Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 21:23:16


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bobinadeira Automática Handmades  (Lida 35779 vezes)
Thiago Lira
Visitante
« : 12 de Julho de 2010, as 08:28:12 »

Olá pessoal, há um tempinho atraz no tópico de 'como enrolar transformadores' eu tinha comentado a idéia de desenvolver uma bobinadeira automática onde o usuário informa a quantidade de espiras e a máquina para quando chega a esse número. Mas para esse projeto gostaria de levantar umas questões sobre o que e como utilizar. Segue alguma perguntas:

1- Primeiramente pensei em utilizar um PIC (16F628) para controlar todo o sistema. A dúvida é sobre a interface de visualização, pois pode ser utilizado Display LCD como também Displays de 7 segmentos, sendo este último mais barato um pouco. Qual utilizar?

2- Quais funções não poderiam faltar nessa máquina? Controlador de velocidade? Teclado numérico ou soma de 1,10 ou 100 para número de voltas?

Se eu e lembrar de mais alguma coisa eu postarei.

Gostaria de salientar que quanto maior o número de sugestões melhor pode ser o projeto pois poderá atender às necessidades de muitos.

Gostaria também de parabenizar o nosso amigo Cogumelo que também postou um projeto sobre bobinadeira e gostaria da ajuda dele nesse projeto também.

Até mais.
Registrado
yuri1
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


Hey..Mother Foca.


« Responder #1 : 12 de Julho de 2010, as 10:02:25 »

Cara a meu ver voce pode fazer assim:

usar sensor desses que tem em mouse de bolinha juntamente com disco furado do propio mouse, isso ce vai usar para contar o numero de voltas.... ligar isso em uma entrada do micro-controlador, voce conta o numero de furros no disco esse nemero de sera o mesmo numero de interrupcoes acionadas ao micro para contar uma volta....pode usar motor DC para ficar mais facil, e ligar ele com um rele normal... assim usa so uma saida digital para ligar o tal.

voce precisa de um lcd, um teclado numerico e so.

Precisa ainda de uma guia para o fio, igual a guia de linha em algumas maquinas de costura que vai para um lado e para o outro.

acho que é so isso.

quanto ao monitor de 7 segmentos, so se voce fizesse um manual dizendo o que cada codigo quer dizer, como voce quem vai programar e voce que vai utilizar pode sim. tipo codigo 2 quer dizer: quantas voltas: ai voce responde com o numero de voltas, codigo 7, fim do, codigo 443 erro tal e etc...cara voce que vai programar, o sistema eh seu fica de acordo com o que quiser entende.
« Última modificação: 12 de Julho de 2010, as 10:05:07 por yuri1 » Registrado
Thiago Lira
Visitante
« Responder #2 : 12 de Julho de 2010, as 10:32:07 »

Obrigado pela contribuição.  Wink

Eu dei início na programação aqui, e como optei por utilizar o PIC16F628 seria mais interessante usar apenas o LCD mesmo, pois não tem pinos suficientes para utilizar os 2 tipos de display.

Se tiver mais alguma sugestão quanto as funções do protótipo pode falar.

Obrigado, até mais.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #3 : 12 de Julho de 2010, as 10:55:15 »

Eu fiquei um tempo pensando sobre isso, como implementar uma bobinadeira com pic16f628, mas não saiu da fase do "pensar".
Eu pensei até em utilizar um motor de passo, desses de impressora, contando os passos... Assim não precisaria ter um sensor contando as voltas, além da precisão maior, sem e necessidade de usar mecanismos para reduzir a rotação de um motor dc... Pensei tambem em utilizar display de 7 segmentos, utilizando circuitos conversores de bcd para 7 dígitos (cd4511), ou uma técnica de multiplexação igual desse link http://pic16f628a.blogspot.com/2009/10/experiment-no-5-multiplexed-seven.html

Espero que ajude de alguma forma !

Um abraço!

Registrado
yuri1
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


Hey..Mother Foca.


« Responder #4 : 12 de Julho de 2010, as 16:54:57 »

ledod, bom usar motor de passo eh bem mais complicado que usar motor DC e fazer como eu disse...outra coisa, usar motor DC, voce liga ele usando somente uma saida digital, basta usar um rele...e para contar as voltas basta usando o esquema basicamente pronto que voce tira dos mouses de bolinha, usando tambem somente uma entrada digital...basta usar o que ja tem a disposicao...este sistema eh mais facil de construir, e mais barato... para ver como eh complicado usar motor de passo tem que usar um CI uln2003 creio eu...depois usar 4 saidas digitais, ficar alternando as saidas com uma velocidade ate legal...o que nao eh nada bom nem para o pic nem para o projeto...muito trabalhoso. temos que lembrar que ja que queremos colocar um teclado e um lcd tambem no mesmo pic temos que economizar os IOs do mesmo.

usar motor de passo iria dar com precisao ate quantos centimentros de fio voce enrrolou...mas nao precisamos disso, bobina eh por voltas, entao se tiver x voltas ali ta bom...
« Última modificação: 12 de Julho de 2010, as 17:00:11 por yuri1 » Registrado
Thiago Lira
Visitante
« Responder #5 : 12 de Julho de 2010, as 18:53:43 »

Pessoal, "terminei" a programação, vou tentar relatar como está "funcionando".

Quando ligada mostrará no display "BOBINADEIRA HANDMADES", após 2 segundos mostrará "HANDMADES.COM.BR   ACESSE JA" após mais 2 segundos entrará no funcionamento.
No funcionamento haverão 3 modos de "somar" quantas voltas o usuário quer. Por exemplo: no modo "SOMAR 1", após pressionar a tecla 'soma' será somado 1 ao número total de espiras. Alternando o modo de soma pela tecla soma o usuário poderá somar +10 ou +100 ao número total de voltas.
Pressionando 'Enter' o processo iniciará com o acionamento do motor e liberando a entrada do contador de voltas. Também mostrará no Display o número "TOTAL" e quanto ainda resta para acabar. Quando a contagem chegar à zero o motor será desligado e voltará ao menu de somas para uma próxima operação.

Ok pessoal, espero a avaliação de vocês e sugestões quanto à parte da programação. Após definida a programação partiremos para a etapa de força e tudo mais.

Abraços.

Mensagem Mesclada
Segue o esquema:

Mensagem Mesclada
Não entendi, minhas mensagens estã editando sempre a última. Com isso o tópico não está subindo.
« Última modificação: 14 de Julho de 2010, as 14:03:26 por Thiago Lira » Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #6 : 14 de Julho de 2010, as 17:06:57 »

Opa pessoal!

Desculpe mais eu não tinha visto esse topico ainda Thiago, vou ressaltar que não sou muito afoito na área de eletrônica ainda.
No que li acima, o ponto em que eu poderia ajudar seria o "sensor", que utilisei uma reed switch. No meu uso, ela funciona de um modo bem preciso, quando montei a primeira vez a maquina, não tinha chego a reed ainda então fiz um sistema de acionamento com duas chapinhas que eram acionadas atravez de um "canister", como se fosse um comando de valvulas em um motor. Essa chave "gambiarra" tinha cerca de 6% de falhas na contagem. Quando coloquei a reed, ao menos aos meus olhos, deve ter caido pra 0% (ou algo muito próximo disso).


Mensagem Mesclada
Esqueci de responder o que vc perguntou Thiago, as mensagens ficam desse jeito quando vc mesmo responde.

Abraço!
« Última modificação: 14 de Julho de 2010, as 17:15:24 por Cogumelo » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #7 : 14 de Julho de 2010, as 20:36:09 »

yuri1

Realmente, seria desperdício usar um motor de passo! Iria complicar bastante o projeto...
Registrado
Thiago Lira
Visitante
« Responder #8 : 27 de Julho de 2010, as 07:29:24 »

Olá pessoal, desculpem a demora mas é que eu estava esperando testes concretos pra postar aqui novamente e o display LCD só chegou ontém.

Posso dizer que o projeto ja está funcionando perfeitamente de acordo como eu ja descrevi o funcionamento anteriormente, faltando apenas agora a parte mecânica. Pra essa outra etapa ja adquiri o que seria o eixo principal (uma haste rosqueada de 1m, onde na loja pedi como um parafuso muito longo ou coisa assim). Comprei porcas e arruelas também. Por enquanto foi isso, espero desenvolver logo esta etapa para disponibilizar o material completo.

Abraços.
Registrado
Fisioterapeuta
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.056

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 16



« Responder #9 : 27 de Julho de 2010, as 21:16:25 »

onde encontro pra comprar esse reed swit?
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #10 : 27 de Julho de 2010, as 23:02:06 »

http://www.soldafria.com.br/advanced_search_result.php?keywords=reed+&osCsid=2svsmoaoloceqviok8ts4licp5&x=0&y=0
http://www.e-farnellnewark.com.br/searchresults.aspx?dskeyword=chave%20reed&idproducttype=0&idproductcolor=0&iddept=0&nupricerangestart=1&nupricerangeend=9999999&type=2
« Última modificação: 27 de Julho de 2010, as 23:04:17 por Cogumelo » Registrado
K z
Visitante
« Responder #11 : 20 de Agosto de 2010, as 14:17:18 »

Pessoal, "terminei" a programação, vou tentar relatar como está "funcionando".

Quando ligada mostrará no display "BOBINADEIRA HANDMADES", após 2 segundos mostrará "HANDMADES.COM.BR   ACESSE JA" após mais 2 segundos entrará no funcionamento.
No funcionamento haverão 3 modos de "somar" quantas voltas o usuário quer. Por exemplo: no modo "SOMAR 1", após pressionar a tecla 'soma' será somado 1 ao número total de espiras. Alternando o modo de soma pela tecla soma o usuário poderá somar +10 ou +100 ao número total de voltas.
Pressionando 'Enter' o processo iniciará com o acionamento do motor e liberando a entrada do contador de voltas. Também mostrará no Display o número "TOTAL" e quanto ainda resta para acabar. Quando a contagem chegar à zero o motor será desligado e voltará ao menu de somas para uma próxima operação.

Ok pessoal, espero a avaliação de vocês e sugestões quanto à parte da programação. Após definida a programação partiremos para a etapa de força e tudo mais.

Cadê os arquivos do projeto? Código ou arquivo .hex do microcontrolador e os arquivos CAD?
Smiley
Tem fotos do projeto funcionando? Manda aí.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2010, as 14:43:04 por Plautz » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #12 : 16 de Dezembro de 2010, as 10:51:57 »

Reabrindo o tópico!

Então, como aqui em minha cidade não tem para vender esses displays de lcd, eu com o meu cunhado de programador estamos desenvolvendo um projeto que utiliza um display quádruplo de 4 segmentos e 12 pinos de ânodo comum como a interface para as voltas.
O programa utiliza um sistema de multiplexação do display desse site: http://pic16f628a.blogspot.com/2009/10/experiment-no-5-multiplexed-seven.html (todos os créditos ao autor) porem modificado para um display de anodo comum.
Fora isso o circuito utiliza os 4 pinos restantes do pic16f628a como:
-entrada da chave táctil  para colocarmos o valor de voltas
-entrada da chave táctil para "ligarmos"
-entrada para o sensor de voltas (irei utilizar um foto transistor com led infravermelho de uma impressora que foi "depenada" haha)
-saída para o relê (que liga e desliga o motor)

O protótipo esta funcionando bem (pelos testes que fizemos) o que falta é a parte da entrada do valor das voltas ser modificado. Como não temos mais pinos da onde tirar do pic estamos programando o seguinte:
A casa (milhares, centenas, dezenas, unidade) fica piscando e com isso conseguimos alterar o seu valor pressionando o botão repetidas vezes. Quando quisermos mudar de casa pressionamos o mesmo botão por exemplo por 5 segundos. Com isso alteramos a casa e podemos editar o outro valor.
Exemplo: 1234 espiras: aperta 1 vez, segura, aperta 2 vezes, segura, aperta 3 vezes, segura, aperta 4 vezes. Com isso apertamos o botão de ligar e o contador vai regressar até o valor 0000 e desliga o relê.

Coloquei um video no youtube para mostrar o protótipo na protoboard. No lugar do led será ligado o relê. Está meio porco e feio!! Mas está funcionando, ainda sem a parte da entrada das voltas do jeito que expliquei mais acima.

http://www.youtube.com/watch?v=fa4bxe052UI


Outra coisa... Queria saber se alguém poderia rotear a placa de circuito impresso para esse circuito, e mais pra frente quando for realizado todos os testes eu disponibilizo o .HEX para o pessoal gravar o pic!

« Última modificação: 16 de Dezembro de 2010, as 11:07:09 por Ledod » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #13 : 16 de Dezembro de 2010, as 13:05:54 »

... Queria saber se alguém poderia rotear a placa de circuito impresso para esse circuito...

Manda o esquema que roteio.

Mas uma coisa deveras importante: informe qual o display que está usando (o código dele), se possível o datasheet dele, ok? Pois fica complicado ver pelo vídeo.

Abraços.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #14 : 16 de Dezembro de 2010, as 17:50:27 »

Muito obrigado Plautz! De verdade.

Placas mais simples no eagle eu até roteio, mas essa ai por possuir muitas ligações entre microcontrolador e o display ficou meio complicado, estou desenhando o esquemático com calma pois são muitas ligações e depois para encontrar algum erro fica meio difícil.
Bem, o display tem numeração TOF-2481FMG-N mas não encontrei em nenhum lugar o datasheet, mas ele tem mesma pinagem que este aqui http://www.futurlec.com/LED/7FR3641BS.shtml
No eagle eu não encontrei uma biblioteca com esses tipos de display, ainda mais que o espaçamento dos pinos do display que utilizei é menor... Preciso procurar depois...

Hoje mandei para o meu cunhado a nova forma de inserção do número de voltas e ele me retornou um programa que testei e não funcionou muito bem ainda! Vou esperar mais uns testes com ele, até chegarmos numa versão mais aplicável para disponibilizar para o pessoal.


Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal