Problema com fonte simétrica regulada

Started by Sergiodam, 01 de November de 2015, as 03:44:12

Previous topic - Next topic

Sergiodam

Colaborador
Caramba, como se aprende aqui! :)
Com base nos comentários, redesenhei o esquema depois de pesquisar pelo datasheet do 7915. Cheguei nesta configuração abaixo.

Aproveito para comentar que sei que existem vários layouts ótimos de fontes aqui no fórum, e que seria muito mais simples pegar um que já pronto. Mas não resisto a "estudar", fazendo um projeto do começo e errando para aprender. Espero que outros participantes também estejam se beneficiando destas aulas. ;D
Valeu. [beer]

Doug

Colaborador
o seu regulador positivo está invertido.

a tensão entra pelo pino 1, (olhando o componente com o código de frente para voce, é o primeiro da esquerda) e sai regulada pelo pino 3.

no layout, ele está com a entrada no 3 a a saida no 1.
Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz

Sergiodam

Colaborador
Quote from: Doug on 03 de November de 2015, as 22:19:16
o seu regulador positivo está invertido.

a tensão entra pelo pino 1, (olhando o componente com o código de frente para voce, é o primeiro da esquerda) e sai regulada pelo pino 3.

no layout, ele está com a entrada no 3 a a saida no 1.
Oi, Doug.
É estranho... Dá uma olhada no esquemático que deu origem ao layout.

O 7915 ficou meio virado porque a pinagem que está no Eagle não confere com o datasheet, e eu tive que improvisar para sair certo no layout. Mas o 7815 tem a pinagem correta no programa. Tem alguma coisa errada no esquema?

Estou disponibilizando os arquivos do Eagle se alguém quiser dar uma olhada.

http://www.4shared.com/file/RjdRDzD_ba/Fonte_simetrica_regulada_outra.html
http://www.4shared.com/file/5VkiwRKDce/Fonte_simetrica_regulada_outra.html

Ledod

Handmaker
  1. eduardo.mellonotto@gmail.com
 Pelo que eu entendi as libraries usam VI como saída e VO como entrada. Quem fez deve ter tomado umas e outras...  [beer]

Pinagem do 78xx, visto de frente

Entrada Terra Saída

Pinagem 79xx, visto de frente

Terra Entrada Saída

Um abraço!

Eduardo

plautz

Guest
O grande problema relacionado aos reguladores é o que o Eduardo falou: quem fez devia estar de porre mesmo.

Para esse caso específico, use os que existem na biblioteca V-REG que já vem com o eagle (para o positivo use o 78XXS e para o negativo o 79XXS).

Ou então já baixe os arquivos do eagle alterados aqui.

Como ficou após a modificação.

Esquema:

Placa:

Abraços.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
O capacitor de 1uF na saída do 7915, está com a polaridade invertida. O terminal positivo tem que ir ao terra.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Sergiodam

Colaborador
Quote from: xformer on 04 de November de 2015, as 12:18:22
O capacitor de 1uF na saída do 7915, está com a polaridade invertida. O terminal positivo tem que ir ao terra.

Bem, creio que esta é a forma final correta. Inverti o capacitor eletrolítico, conforme o Xformer apontou.

plautz

Guest
Agora acho que está correto.

Se me permite a curiosidade, qual o motivo de capacitores de 10.000uF? Quer desligar e ao fechar a porta da casa ainda ficar escutando?

Abraços.

kem

DIY Freak
Quote from: Plautz on 06 de November de 2015, as 04:03:38
Agora acho que está correto.

Se me permite a curiosidade, qual o motivo de capacitores de 10.000uF? Quer desligar e ao fechar a porta da casa ainda ficar escutando?

Abraços.
Também achei exagero...
Já que tem tanta preocupação com filtros nessa fonte, por que tirou os capacitores de 10n em paralelo com os diodos?
I don't want to die young...
I want to diode!

Sergiodam

Colaborador
O projeto original da fonte previa esses capacitores monstros. Depois eu mudei para acompanhar o esquema do datasheet, mas mantive o modelo de capacitor para garantir o espaço do componente pelo Eagle, caso seja necessário.

Ramsay

Colaborador
Estou suspenso por reincidência em internetês.
10000uF parece muito, mas, é só pensar que 2 capacitores de 4700uF ligados em paralelo dá quase isso.

Sergiodam

Colaborador
Report da experiência...
Fiz uma nova placa, de acordo com o último desenho. E o resultado é que continuo com +15V cravados no 7815 e -18,5V no 7915.  :(

Creio que para o projeto onde vou usar essa fonte, nem é problemático, porque o pré tem um regulador por meio de diodos na entrada que deve dar conta...
Mas é frustante não conseguir equilibrar as duas saídas DC. Será que ainda falta algo?
PS: coloquei os capacitores de 10n em paralelo com os diodos da ponte retificadora, conforme observado pelo Kem.

Abraços

Ledod

Handmaker
  1. eduardo.mellonotto@gmail.com
 Quais os valores de tensão antes do regulador?

plautz

Guest
Sérgio, tem algo errado.

Compare a sua fonte com a que está no documento do TSW, pois ambas são idênticas, e não há variação nenhuma nas saídas da fonte do TSW (ficam em 15V exatos).

Abraços.

lferg

*
Iniciante
Quote from: lferg on 01 de November de 2015, as 16:58:28
Eu também já tive problemas com a linha negativa em uma fonte usando o regulador 7912, ficava com tensão mais alta. Resolvi o problema colocando um resistor de 1K como carga e ele estabilizou em -12V. Acho que é normal essa flutuação sem carga nesse tipo de componente.
Experimenta isso, você deve estar medindo a saída sem carga alguma.
For those about to rock (we salute you)