de dentes velha e passar levemente sobre a corrosão, ou os dedos mesmo. Você vai ver que sai bastante "sujeira".
- repita todo o processo até conseguir a profundidade desejada ou até notar que a corrosão está ocorrendo em locais que você não quer que ocorra.
- enxague bem a caixa ao final. Remova o toner com acetona e faça a pintura que desejar.

Dessa maneira, você consegue fazer uma corrosão rápida e mais controlada. O processo todo não demora muito. Nunca marquei o tempo, mas do jeito que eu descrevi não demora 30 minutos, dependendo do seu percloreto.

O que acredito que ocorreu no seu caso foi que você deixou a caixa por muito tempo no percloreto. A corrosão do alumínio é bastante, digamos assim, violenta (como você mesmo mencionou, o alumínio parece "fritar"). Ocorre muita liberação de calor, a caixa esquenta demais, e isso afeta o toner, que desgruda da caixa e deixa de proteger as áreas que estavam protegidas. E quando digo muito tempo, não é por causa da uma hora e meia, alguns minutos em contato com o percloreto são suficientes para que a caixa aqueça demais. Por isso eu retiro a caixa quando ela começa a esquentar. Além disso, como (acredito que) você não retirou os resíduos da corrosão, eles ficam acumulados e atrapalham o processo, por isso é necessário o enxague. Já a cor avermelhada acredito que se trate de um restinho de percloreto que ficou na caixa e continuou agindo no alumínio. Digo isso porque, em uma das minhas corrosões, a caixa estava na cor de alumínio, mas depois de um dia ou dois ela começou a ficar com esse tom avermelhado, parecido com o tom do começo da corrosão do cobre.
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« Responder #26 : 16 de Maio de 2017, as 15:36:21 »

Então, da próxima vez, vou deixar corroendo por menos tempo e ver se fica bom.

Acredito que o percentual da solução influa diretamente nesta "profundidade" da corrosão (pois no meu caso abri o frasco e foi o primeiro uso).

Da minha experiência, a caixa realmente ficou muito quente, eu quase não conseguia segurá-la (tanto que vendo o tutorial deste link https://dl.dropboxusercontent.com/u/3565959/%5BTutorial%5D%20Making%20a%20Multicolor%20Etching.pdf  fiz os "pezinhos" de palitos de fósforo para a caixa e aí fiquei agitando ela durante os 5 minutos (em nenhum momento eu retirei a caixa e fiz a remoção da parte já corroída).

Basicamente o processo que o marcao_cfh  citou (só não tirei a caixa para o enxágue).

O que eu fiz depois da corrosão, para "anular" os resíduos do percloreto foi colocar um tanto de bicarbonato de sódio em um pouco de água e mergulhar a caixa e lavá-la bem com esta solução e depois com água limpa, para remover qualquer resíduo do percloreto.
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« Responder #27 : 16 de Maio de 2017, as 16:56:30 »

Em muitos tutoriais ví apenas a pintura da parte que foi corroída, deixando a caixa sem pintura, no próprio alumínio mesmo. Existe alguma técnica para pintar a caixa de uma cor diferente depois de pintar a área corroída?
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« Responder #28 : 16 de Maio de 2017, as 17:44:29 »

Eu fiz a pintura da área corroída, e depois passei um verniz, para tentar manter o alumínio sem ficar com aquela cor fosca.

Mas o que eu vi num tutorial é que fizeram tipo uma "máscara" com fita crepe e papel nas áreas que não se deseja pintar.
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« Responder #29 : 16 de Maio de 2017, as 20:48:23 »

bom, meu modo/procedimento pra fazer uso dessa técnica:
(lembrando que deu certo comigo, talvez não de certo com todos..)

Primeiro, crio a arte, usando o Inscape(vetorização), o Libre office(alinhar o desenho) e imprimindo no pdf creator no modo espelhado.

imprimo o PDF criado em papel glossy, normal para fotos mesmo, nunca me atentei a gramatura.

Para transferir para o alumínio, primeiro passo palha de aço na caixa (bombril costuma ser o melhor...rs) (tanto em caixas hammond ou conduletes).

importante, não costumo usar sabão junto ao bombril, a transferência acaba não sendo 100%,o toner não gruda direito, não sei o porque disso.

geralmente só o bombril no seco mesmo, ate ficar bem liso.

em seguida colo o papel glossy na caixa e passo o ferro de passar roupa no modo 2 ou 3, por uns 8 minutos.
após isso, jogo a caixa em um recipiente com água, e espero um pouco, coisa de uns 5 min.

o papel começa a se soltar, então vou retirando pouco a pouco,
geralmente ele não sai inteiro, ficando lascas de papel grudadas ao alumínio.

depois do papel soltar quase tudo o papel, deixo secar pra ver as partes vazadas do desenho onde ainda ficou algum resto de papel/resina, e com um estilete ou chave de fenda bem fina, vou arranhado essas partes ate ficar só o desenho.

feito isso, hora de corrigir as partes do desenho, para isso, uso um esmalte de unha,
(geralmente sem ninguém ver, da pra pegar da esposa, mãe ou irma...rs) (e sei que vocês vão me zoar nessa parte...rs)


depois de corrigir todo o desenho, passo fita crepe nas laterais, passo mais um pouco do esmalte nas beiradas no encontro da fita com o alumínio.

Para corroer, eu costumo usar percloreto novo mesmo, deixando a caixa por ate 25 min, mais que isso só quando o percloreto é mais usado.

depois disso , é só retirar a caixa, lavar com palha de aço e sabão (nessa parte pode...rs), lixar as laterais e aplicar algum Prime ou tinta.

uma vez experimentei aquecer um percloreto antigo, mas não deu nada certo, o calor do percloreto soltou a tinta do desenho, e o resultado foi desastroso...rs

usar também desenhos com detalhes pequenos de mais pode não dar muito certo, dependendo de como foi a transferência e do estado do percloreto, pode de acontecer de não ficar legal.

(Citei acima o uso de conduletes, é uma boa alternativa, porem acredito que o alumínio das hammod tenha maior pureza, logo é menos rígido, e por isso, corroe melhor. Nas conduletes, notei que a liga é bem mais rígida, devido talvez por ter mais impurezas, e por isso tem uma corrosão mais lenta, mas também da certo, apenas deve-se usar um percloreto novo.)

abaixo alguns resultados:

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« Última modificação: 18 de Maio de 2017, as 08:06:30 por notreve » Registrado

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