Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 23:36:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bobinadeira Automática Handmades  (Lida 35782 vezes)
plautz
Visitante
« Responder #15 : 16 de Dezembro de 2010, as 19:08:26 »

Muito obrigado Plautz! De verdade.

Placas mais simples no eagle eu até roteio, mas essa ai por possuir muitas ligações entre microcontrolador e o display ficou meio complicado, estou desenhando o esquemático com calma pois são muitas ligações e depois para encontrar algum erro fica meio difícil.

Veja isso aqui.

Assim não ficam tantos "fios" no esquema.

Citar
Bem, o display tem numeração TOF-2481FMG-N mas não encontrei em nenhum lugar o datasheet, mas ele tem mesma pinagem que este aqui http://www.futurlec.com/LED/7FR3641BS.shtml
No eagle eu não encontrei uma biblioteca com esses tipos de display, ainda mais que o espaçamento dos pinos do display que utilizei é menor... Preciso procurar depois...
Nunca ví biblioteca deste tipo de display.
Se não tiver lá no site do Eagle, teremos que fazer na marra.

Ok, e cadê o esquema? Pode ser a imagem mesmo.

Abraços.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #16 : 17 de Dezembro de 2010, as 09:18:31 »

Realmente, esse tipo de ligação facilita muito e não conhecia isso no eagle! Obrigado !

Bem, coloquei o arquivo em .sch do que já fiz! Como não encontrei, mesmo procurando no site do eagle uma biblioteca com esse display fiz uma gambiarra, coloquei um soquete dual in line de 10 pinos e mais um outro de 2 pinos próximo ao de 10, porque não encontrei um DIL de 12 pinos, acredito que as ligações estejam certas, só ficou bem confuso!
Palutz, fique livre para fazer qualquer altereção que quiser, valor de resistores, dos pinos de saída, ou qualquer outra sugestão que seja para melhorar o circuito para todos aqui do fórum, dai eu altero o programa. Muito obrigado desde já!

bobinadeira automática.sch

Só para deixar o pessoal informado, ontem testamos novamente um novo programa e não funcionou haha! Tá meio complicado fazer piscar o display enquanto você multiplexa a saída do pic... Dá um nó no cérebro haha
Vamos ver se conseguimos terminar a programação nesse fds, se não eu libero o outro programa que colocamos no vídeo, com algumas melhorias.

Um abraço!
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #17 : 17 de Dezembro de 2010, as 11:52:11 »

Ledod

Pega essa biblioteca que fiz rapidinho aqui e vê se bate com o teu display.

Contei os terminais da mesma maneira que contamos nos CI´s, ou seja, vendo-o de cima, do terminnal inferior esquerdo para o direito, de 1 a 6, depois na parte de cima, da direita pra esquerda, de 7 a 12.

Abraços.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #18 : 17 de Dezembro de 2010, as 12:58:36 »

Plautz

Peguei o comando "show" do eagle e observando os pinos com a letra correspondente do display parece estar tudo correto. Incrível como fez isso tão rapidamente! Obrigado mesmo!
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #19 : 17 de Dezembro de 2010, as 16:03:22 »

Plautz

Peguei o comando "show" do eagle e observando os pinos com a letra correspondente do display parece estar tudo correto. Incrível como fez isso tão rapidamente! Obrigado mesmo!

Segui o datasheet de um display da sunled (o código usado) para fazer.

Mas o ideal é que você imprima uma folha com ele e compare com o real.

Outra coisa: qual pino do pic vai aonde? Pois você ao usar os CI´s DIL, não indicou.

Abraços.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #20 : 17 de Dezembro de 2010, as 17:59:15 »

Então, se observar no esquemático eu coloquei o DIL de 2 pinos bem abaixo do DIL de 10 pinos. Do primeiro ao quinto pino do DIL de 10 pinos é a numeração correta do display (1,2,3,4,5) no pino seguinte, entra o DIL de 2 pinos, dai a numeração começa a ficar errada (1 é o pino 6 do display, 2 é o pino 7) dai o outro lado do DIL de 10 pinos seria 8,9,10,11,12 (em vez de 6,7,8,9,10).
O display segue a mesmo tipo de numeração dos circuitos integrados, com o ponto de decimal virado para a sua esquerda, sendo o primeiro pino o número 1.
Espero que não esteja confuso na explicação !

Um abraço!

PS: Fiquei o dia inteiro mexendo no programa e está ficando próximo do jeito que esperava, já estou conseguindo fazer piscar as casas, mudar, acrescentar valores e ligar. Ainda tem alguns bugs que precisam ser consertados mas em breve estarei disponibilizando o .hex , ja adianto que está ficando bem funcional.

Mensagem Mesclada
Boas novas senhores!

O programa, depois de intensamente debugado, pareceu funcionar direito, do jeito que esperava.
Um video para ilustrar. Vou rever tudo e já posto o .hex para o pessoal !

http://www.youtube.com/watch?v=fp6NzFTDGTs

Está ai! Se houverem erros por favor reportem ! Aqui eu baixei o arquivo e reprogramei o pic e funcionou normal. Utilizei o Winpic800 e um gravador JDM.

http://www.4shared.com/file/yV0burDo/bobinadeira_automtica_final.html

Abraços!
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2010, as 15:05:40 por Ledod » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #21 : 18 de Dezembro de 2010, as 18:21:10 »

Ficou legal o vídeo, rapaz.

A meu ver, me parece que você tá com um pequeno probleminha ao apertar as chaves. Quando dá um clique conta dois ou três.

Você pode corrigir isso adicionando um comando de atraso (ex.: delay_ms(250), se bem me lembro) após o comando da chave. Isso fará com que o programa do PIC somente aceite um comando por vez.

Vou preparar os arquivos aqui e te mandar por email. Se você disser que está tudo ok, preparo o pdf.

Abraços.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #22 : 19 de Dezembro de 2010, as 10:58:27 »

 O que aconteceu é que botão estava mal encaixado na placa haha, dai quando apertava ele dava vários pulsos... Mas posso colocar alguns pequenos delays para que não ocorra mais isso (é isso mesmo delay_ms(tempo de atraso)). Vou esperar alguns reports do pessoal, ver onde estão os bugs e fazer um versão melhorada do programa.
 Pode mandar sim ! Dai eu monto todo o projeto e tiro umas fotos para o pessoal. Muito obrigado mesmo Plautz!

Um grande abraço!

Mensagem Mesclada
Acabei de ver seu email e me parece estar tudo certo, revi as ligações dos transistores no display e está correto. Excelente placa ! Muito boa mesmo, iria demorar muito para realizar todo esse trabalho e ficou relativamente pequena se considerarmos o circuito. Obrigado.

 Só algumas considerações sobre o projeto:

1- Seria interessante aumentar a largura das trilhas que vão para a chave do relê, no circuito que fiz no vídeo ele liga um motor de espremedor de laranja (alto torque, baixa rotação) que é alimentado pela rede elétrica. Seria melhor colocarmos essas trilhas o mais distante da parte lógica para não termos problemas de curtos não?

2- Outra sugestão seria colocarmos bornes (daqueles com ligação por parafuso) para ligarmos os fios até o relê, substituindo os pads da placa.

3- Não sei se seria o caso, mas e se colocássemos mais um trilha na parte NF do relê para acionar alguma carga com lógica invetida?

4- A chave tátil S2 na verdade não é bem uma chave, eu só coloquei para facilitar a visualização no esquemático do circuito, essa seria a entrada do sensor de contagem de espiras. Seria interessante novamente colocarmos um borne (e perto colocarmos o +5V e o GND) pois cada um poderá fazer de um jeito diferente essa parte do sensor. Com isso o resistor R13 poderá variar de valor também (como usei um led infravermelho com foto diodo tive que colocar um resitor ligado ao 5V pois o fotodiodo tem lógica invertida, em relação a um reed switch por exemplo.)

5- Seria legal também colocarmos ao lado do display mais pads para tipos diferentes, com espaçamento maior dos dígitos, pois pode ser que o pessoal use outros tipos!

Bem, acho que seria isso só! De resto ficou ótima a placa. Se puder disponiblizar para o pessoal, gostaria de ouvir opiniões de todo mundo!

Um abraço!
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2010, as 08:38:06 por Ledod » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #23 : 20 de Dezembro de 2010, as 14:45:25 »

Não entendo lhufas de programação mas essa bobinadeira usará motores de passo?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #24 : 21 de Dezembro de 2010, as 08:22:35 »

Não, usará mesmo um relê de 5 volts para controlar o motor! Ligando e desligando quando chegar no valor que colocou no display.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #25 : 21 de Dezembro de 2010, as 11:06:51 »

que tipo de motores??
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #26 : 21 de Dezembro de 2010, as 11:29:16 »

 Qualquer tipo ! AC, DC... Só depende da capacidade máxima que o relê suporta no chaveamento! No video que postei mais para cima estou usando um motor AC de 127 volts.

 
 
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #27 : 23 de Dezembro de 2010, as 13:31:14 »

 Bem, ai a montagem com a placa feita pelo Plautz ! Muito obrigado ! Ficou bem legal.
 Só o espaçamento dos pads do display que ficaram um pouco menores, mas isso é o de menos...



Registrado
saul britto
Visitante
« Responder #28 : 19 de Janeiro de 2011, as 13:17:57 »

E aí galera? Sou novato no forum,vi essa questão sobre errolar transformadores e me interessei muito,a ponto de procurar na net algo sobre isso para dar uma força.Encontrei uma materia muito interessante,só que tentei compilar o código fonte para o PIC e obtive um erro na saida do compilador,vou colocar o link para caso sirva como ajuda,se alguem conseguir compilar o fonte contido na pagina me avise!!Abraços.

http://www.micropic.es/index.php?option=com_content&view=article&id=112:contador-de-vueltas-para-bobinadora&catid=3:proyectos&Itemid=62
Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #29 : 19 de Janeiro de 2011, as 15:02:54 »

cara, show de bola o projeto hein?
tenho uma idéia pro enrolador... que tal usar o esquema de um molinete de pesca, tem uns bem baratos e eles fazem o movimento pra cima e pra baixo pra não embolar a linha, vc espeta a saída do motor na rosca do molinete e o prende a bobina a ser enrolada no meio dele... ele faz as voltas, geralmente multiplicando em 4 vezes as voltas da manivela (analisar isso se não será muito rápido) e faz o movimento de sobe e desce sozinho
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.059 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal