BOSS DS-1 Clone

Started by Ed_gein, 07 de July de 2010, as 19:21:02

Previous topic - Next topic

GrAmorin

Hand MasterMind
Teria que ver se esta versao Japonesa é com TA ou com dual op.amp.
Pode haver alguma diferença aí.

Mas faça o teste sugerido pelo Felix.

Tiarlei Crist

Guest
Os japoneses são todos com TA, não?

Na verdade esse meu nem é japonês.
Disse que é japonês porque é um dos primeiros taiwan.
Este mantém exatamente o mesmo circuito dos japoneses (principalmente o TA) com um mínimo de atualizações em algúns transistores.
Só não sei se os diodos são os mesmos já que não tem nome.

Poderia ser essa quedinha de volume por causa de capacitores em mal estado?

Até mais.

felixmeirelles

Guest
Tiarley é impossível uma distorção ter menos volume que o bypass, ainda mais o DS-1.
Em relação aos capacitores, pode ser sim, quando eles ficam ruins eles podem agir como um resistor, gerando fuga no sistema.

Mas antes eu tentaria um jumper nos fets do efeito com o pedal ligado.

Tiarlei Crist

Guest
Valeu.
Vou fazer isso sim.

O engraçado é que tive um DS-1 com JRC3404, que comprei na loja, e tinha esse mesmo problema de volume.
Mas o timbre era muito ruim em relacão à este com TA.
Não gostaria de alterar o o timbre deste.

Não é natural o "tone stack" causar essa queda?

Até mais.

GrAmorin

Hand MasterMind
Acabei de fazer um teste aqui, com a versao TA.
Com todos controles (Dist, Tone, Level) exatamente no meio. Para referencia tocadas as notas A e G, resultado:
Nesta configuração, o sinal em by pass, ou ativado é o mesmo, porem quando ativado acentua bastante os agudos, e da uma leve impressao que o volume em drive esta minimamente pouco abaixo. Para ser mais exato, é como se no amp fosse colocado o controle Bass no minimo.
Se aumentar pouquinha coisa do controle level, o pedal passa a ter um nivel mais alto do que em by pass.

Tiarlei Crist

Guest
Muito obrigado pela ajuda pessoal.

Fiz o teste dos transistores e não mudou nada.

Até mais.

felixmeirelles

Guest
A sim os BOSS Japan usavam fontes 12v, os ACA.

Eles tem um diodo D3 e um resistor R38 que diminui a tensão para 9v, se esse diodo abre, a tensão pode cair mais.

http://music-electronics-forum.com/attachments/20342d1349316004-boss_ds1_pg2.jpg

Você está usando uma fonte 12v?

Tiarlei Crist

Guest
Estou usando fonte de 9v estabilizada mas o pedal está devidamente modificado para tal.

Até mais.

-----

Estou com a sensação, também, que o som está um pouco magro, bem brilhante.
Será que tem algo a ver?

Até mais.

Tiarlei Crist

Guest
Depois de uma pesquisa na net, me pareceu que esse problema de volume é comum em DS-1.
Tanto os Japão como os Taiwan.
Bem estranho.

Inclusive já percebi o mesmo problema em outras saturações como o Dirtortion + MXR.

felixmeirelles

Guest
Tiarley tenho 4 Boss DS-1 aqui 3 taiwan (BA728N com keeley mod, M5223AL e M5218L),  e 1 clone fiel do japan com o TA7136AP.
Todos estes no volume máximo quase explodem o pré-amp, é muito, muito alto mesmo...

Como eu disse antes, ou algum pot está errado, ou algum diodo está aberto, ou o op-amp está morrendo.

É muito comum o op-amp morrer devagar, as vezes por alimentação inadequada, as vezes por mero azar mesmo.

GrAmorin

Hand MasterMind
Apos a clipagem dos diodos, o sinal cai bastante (em termos de intensidade), mas o buffer de saida da uma ajuda para "maquiar" a situação.
Os diodos vao derrubar o nivel da saida, para teoricamente 0,6V, mas isso ainda é suficiente para "rasgar" o pré do amp, ja que em media o nivel de entrada do pré esta em torno dos 20mV a 100 mV (0,02/ 0,1 V) para o sinal se manter em clean, acima disto ja tem saturação.
Experimente dar uma olhada no buffer.

E como disse anteriormente, os graves "somem" um pouco, dando impressao que o volume diminuiu.

Aproveitando para retificar uma coisa que disse anteriormente:
Quote from: GrAmorin on 19 de November de 2012, as 15:30:46
Acabei de fazer um teste aqui, com a versao TA.
Com todos controles (Dist, Tone, Level) exatamente no meio. Para referencia tocadas as notas A e G, resultado:
Escrevi errado, não é nota A e G, e sim acorde de A e de G.

Tiarlei Crist

Guest
Valeu pessoal.
Vou fazer mais uns testes.
Mas sendo culpa do buffer de saída, não alteraria, obrigatoriamente, também o bypass?
Diodos de clipagem e capacitores do sinal estão ok.

bossman

Administrator
DIY Freak
Eu tenho um DS-1 aqui e corroboro oque estão dizendo o Amorin e o Diego. É muito alto mesmo.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

felixmeirelles

Guest
Estou começando a achar que você vai ter que testar um op-amp no lugar. Pode ser um TL071 ou um 741 da vida.

GrAmorin

Hand MasterMind
Quote from: Tiarlei Crist on 24 de November de 2012, as 20:19:39
Mas sendo culpa do buffer de saída, não alteraria, obrigatoriamente, também o bypass?
Novamente me esqueço deste detalhe  >>(:  :-)
Tecnicamente sim.
Mas se a questao for a impedancia do circuito?

Mencionou que percebeu isso tambem em outros modelos, como o MXR, entao nao poderia ser o caso da impedancia? Ja que o MXR na tem buffers.

Faça o seguinte, ligue direto a saida do CI a entrada da buffer de saida. Retire o FET de chaveamento da saida para fazer isso.
Veja se o nivel de saida ainda é baixo.