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Autor Tópico: Acabamento em baixo relevo (etching)  (Lida 9408 vezes)
ThiagoFerri
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« : 11 de Agosto de 2015, as 00:43:24 »

Opa galera.
Quero fazer um pedal com arte em baixo relevo (etching) numa 1590BB, mas não tenho a resina fotossensível, a lâmpada UV e, muito menos a habilidade. Gostaria de saber se alguém por aqui faz esse serviço por encomenda (já tenho os layouts prontos), ou se pelo menos existe algum tutorial que me faça perder o medo de fazer sozinho. Já vi alguns, mas não criei firmeza.

Valeu!
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« Responder #1 : 11 de Agosto de 2015, as 01:08:52 »

o Thomas faz isso nos pedais dele. Eu fiz uma vez, mas tive bastante trabalho. Esse tutorial é muito bom: https://www.youtube.com/watch?v=2cg4UoS6ecY
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ThiagoFerri
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« Responder #2 : 11 de Agosto de 2015, as 08:21:12 »

o Thomas faz isso nos pedais dele. Eu fiz uma vez, mas tive bastante trabalho. Esse tutorial é muito bom: https://www.youtube.com/watch?v=2cg4UoS6ecY

Vi esse vídeo, achei bem legal. Pesquisei por esse 'photo paper gloss gsm' e encontrei alguns no mercado livre chamados glossy 150g, alguém confirma se é o mesmo?
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« Responder #3 : 11 de Agosto de 2015, as 09:47:05 »

Sim, você pode usar o mesmo papel glossy que usa para transferência de layout nas placas. Ou papel de etiqueta ou de revista, o que você usa normalmente. A ideia da transferência é a mesma, então não precisa de um papel especial para transferir na caixa. Só tem que tomar bastante cuidado pra transferência ser o melhor possível, e o processo de corrosão também é um pouco diferente.
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« Responder #4 : 11 de Agosto de 2015, as 10:10:06 »

Sim, você pode usar o mesmo papel glossy que usa para transferência de layout nas placas. Ou papel de etiqueta ou de revista, o que você usa normalmente. A ideia da transferência é a mesma, então não precisa de um papel especial para transferir na caixa. Só tem que tomar bastante cuidado pra transferência ser o melhor possível, e o processo de corrosão também é um pouco diferente.

Então, eu faço minhas placas dessa forma, mas elas nunca ficam perfeitinhas. Por isso o medo de fazer a arte dessa forma, que é cheia de pequenos detalhes. Acho que o papel que utilizo não é dos melhores, então vou testar esses glossy de fotografia... O do vídeo ficou tão perfeito que mal acreditei  Cheesy.


Sobre as diferenças da corrosão, você diz a respeito de fazer cautelosamente de pouquinho em pouquinho?
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« Responder #5 : 11 de Agosto de 2015, as 11:20:42 »

Nas diferenças, digo que nas minhas experiências a corrosão no alumínio foi mais "violenta". Usei uma concentração de percloreto menor e ainda corroí umas placas antes, pra deixar o percloreto mais frio e mais fraco. Mesmo assim, o percloreto corroeu em lugares que estavam com toner... Tem que deixar a caixa no percloreto um pouquinho, tirar e passar uma escova de dentes pra tirar os resíduos, depois voltar pro percloreto... É um processo um pouco mais trabalhoso e que você tem que fazer na prática para entender, porque no vídeo parece fácil. E a transferência tem que ser muito bem feita.

Eu "estraguei" duas caixas antes de conseguir um resultado relativamente bom, as duas caixas tive que preencher com massa plástica e pintar por cima.

No DIYStompboxes, um pessoal falou sobre usar soda cáustica (com muito cuidado, claro) ou ácido muriático. Vi umas fotos de corrosão com soda cáustica e o resultado foi incrível! mas o cara falou que demorou uma hora e meia. Eu vou tentar uma dessas alternativas qualquer hora dessas.
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ThiagoFerri
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« Responder #6 : 11 de Agosto de 2015, as 16:15:43 »

Nas diferenças, digo que nas minhas experiências a corrosão no alumínio foi mais "violenta". Usei uma concentração de percloreto menor e ainda corroí umas placas antes, pra deixar o percloreto mais frio e mais fraco. Mesmo assim, o percloreto corroeu em lugares que estavam com toner... Tem que deixar a caixa no percloreto um pouquinho, tirar e passar uma escova de dentes pra tirar os resíduos, depois voltar pro percloreto... É um processo um pouco mais trabalhoso e que você tem que fazer na prática para entender, porque no vídeo parece fácil. E a transferência tem que ser muito bem feita.

Eu "estraguei" duas caixas antes de conseguir um resultado relativamente bom, as duas caixas tive que preencher com massa plástica e pintar por cima.

No DIYStompboxes, um pessoal falou sobre usar soda cáustica (com muito cuidado, claro) ou ácido muriático. Vi umas fotos de corrosão com soda cáustica e o resultado foi incrível! mas o cara falou que demorou uma hora e meia. Eu vou tentar uma dessas alternativas qualquer hora dessas.

Certo!
Vou arriscar nesse fim de semana, vou comprar o papel glossy, mandar imprimir à laser na gráfica e mandar bala. Espero não estragar a caixinha, que já não é muito barata  Cheesy
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« Responder #7 : 11 de Agosto de 2015, as 16:38:58 »

Não esqueça de neutralizar a corrosão no final.  Em alguns casos, mesmo apos lavado, a corrosão continua agredindo o alumínio e as vezes estragando o trabalho, corroendo onde não se desejava.

Use um banho de carbonato de sódio (barrilha) ou ate mesmo o bicarbonato de sódio, para este fim.

Abraços,
Alfredo
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« Responder #8 : 11 de Agosto de 2015, as 18:55:38 »

Só você usar um percloreto um pouco gasto, para ter controle melhor da corrosão. E faça uma boa transferência.

Em caso da corrosão dar errado, você não vai perder a caixa. Só levar a uma funilaria e pedir para passarem massa plástica. Aí é só pintar de acordo com a sua preferência.
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« Responder #9 : 11 de Agosto de 2015, as 20:36:42 »

Não esqueça de neutralizar a corrosão no final.  Em alguns casos, mesmo apos lavado, a corrosão continua agredindo o alumínio e as vezes estragando o trabalho, corroendo onde não se desejava.

Use um banho de carbonato de sódio (barrilha) ou ate mesmo o bicarbonato de sódio, para este fim.

Abraços,
Alfredo

Não sabia dessa, muito obrigado!

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Só você usar um percloreto um pouco gasto, para ter controle melhor da corrosão. E faça uma boa transferência.

Em caso da corrosão dar errado, você não vai perder a caixa. Só levar a uma funilaria e pedir para passarem massa plástica. Aí é só pintar de acordo com a sua preferência.

Então, eu iria usar percloreto novinho, mas ia misturar com água. Tipo uma proporção de 50ml pra 450ml. Será que fica legal?
« Última modificação: 11 de Agosto de 2015, as 20:38:15 por ThiagoFerri » Registrado

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« Responder #10 : 11 de Agosto de 2015, as 21:07:10 »

Não sei te falar, pois eu não uso percloreto líquido, uso em pó. Mas acredito que você pode testar sem diluir mesmo, pois o percloreto líquido é mais fraco. Pelo menos o que eu encontro aqui é fraco, ou eu que uso concentração forte demais com o percloreto em pó Evil. De qualquer maneira, como o percloreto líquido não é quente, isso torna o processo mais lento. Faz um teste, como eu comentei o máximo que vai acontecer é você ter que preencher a caixa com massa plástica e pintar para reaproveitar em outro projeto.
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« Responder #11 : 11 de Agosto de 2015, as 23:44:28 »

Veja este pdf, com um tutorial publicado no www.diystompboxes.com por Fernando Ruz

https://dl.dropboxusercontent.com/u/3565959/%5BTutorial%5D%20Making%20a%20Multicolor%20Etching.pdf

Aqui mesmo no fórum já rolou outros tópicos semelhantes: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=6187.0


Abraços,
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« Responder #12 : 12 de Agosto de 2015, as 14:01:10 »

Veja este pdf, com um tutorial publicado no www.diystompboxes.com por Fernando Ruz

https://dl.dropboxusercontent.com/u/3565959/%5BTutorial%5D%20Making%20a%20Multicolor%20Etching.pdf

Aqui mesmo no fórum já rolou outros tópicos semelhantes: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=6187.0


Abraços,
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Muito obrigado! Tava atrás desse tutorial, mas o site que estava uplodado caiu.
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« Responder #13 : 15 de Maio de 2017, as 20:42:39 »

Qual programa vocês usam para fazer o desenho e imprimir espelhado? Estou querendo testar essa técnica, porém não sei como imprimir o desenho a ser transferido na caixa.
« Última modificação: 15 de Maio de 2017, as 22:57:09 por tcholopi » Registrado
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« Responder #14 : 15 de Maio de 2017, as 21:37:55 »

Corel draw,fotoshop acho que são os mais usados Legal!
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