Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 21:35:39


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Diário de montagem: TSW - Diego Bueno  (Lida 29707 vezes)
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« : 20 de Agosto de 2015, as 13:29:06 »

Bom galera, depois de tanto tempo, ENFIM consegui iniciar a montagem do TSW.  Cool

Há muito tempo acompanhava o fórum, coloquei numa lista vários projetos que eu tinha intenção de montar, mas acabei me afastando da área de handmades devido ao trabalho, nunca consegui sequer iniciar alguma montagem  Embarrassed

Agora, tendo mais tempo livre e com meu retorno ao fórum, decidi investir na montagem de um TSW. Muitos disseram que sou "louco", por ser iniciante e já querer esse pré como primeira montagem, mas, enfim, acredito que tudo esteja dando certo. Estou realizando a montagem com bastante calma e atenção, revisei a placa 2 vezes a procura de "curtos", solda fria ou componentes com polaridade invertida e por enquanto parece estar tudo certo. Estou ansioso pra colocar o bicho pra funcionar  Guitarrista

Tomei alguns cuidados, conforme sugerido no PDF com as instruções de montagem, por exemplo, manter um padrão na posição dos componentes, para facilitar a leitura dos componentes e etc (exceto, claro, aqueles que tem polaridade definida).

Bom, seguem abaixo algumas fotos da montagem iniciada 20/08/15  Grin


Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Montagem do TSW, primeiros testes, funcionando 100%. 29/08/15 Grin
Video gravado em 31/08/2015 Palmas https://www.youtube.com/watch?v=GF8kOMmevcQ

« Última modificação: 31 de Agosto de 2015, as 23:27:04 por Diego Bueno » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #1 : 20 de Agosto de 2015, as 15:41:12 »

Está muito bonita!
Registrado
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #2 : 20 de Agosto de 2015, as 17:48:53 »

Obrigado, Marcao, estou montando com o maximo de cuidado, espero que funcione depois de montada  Cheesy
Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #3 : 20 de Agosto de 2015, as 20:03:11 »

Vou te dizer uma coisa, parceiro... O único problema desse TSW é que eu sou baixista.
Baita som. Você vai gostar. Distorção da hora. Vai se apaixonar.
Boa montagem!  Legal!
« Última modificação: 21 de Agosto de 2015, as 10:32:23 por Plautz » Registrado
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #4 : 21 de Agosto de 2015, as 02:24:36 »

Obrigado, Rafa. Já estou até imaginando ele pronto  Cheesy

Pior que estou me remoendo aqui, gostei dos videos que vi (inclusive um do BigLouis), e a cada um que elogia o TSW fico mais ansioso pra terminar o meu logo. Essa semana adquiri um HG-1 pra "complementar" o set, e junto está vindo a placa da fonte do TSW. Por enquanto só está faltando a fonte, e colocar os bornes para os potenciometros e conexões "externas" (fonte, footswitch, saída), tendo isso pronto já dá pra ligar no power e testar  Grin
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #5 : 21 de Agosto de 2015, as 10:18:40 »

Por que não vai soldar os potenciômetros na placa?
Registrado
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #6 : 21 de Agosto de 2015, as 11:02:59 »

Por que não vai soldar os potenciômetros na placa?

Então, esqueci de explicar como pretendo fazer a caixa, mas pelo que vi o espaço no chassi que estou planejando está um pouco "apertado", então a placa ficará suspensa (imagens abaixo). Com isso decidi colocar os potenciometros fora da placa principalmente por 3 motivos:

1- Redistribuir os controles e aproveitar melhor os espaços, visto que a caixa ficará um pouco "grande", e os potenciometros do TSW são bem proximos um do outro.

2- Como as placas ficarão presas na vertical no chassi, e não tem muito espaço, a placa do TSW ficaria encavalada em outra placa, então o TSW ficará "suspenso" um pouco à frente das outras placas.

3- Nas instruções de montagem, sugerem colocar os CI's TL072 em soquetes, pra facilitar trocas caso necessário. Então pensei a mesma coisa pros potenciometros. Eles sofrem muito com  desgaste mecânico e acúmulo de sujeira, e como a placa é dupla face seria mais dificil retira-lo pra fazer uma substituição, então prende-los por bornes foi a solução mais fácil que encontrei pra isso  Cheesy

Ficará mais ou menos assim, ainda estou terminando o projeto:


Registrado
andersohm
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 21


« Responder #7 : 24 de Agosto de 2015, as 13:34:46 »

Citar
1- Redistribuir os controles e aproveitar melhor os espaços, visto que a caixa ficará um pouco "grande", e os potenciometros do TSW são bem proximos um do outro.

Eu também me esbarrei nesta questão, as minhas idéias foram:

1. fazer uma outra placa para interligar a placa do tsw aos potenciômetros redirecionando as trilhas para uma distância que fique melhor para o meu projeto, a placa confeccionada por mim teria pinos já posicionados e soldados nos locais dos potenciômetros na placa do tsw;
2. utilizar cabos blindados e ter a liberdade de redistribuir de qualquer forma.

A primeira idéia eu acredito que seja um pouco melhor por permitir uma montagem mais limpa apesar de gastar com as placas, mas como eu já possuo uma placa nas medidas de uma folha A4 para mim não tem problema, é só uma tira mesmo.
Registrado

"Don't talk to strangers..."
lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« Responder #8 : 24 de Agosto de 2015, as 20:34:45 »

Eu montei com os potenciômetros longe da placa do TSW também, e usei a seguinte solução: cabo Flat de HD IDE de computador, apesar de soldado direto na placa, é fácil de instalar e não gerou ruídos. Se servir de ideia, segue a foto para vocês verem como ficou:

Registrado

For those about to rock (we salute you)
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #9 : 24 de Agosto de 2015, as 23:36:42 »

2. utilizar cabos blindados e ter a liberdade de redistribuir de qualquer forma.

Então, no meu caso vou dar preferencia para sua 2ª idéia  Cheesy

É que o espaço já está bem limitado, o que inviabiliza a utilização de uma segunda placa, então farei a distribuição dos controles e posteriormente a ligação por cabos. Pretendo usar cabos blindados, fazendo o acabamento com termocontrátil nos terminais dos potenciometros, e organizando/prendendo com braçadeiras, formando um "caminho" até a placa. Como colocarei bornes no pré, farei o acabamento dos cabos com terminais e termocontrátil também para parafusar nos bornes.

Eu montei com os potenciômetros longe da placa do TSW também, e usei a seguinte solução: cabo Flat de HD IDE de computador.

É basicamente o que pretendo fazer, porém considero o cabo flat um pouco "frágil", e talvez mais sicetível á interferencias (embora você tenha dito que o seu não gerou ruídos).
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #10 : 25 de Agosto de 2015, as 09:23:23 »

Durante o projeto da placa do TSW, o Plautz teve um trabalhão. Fazer tudo encaixar sem ruído foi uma tarefa. Não foi nada perto do "fácil".

Agora, vejo um monte de gente conseguindo até distanciar os POTs da placa! Vocês não sabem o prazer que dá!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #11 : 25 de Agosto de 2015, as 13:19:20 »

Hgamal, te juro que não estou desmerecendo o trabalho que o Plautz teve, é pura necessidade e também pela estética.  Cheesy

É que durante o projeto que fiz no SketchUp, vi que as placas ficariam muito proximas pela falta de espaço, e pra manter os potenciometros na placa ficariam todos concentrados em um unico lado do amplificador. Além disso os knobs tipo "MXR" que pretendo utilizar ficaram muito "justos", chegando ao ponto de se encostarem. Então tive que pensar em uma forma de redistribuir os componentes, de modo á atender a necessidade e á estética.

E ainda enfrento problemas com o power e o transformador, são meio parrudos, se meus calculos estiverem certos o transformador ficará relativamente próximo do altofalante, então os locais onde ficarão os componentes ainda não estão 100% definidos.

PS: não sei se já comentei aqui no fórum, mas trabalhei algum tempo como auxiliar eletricista. Quando mencionei redistribuir os potenciometros, organizando os cabos com abraçadeiras (ou braçadeiras?), é que pretendo seguir a mesma linha de organização dos painéis que eu montava. Não fui o autor da montagem na foto (abaixo), mas serve como exemplo do que pretendo fazer.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 25 de Agosto de 2015, as 14:09:31 por Diego Bueno » Registrado
lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« Responder #12 : 25 de Agosto de 2015, as 15:02:00 »

Durante o projeto da placa do TSW, o Plautz teve um trabalhão. Fazer tudo encaixar sem ruído foi uma tarefa. Não foi nada perto do "fácil".

Agora, vejo um monte de gente conseguindo até distanciar os potenciômetros da placa! Vocês não sabem o prazer que dá!


Hgamal, eu também não desmereço o trabalho de ninguém com a minha "adaptação técnica". Optei por fazer isso porque queria usar os knobs estilo Marshall e eles não cabem no espaçamento original da placa. Mas o ideal seria usar tudo onboard mesmo.
Registrado

For those about to rock (we salute you)
plautz
Visitante
« Responder #13 : 25 de Agosto de 2015, as 15:06:04 »

Pessoal,

O que o Haroldo quis dizer não é que estava descontente por estarem sendo utilizados potenciômetros distantes da placa. Mas justamente o contrário.

Na fase de prototipagem muitos problemas aconteceram ao usar potenciômetros distantes, desde ruídos até raiva (de ter que soldar esse monte de fio), então de um determinado ponto em diante usamos só soldados na placa mesmo.

Então, olhando as montagens feitas com eles distantes, nos deixa contentes (eu também usei potenciômetros distantes da placa no meu war amp).

Abraços.
Registrado
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #14 : 25 de Agosto de 2015, as 15:18:04 »

Pessoal,
O que o Haroldo quis dizer não é que estava descontente por estarem sendo utilizados potenciômetros distantes da placa. Mas justamente o contrário.

Eu entendi, Plautz  Cheesy

Mas sendo sincero, se fosse viável no meu projeto eu daria preferencia por montar tudo "onboard", até mesmo pela comodidade de "não passar raiva" com a macarronada de cabos e fios, como também para prevenir de interferencias, como você mesmo mencionou.

Aproveitando o gancho da conversa, realizando a montagem com cabos blindados e organizando com braçadeiras, como expliquei no post anterior, reduz-se a possibilidades de interferências? Ou ainda existe o risco?

PS: Estou tomando cuidado quanto à distancia entre o transformador do TSW e do power, e também posicionamento de ambos. Li aqui no forum algo sobre um transformador interferir no outro dependendo da distancia/posição de montagem, mas não achei mais o tópico.
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal