Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 06:23:10


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Super Fonte para pedais!!  (Lida 44266 vezes)
abraao
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 225

Obrigado
-Dado: 116
-Recebido: 15


perdido como lagrimas na chuva


« Responder #60 : 11 de Julho de 2012, as 12:58:52 »

bom alguem já deu uma olhada nessa fonte aqui? http://www.generalguitargadgets.com/projects/24-power-supplies/134-ultra-clean-power-supply

sei que não é lá uma ''super'' mas deve ser boa, pretendo montar ainda nesse mês

abraços
Registrado

perdido como lagrimas na chuva
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #61 : 18 de Julho de 2012, as 20:37:05 »

Tambem não estou lá muito contente com a fonte que montei. É a fonte 9v aqui do site. Na verdade ela até que funciona bem, acredito que a maior parte dos chiados venham da rede elétrica precária aqui do condomínio. Estou a fim de construir uma fonte nova tambem, baseado nesses esquemas "ultra clean"

Vejam o vídeo desta fonte nacional!

http://www.youtube.com/watch?v=DK5N-yVUPpg

 Legal!

Uau! Uma fonte dessas realmente é algo que eu procurava!


No forum do FreeStompBox tambem está rolando essa discussão.

http://www.freestompboxes.org/viewtopic.php?f=28&t=11887&hilit=voodoo+pedal+power

Tem que se cadastrar pra ver, mas é bem interessante!
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #62 : 20 de Julho de 2012, as 13:10:31 »

Aqui um projeto bem interessante

http://www.muzique.com/power.htm
Registrado
jboufelli
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 403

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 12



« Responder #63 : 20 de Julho de 2012, as 14:24:36 »

Não sei o que vocês acham mas gostei desse projeto

http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=111
Registrado

yahooooooo 2a Estrelinha ....hahahaha rumo a 5a
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #64 : 20 de Julho de 2012, as 14:56:47 »

Eu achei bem interessante o projeto do GrAmorim por usar capacitores cerâmicos em paralelo com os diodos.

Vou montar para testar e acrescentar uma plaquinha com os jacks.
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #65 : 20 de Julho de 2012, as 14:58:41 »

Saudações,

Temo que não encontrarão fontes ultra clean se não "quebrarem" os loops do gnd.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
polyvox
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 141

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 5



« Responder #66 : 04 de Outubro de 2012, as 16:24:59 »

Pessoal....Ressucitando o tópico.  Legal!

Pesquisei algumas coisas sobre a Voodoolab pedal power e , ao ver umas fotos da parte interna dela, vi que quem disse no tópico que o indicado seria um transformador com varios secundarios independentes matou a charada.

Ai pesquisei mais um pouco e encontrei isso aqui: http://www.geofex.com/Article_Folders/Spyder/Spyder.htm

Basicamente fala sobre algumas alternativas e, dentre elas, a do transformador com varios secundários.
Acho que o caminho a seguir é esse. A partir disso me surgiram algumas duvidas:

1- seria necessário encomendar o transformador ou existe isso a venda comercialmente no Brasil?Huh? e será que ficaria caro, no caso de ter que encomendar Huh???
2- pelo que entendi, vendo a fonte da voodoolab e esse artigo que linkei ai, essa coisa de varios secundarios independentes impede que a fonte seja bi-volt.(alguem que entenda melhor do assunto podia dar uma luz nessa questão né? provavelmente estou falando alguma besteira)
3- seria possivel construir uma fonte nessa onda que forneça mais do que 1A no total, que seja 9v, 12v, 15v e o que mais for preciso... e que nao limite cada saída com uma quantidade de corrente pré-determinada ,como é o caso das voodoolab?

é.. são muitas perguntas, né?? hehehe  Batendo Cabeça   Roqueiro
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #67 : 04 de Outubro de 2012, as 21:26:38 »

Meus palpites (mas claro que não sou dono da verdade...):

1) Pouco provável achar pronto. Nunca ví. Mas pode-se improvisar: pegando-se um transformador comercial que tenha potência equivalente, pode-se aproveitar o primário e refazer o secundário em casa (eu já fiz coisas parecidas, e fica bom, mas exige paciência e alguma experiência). Melhor encomendar.

2) Nada a ver. O primário do transformador vai ter "taps" para 127 e 220V, que devem ser ligados/alimentados apropriadamente. Não interessa quantos (ou quais) secundários estarão pendurados no núcleo.

3) Se o transformador for adequadamente projetado, você pode ter quantas tensões quiser, e quanta corrente/potência desejar. Meu entendimento é de que a corrente que efetivamente será fornecida por cada secundário será sempre determinada pela carga (ou seja, pelos pedais que estiverem sendo alimentados por cada rail), não pela capacidade do transformador. Efetivamente, a corrente nominal do(s) secundário(s) do transformador vai ditar o quanto ele poderá suprir sem arriar a tensão nem sobreaquecer (imagino que seja isso que você está entendendo como "limitação da corrente em cada saída").

Perguntinha: quantos pedais você deseja ligar na fonte? Eu alimento 10 pedais (incluindo um reverb digital gulosinho) com uma fonte de 300mA  montada com um transformador vagabundo, e sobra capacidade (total de consumo do meu pedalboard ficou em torno de 150mA). Se você pretende realmente fazer secundários separados (tipo "1 para cada pedal"), pense em 30mA para alimentar cada pedal analógico, e preveja um (ou quantos quiser, mas não todos) secundários de 100mA para alimentar pedais digitais (há quem diga que isso já é exagero).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
polyvox
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 141

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 5



« Responder #68 : 05 de Outubro de 2012, as 15:47:56 »


2) Nada a ver. O primário do transformador vai ter "taps" para 127 e 220V, que devem ser ligados/alimentados apropriadamente. Não interessa quantos (ou quais) secundários estarão pendurados no núcleo.


Perguntinha: quantos pedais você deseja ligar na fonte? Eu alimento 10 pedais (incluindo um reverb digital gulosinho) com uma fonte de 300mA  montada com um transformador vagabundo, e sobra capacidade (total de consumo do meu pedalboard ficou em torno de 150mA). Se você pretende realmente fazer secundários separados (tipo "1 para cada pedal"), pense em 30mA para alimentar cada pedal analógico, e preveja um (ou quantos quiser, mas não todos) secundários de 100mA para alimentar pedais digitais (há quem diga que isso já é exagero).




opa, obrigado pelo esclarecimento. Então qual será o motivo de a voodoolab não ser bivolt???

sobre a quantidade de pedais e o consumo, eu sei bem que 1A dá e sobra pra muitos pedais, mas eu estava pensando numa soluçao "global" definitiva, saca? tipo uma super fonte com tudo quanto é tipo de saida pro cara ligar o que quiser quando fizer alguma mudança no set sem ter que usar a fonte proprietaria de determinado pedal que consuma muito.

grande parte dos pedais consome bem pouco, é verdade, mas tem pedais que consomem pra caramba, tipo o POG , o Memory man, aqueles pedais da Strymon, etc.

mas , valeu a "clareada" que vc deu ai no assunto. vou continuar pesquisando uma soluçao definitiva.

 Legal!
« Última modificação: 05 de Outubro de 2012, as 15:58:59 por polyvox » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #69 : 05 de Outubro de 2012, as 21:33:08 »

Não sei porque a VoodooLab não é bivolt, mas, curiosamente, eu tenho um amp Tiny Terror que também NÃO É bivolt, e quando abrí o menino achei o fio para ligar o 220V  lá dentro, desligado e bem isolado...

Em ambos os casos, talvez seja para economizar uma chavinha (ridículo quando a gente pensa em UMA unidade, mas em milhares delas o gasto adicional pode incomodar o fabricante). Ou, como diz meu filho, "é tudo uma estratégia de marketing"... Acho até que pode fazer sentido, quem não manja do riscado e precisa usar o equipamento em regiões com tensões distintas, pode vir a comprar 2 unidades (pode acreditar, tem muita gente burra neste mundo, isso ainda vai acabar com a humanidade...).

Sobre a sua fonte, para deixar trela para algum pedal guloso, você pode fazer um dos secundários com capacidade mais alta. Você manda...

Também, você precisa decidir se eventualmente TODOS os pedais poderão ser ligados ao mesmo tempo (fator de carga 100%), e neste caso o transformador vai ser dimensionado pelo TOTAL de capacidade (poderá ficar bem grande), ou apenas parte deles (acho que faz mais sentido), caso em que o transformador poderá ser dimensionado por um percentual da capacidade. Exemplo grosseiro, sem considerar perdas: você faz um transformador com 10 secundários de 500mA (total 5VA), mas se decidir que vai usar apenas 5 deles ao mesmo tempo (fator de carga 50%), o transformador poderá ser dimensionado como 2,5VA, mas neste caso você NUNCA deverá ligar todo mundo de uma só vez.

Talvez você consiga uma melhor distribuição física usando 2 transformadores menores ao invés de 1 grandão...Esquente a cabeça na fase de projeto, é gostoso e vai te economizar tempo e dinheiro.

E já que vais ter que encomendar, eu pensaria em transformador toroidal, que é menor e mais eficiente. Já que vai para o inferno, abrace o capeta!
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #70 : 06 de Outubro de 2012, as 00:33:10 »

Hoje montei uma fonte para um amigo meu alimentar o set dele.

A fonte tem 3 saídas isoladas... mandei fazer um transformador com 3 secundários na Líder.

Sendo assim, a fonte tem 2 saídas de 9v isoladas uma da outra, e uma saída de 12.

Além de ser bivolt é claro.

Tem mais detalhes no meu blog www.handmaker.blogspot.com.br



« Última modificação: 06 de Outubro de 2012, as 01:08:24 por biglouis » Registrado
polyvox
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 141

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 5



« Responder #71 : 06 de Outubro de 2012, as 13:19:31 »

bem legal, Big Louis. é +ou - isso que eu tenho em mente, só que com mais saidas isoladas.

as perguntas que não querem calar são: "quanto ficou a encomenda do transformador? ele é muito grande???" e "quais são as especificaçoes da fonte, quanto de corrente por saída, etc,etc???" ... _

eu também estou um pouco confuso em relação ao que algumas marcas chamam de "fonte inteligente"(dizem que cada saida da fonte só fornece o tanto de corrente que o que estiver conectado nela consome). é preciso um circuito a parte pra esse tipo de coisa??

« Última modificação: 06 de Outubro de 2012, as 13:30:26 por polyvox » Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #72 : 06 de Outubro de 2012, as 18:56:35 »

O transformador custou R$27,50  Legal!
Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #73 : 06 de Outubro de 2012, as 22:01:25 »

Desconsiderem se eu estiver repetindo algo que já foi postado aqui. Já fiz algumas fontes reguláveis de 2 a 3 [A] para máquinas de tatuagem e elas tem o "jeitão" desta aqui:

http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/image15/15_07b_01.gif

A diferença é que eu usei só um transistor 2N3055, o funcionamento ficou tão bom que recebi mais de uma encomenda para a mesma pessoa (o cara tava revendendo!!).

Para tensão fixa de 9V, por exemplo, é só colocar um diodo no terminal que vai para o terra do regulador 7809, pergunte o oráculo para saber como isto é feito. Isso faz com que a tensão na saída do regulador fique com 9,7V (tensão do regulador + tensão sobre o diodo), a tensão fica em 9V na saída do transistor (9,7V - tensão base/emissor do transistor). Quanto ao circuito de proteção um termistor do tipo NTC pode resolver, só não pesquisei se existe este componente para correntes superiores a 1A.

O NTC aumenta a resistência com o aumento da temperatura, o aumento da temperatura é consequência do aumento de corrente, daí a proteção.

Quanto às fontes chaveadas, já montei algumas que um engenheiro projetou previamente, não é um bicho de 7 cabeças, visto que os fabricantes do componente principal fornecem softwares que, de acordo com a tensão e corrente desejada, fornece o circuito pronto, inclusive com o projeto do transformador.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #74 : 07 de Outubro de 2012, as 10:23:03 »

"A fonte é inteligente e só fornece o tanto de corrente que a carga que estiver ligada nela consome". Eu aprendí que são justamente as fontes "burras" que fazem isso...

Será que os caras estão falando de uma fonte de corrente constante "auto-ajustável"? E se for, qual poderia ser a vantagem?

Já o sistema de proteção sugerido pelo Dexter (termistor, vide abaixo) me parece interessante. Não vai deixar a fonte inteligente, mas sim "à prova de burros". Se ligar mais carga do que a fonte aguenta, ela desarma. É o princípio de um disjuntor.

Dexter, no final das contas o termistor (NTC ou PTC) é um resistor, e portanto pode ser dimensionado da mesma forma, ou seja, em função da potência que ele vai ter que dissipar. Mas eu acho que existem dispositivos mais eficientes (porém exigindo mais componentes). Uma idéia pode ser esta aí do link (provavelmente existem coisas melhores):

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=28620

O legal é que este circuito pode ser usado para e chavear O PRIMÁRIO DO transformador, então em caso de problemas ele desligaria a fonte inteira (não apenas o rail que apresentou sobrecorrente).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal