Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 15:57:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: (Ajuda) Identificar transformador Queimado  (Lida 5913 vezes)
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 630
-Recebido: 134



« : 08 de Outubro de 2015, as 19:30:30 »

Pessoal,

Tenho um aparelho de Karaoke aqui queimado e estou tentando concerta-lo, logo de inicio percebi que o transformador esta queimado, provavelmente foi ligado indevidamente em 220V sendo que o aparelho é 110V.
Removi o transformador e abri sua carcaça para conferir se não existia algum "fusível termo-sensível", mas pelo jeito não possui e realmente queimou.
Agora estou sem saber como descobrir sua especificações para substituição.
Existe o seguinte código marcado em sua carcaça: TEN PA0 TP57U46FW. Pesquisei sobre códigos em transformadores e não encontrei nada que pode-se me ajudar.
Ele possui dois fios no primário e 4 no secundário. Tentei procurar alguma informação no circuito mas não consegui chegar a nenhuma conclusão.
Segue algumas fotos:





Alguém com mais experiencia em manutenção tem uma dica de como identificar este transformador?
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #1 : 08 de Outubro de 2015, as 20:03:15 »

aparentemente tem dois secundários né?

eu olharia a tensão dos eletrolíticos na linha de cada um para ter um valor aproximado.
Imagino que ele tenha um secundário de baixa tensão para alimentar a parte lógica, funcionando na casa dos 5v e, um com tensão maior para a parte de potencia, numa situação dessas, costumo seguir a saída do transformador até chegar nos C.I alimentados por ele e verificar no datasheet a tensão máxima de funcionamento, com esse dado e a tensão dos capacitores da fonte, da para chegar na tensão do transformador.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #2 : 08 de Outubro de 2015, as 23:11:49 »

O Doug já disse tudo!

Uma observação, é que o fusível térmico destes transformadores costumam ficar em baixo desta capa plástica branca do transformador (muitas das vezes sendo necessário usar um estilete para cortar).  E quase sempre, quando nesta situação (ligado em 220V), se o transformador medir primário aberto, é porque têm fusível térmico, se medir curto, ou o primário ser visivelmente assado (neste caso também pode abrir), é porque não têm fusível.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal