Preamplificador valvulado de Contrabaixo com 6CB6

Started by rodlburigo, 04 de December de 2015, as 15:07:59

Previous topic - Next topic

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: kem on 10 de December de 2015, as 02:50:55
Não sei se existe algum pentodo de baixa potência em fabricação ainda. Mas alguns tem tantos por aí ainda que não é para se preocupar (ex: EF184).

Pois é! Também penso desta forma!
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

rodlburigo

**
Freqüente
  1. rodlburigo@hotmail.com
Obrigado pelas informações Kem e Bossman.  :tup

Já estou com todas as peças e pretendo começar a montagem do protótipo em janeiro. Conforme o projeto for tomando forma vou postando aqui!

Abraços!
Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.

rodlburigo

**
Freqüente
Olá pessoal!!
Estou retomando este projeto e gostaria de perguntar aos grandes mestres se é possível utilizar a própria 6CB6 para um power de baixa potência para estudo.
Corrigi alguns problemas no leiaute e quero construir o pré e se possível um power para aproveitar as válvulas que tenho.
Obrigado!
Rodrigo.

kem

DIY Freak
Possível é... mas se for SE não vai dar nem 1W.
Pra baixo isso dá pra alguma coisa?
I don't want to die young...
I want to diode!

rodlburigo

**
Freqüente
Atualmente estou usando o ruby na versão bassman, com menos de 1w. Onde moro, não dá nem para chegar com o volume ao máximo!  :'(
Acho que para este fim vale a pena o teste! :tup
Rodrigo.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Experimenta com HT de 200Vdc, transformador SE com impedância do primário de 10kohms, 150Vdc na grade de screen, resistor de catodo de 160 ohms pra polarizar em -2,1Vdc. Talvez consiga 400 a 500mW.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

rodlburigo

**
Freqüente
Obrigado Xformer. :tup
Vou montar a fonte projetada e vou ver a voltagem que consigo. Depois retorno os valores!
Rodrigo.

rodlburigo

**
Freqüente
Boa Noite Galera Handmades!
Desenterrando o preamplificador e o tópico, retorno com os primeiros resultados. A pré montagem foi feita em modo triodo, (sugestão do Xformer), conforme o link e as fotos abaixo:
[spoiler]
https://www.dropbox.com/s/ef8jwkd5s42qsh1/Preamp%206CB6%20-%20barra%20de%20pinos.pdf?dl=0

https://www.dropbox.com/s/kc92rqzbgw6094v/Preamp%206CB6%20pentodo.pdf?dl=0

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5008.15
Visão geral da montagem:

[/spoiler]
Para a amplificação estou usando uma placa com TDA2050.
O primeiro estágio, válvula da esquerda, não funcionou e não consegui descobrir o problema. Troquei as válvulas e continuou sem funcionar. Usei um injetor de sinais (um radinho velho, hehe) e ao inserir depois do capacitor de acoplamento do primeiro estágio, o som saiu e os controles de tom funcionaram.
A segunda válvula funcionou corretamente com as duas válvulas, mas com ganho muito baixo.
Revi as ligações e os valores dos componentes umas 100 vezes e não achei nada de errado. Testei a continuidade com multímetros e também está correto. Estou desconfiando do capacitor de acoplamento.
Medi as tensões e tem cerca de 196V DC nos dois estágios, entre cátodo e placa.
Alguém saberia me dar uma luz de onde posso começar a procurar? Que medições devo fazer?
Obrigado!
Rodrigo.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Se na entrada do TDA2050 tiver um resistor de 22k ohms, tente aumentar o valor dele (100k ou 150k) pra elevar a impedância de entrada do amplificador. Pode ser que a impedância de saída do pré seja alta, o que faz com que haja perda de sinal para o TDA2050. O certo era ter mais um estágio buffer (seguidor de catodo) antes do amplificador de potência.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.