Dúvida - Posicionamento e proximidade entre transformadores

Started by Diego Bueno, 27 de August de 2015, as 10:19:26

Previous topic - Next topic

Diego Bueno

*
Iniciante
I'm back again
Bom dia, galera.

Peço desculpas por criar esse tópico, mas tem uma duvida que está me remoendo aqui, lembro de ter visto isso em algum tópico, mas não consigo encontra-lo novamente.

Enfim, trata-se da disposição de 2 (ou mais) transformadores durante a montagem. Não sei se é algo relacionado à valvulados ou se à transformadores de modo geral, mas lembro de ter lido algo sobre "a proximidade entre 2 transformadores pode fazer que um induza corrente no outro" (ou era algo parecido com isso). Pois bem, a minha dúvida surgiu pelo fato de eu utilizar 2 transformadores em meu projeto, um deles é do proprio power, e o outro especifico para o pré.

Sendo assim, quais cuidados devo tomar durante a montagem em relação à posição e proximidade dos transformadores?

PS: Acho que o tópico em questão era esse, que fala de deixar um transformador com a orientação do núcleo inclinado 90° em relação ao outro, mas não entendi se vale pra TODOS os transformadores ligados próximos, ou se para valvulados especificamente.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=7736.0

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Essa preocupação é maior com transformadores que tem passagem de sinal de áudio por eles (caso dos de saída e de acoplamento de estágios), onde o campo magnético gerado num grande transformador de força pode induzir ruído nos transformadores de áudio. Se os transformadores forem só de alimentação, não vejo muito problema.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Diego Bueno

*
Iniciante
I'm back again
Entendi, Xformer.

No meu caso são 2 transformadores de alimentação mesmo, e em minha montagem pretendo coloca-los próximos, pra evitar ficar passando cabo de energia pra lá e pra cá. Vou estudar a melhor forma de fazer isso, pois a fonte do pré é separada, enquanto a fonte do power e o próprio power estão na mesma placa, vou reorganizar as coisas aqui.

Muito obrigado  ;D

Ramsay

Colaborador
Estou suspenso por reincidência em internetês.
Pelo jeito você vai montar algo valvulado e precisa de dois transformadores, um para alimentar o(s) filamento(s) da(s) válvula(s) e outro pra gerar a alta tensão DC da(s) placa(s).
Se for isso, conforme o Xformer falou, não tem problema nenhum e pode pôr um tranformador ao lado do outro.

Diego Bueno

*
Iniciante
I'm back again
Ramsay, o amplificador será Solid State mesmo.

O fato de usar 2 transformadores, é que estou aproveitando um power do meu antigo amplificador de 100W, que já tem transformador proprio de 43V, e para substituir o antigo pré-amp adquiri um TSW com o respectivo transformador de 12V.  ;)

marcao_cfh

Handmaker
Por que não utiliza um transformador só? Dá para obter os 12 V desse transformador de 43 V.

Diego Bueno

*
Iniciante
I'm back again
Então, Marcão, é que no momento vou reaproveitar esse power que já tenho, mas pretendo trocar por algum outro de menor potencia depois, algo entre 35~75W, por isso não me preocupei muito em puxar os 12V desse transformador, então enquanto não defino qual power/transformador usar vou mantendo os 2.

Ainda estou estudando o que seria melhor, mas dependendo dos valores verei de encomendar um transformador com 2 enrolamentos secundários, ou utilizar a "fonte simétrica dupla" do Kem  ;D

cesar.carazza

Colaborador
Olá pessoal, aproveitando a discussão, vai mais uma questão focando os valvulados.

E se eu colocar um transformador de Força seguido de um Choke em 90º e mais um de saída no mesmo ângulo do Choke? O Choke daria interferência no de Saída estando no mesmo ângulo? Ou de repente por estar entre os 2 transformadores?
Qual a distância mínima entre os transformadores?

No meu projeto está dessa forma e está com 1,4 cm entre eles.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Cesar, eu fiz uma experiência com um autotransformador (110-220V de "500VA" - na verdade metade disso pela minha estimativa) e usei meu alicate amperímetro como sensor de campo magnético. Medi primeiramente bem encostado no transformador, depois com 5cm, depois 10cm e 15cm, depois de 20cm dava 0.
Veja as fotos:

Sobre suas outras dúvidas:
- No choke passa corrente com mais componente DC do que AC (só o ripple), então a indução magnética AC que ele gera é pouca, não vai induzir no transformador de saída.
- Sobre a distância, isso vai depender do ângulo entre os transformadores. Isso é proporcional ao cosseno do ângulo. Se o ângulo for de 90°, então cos 90° = 0, de forma que a distância pode ser menor. Por outro lado se o ângulo for 0°, então cos 0° = 1  aí a distância importa.  A indução é inversamente proporcional ao cubo da distância, então cada vez que dobrar a distância, a indução em tese deveria diminuir 8 vezes.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Matec

Hand MasterMind
xformer

Qual a carga que você colocou nesse autotransformador?

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: Matec on 29 de August de 2015, as 17:10:52
xformer

Qual a carga que você colocou nesse autotransformador?

Não liguei carga nele. Apenas 115Vac no enrolamento menor. O enrolamento de 220Vac ficou aberto.

Também tinha feito medição com outro transformador (de isolação 1:1) de 40VA e liguei um ferro de solda de 30W (carga resistiva) e o campo magnético que escapa diminui com o ferro ligado como carga, em relação a sem carga.

cesar.carazza

Colaborador
Interessante o seu teste xformer.

Resolvi ilustrar os transformadores em 3D.

Na ordem:
Saída - Choque - Força

Acredito então que não haverá problemas em estarem dessa forma.

Como eu já havia dito, tem 1,4 cm entre cada um deles e da lateral do transformador de saída até a ponta do transformador de força tem 9,1 cm.

Obrigado!