BOSS DS-1 Clone

Started by Ed_gein, 07 de July de 2010, as 19:21:02

Previous topic - Next topic

Roberto Alves

Hand MasterMind
Sério.
Um saco isso mas dá pra mudar.
É um jack de rosca e pra isso tem que aumentar um pouco o furo na caixa e colocar outro tipo de jack.

Esse pedal é bem versátil e usei muito.
Tá perfeito porque ele é bem robusto. Bem construído.

Eclético mas com parcimônia!!!

felixmeirelles

Guest
Essas linhas antigas da DOD só tem tanque de guerra, mesmo as PDS são muito robustas, talvez sejam os pedais industriais mais robustos já feitos.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
As PDS apenas sofrem do mal da tampinha de plástico da bateria... Quem tem CryBaby da Dunlop sabe bem do que estou falando...rs. Elas uma hora estão lá no lugar, depois da gig, cadê? São voláteis?
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Não são voláteis, Alex.  São rebeldes.  Rebelam-se e vão embora...   :pinchX

Eu adquiri um DF-7 há pouco tempo, que também emula o DS-1 (com um som igual ou muito melhor que o do original), e a construção do pedal da Digitech é digna de nota, mesmo.

Tiarlei Crist

Guest

Roberto Alves

Hand MasterMind
Adiel, não entendi se a nota seria 0 ou 10.
Digna de qual nota?
Nunca usei ou vi um desses digitech. Só em rack, nos anos 80 e 90.

Marcus Vinícius

Colaborador
Roberto, acho que nota que ele quis dizer é digna de "menção", que vale a pena ele mencionar o quanto é boa, pelo menos eu entendi assim!
HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!

Roberto Alves

Hand MasterMind
É isso aí, Marcus.

Deve ser.
Procurei ver uns demos do pedal no Youtube e achei isso também.
E descobri o tal do EX-7.
Que maneiro!

Marcus Vinícius

Colaborador
Quote from: Roberto Alves on 11 de December de 2012, as 15:02:38
(...)
E descobri o tal do EX-7.
Que maneiro!

Não consigo ver demo de "whammy" sem lembrar de Jack White e Muse,
nossa eu estava digitando agora e o cara começou a tocar Knights of Cydonia... ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Quote from: Roberto Alves on 11 de December de 2012, as 14:47:15
Digna de qual nota?

Roberto, nota 10, com louvor!  Parece um tanque...   :D

Tiarley, eu acho que ele é digital (ainda não desmontei todo, só vi a parte de baixo da placa), estilo modelador de timbres, mas é muito fiel aos originais que já tive a oportunidade de testar junto dele até agora, até na resposta do volume da guitarra.

Tiarlei Crist

Guest
Sem dúvida ele é muito útil na coleção.

E GrAmorin,
No caso do DS-1 a saturação não é feita da entrada do opamp?
Até porque me parece que a saida do opamp não é limpa não.

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Também achei estranho pois li em algum lugar (Craig Anderton ou Jack Orman não lembro qual dos dois) algo do tipo. Teoricamente seria assim: Uma tensão de 9V forneceria 4,5V em cada pico da onda. O sinal em mV seria multiplicado (determinado pelo ganho do circuito) e ao "exceder" esse valor 4,5V, a onda seria cortada (clipada) pois a tensão limitaria o pico da onda causando distorção. Os diodos entrariam nessa questão para que o corte ocorresse mais cedo. Vou procurar o artigo... faz tempo que li posso estar misturando as coisas embora creio que não.

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

GrAmorin

Hand MasterMind
Talvez depende da versao que se estiver falando...
A versao com TA a saida do CI o sinal é limpo, senoide perfeita, apenas um nivel elevado. Aparcendo a deformaçao da onda apenas apos R14 e C9.
Na versao com dual op.amp, tem um diodo que pode deformar a senoide na entrada do CI.
Mas ai ja entra outro detalhe:
Alguns op.amp tem capacidade de recuperar o sinal, um exemplo dos que fazem isso é o 4558 (so nao lembro ql prefixo, e se todos fazem isso),  tambem nao recordo se o M5223 ou o  M5218 que tem mesma capacidade, apenas lembro que um destes dois fazem isso. O mesmo para TL072 e 082.
Uma coisa a observar quanto a voltagem de clipagem, é que quando se mede a voltagem é com referencia no GND, e os diodos de clipagem nao estao no GND e sim no Vb (gnd virtual).
Entao para ver isso certo, penso que o certo seria usar o Vb como referencia de leitura, neste caso.
Na versao TA, com referencia em GND o nivel de saida do CI é de quase 10V se nao me engano (nota: pedal alimentado com 14V, e internamente baixado pelo zener para 11V).

Tiarlei Crist

Guest
Então Q2 não aplifica a ponto de saturar?

GrAmorin

Hand MasterMind
Para responder com absoluta certeza, eu teria que abrir de novo o pedal para ver isso.
Mas penso que Q2 nao chega a saturar, porque configuraçao similar é usada como pré em alguns amps mais antigos e nao ha saturaçao.

Mas tem que analisar alguns detalhes, como na versao de dual op.amp ter sido adicionado o diodo na entrada, para deformar o sinal.
Assim como se a saida do TA que é limpa, nao é reconstituida pelo proprio CI.

Confesso que ate cheguei a ver a senoide na entrada do CI, mas nao lembro como era.  ;D