Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 07:31:04


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Preamplificador valvulado de Contrabaixo com 6CB6  (Lida 9914 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #15 : 17 de Dezembro de 2015, as 14:43:37 »

Não sei se existe algum pentodo de baixa potência em fabricação ainda. Mas alguns tem tantos por aí ainda que não é para se preocupar (ex: EF184).


Pois é! Também penso desta forma!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #16 : 18 de Dezembro de 2015, as 08:45:12 »

Obrigado pelas informações Kem e Bossman.  Legal!

Já estou com todas as peças e pretendo começar a montagem do protótipo em janeiro. Conforme o projeto for tomando forma vou postando aqui!

Abraços!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #17 : 19 de Agosto de 2016, as 12:57:32 »

Olá pessoal!!
Estou retomando este projeto e gostaria de perguntar aos grandes mestres se é possível utilizar a própria 6CB6 para um power de baixa potência para estudo.
Corrigi alguns problemas no leiaute e quero construir o pré e se possível um power para aproveitar as válvulas que tenho.
Obrigado!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #18 : 19 de Agosto de 2016, as 14:18:39 »

Possível é... mas se for SE não vai dar nem 1W.
Pra baixo isso dá pra alguma coisa?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #19 : 19 de Agosto de 2016, as 14:24:01 »

Atualmente estou usando o ruby na versão bassman, com menos de 1w. Onde moro, não dá nem para chegar com o volume ao máximo!  Cry
Acho que para este fim vale a pena o teste! Legal!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #20 : 19 de Agosto de 2016, as 18:24:16 »

Experimenta com HT de 200Vdc, transformador SE com impedância do primário de 10kohms, 150Vdc na grade de screen, resistor de catodo de 160 ohms pra polarizar em -2,1Vdc. Talvez consiga 400 a 500mW.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2016, as 20:01:47 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #21 : 19 de Agosto de 2016, as 22:05:30 »

Obrigado Xformer. Legal!
Vou montar a fonte projetada e vou ver a voltagem que consigo. Depois retorno os valores!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #22 : 19 de Outubro de 2017, as 03:54:43 »

Boa Noite Galera Handmades!
Desenterrando o preamplificador e o tópico, retorno com os primeiros resultados. A pré montagem foi feita em modo triodo, (sugestão do Xformer), conforme o link e as fotos abaixo:
Para a amplificação estou usando uma placa com TDA2050.
O primeiro estágio, válvula da esquerda, não funcionou e não consegui descobrir o problema. Troquei as válvulas e continuou sem funcionar. Usei um injetor de sinais (um radinho velho, hehe) e ao inserir depois do capacitor de acoplamento do primeiro estágio, o som saiu e os controles de tom funcionaram.
A segunda válvula funcionou corretamente com as duas válvulas, mas com ganho muito baixo.
Revi as ligações e os valores dos componentes umas 100 vezes e não achei nada de errado. Testei a continuidade com multímetros e também está correto. Estou desconfiando do capacitor de acoplamento.
Medi as tensões e tem cerca de 196V DC nos dois estágios, entre cátodo e placa.
Alguém saberia me dar uma luz de onde posso começar a procurar? Que medições devo fazer?
Obrigado!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #23 : 19 de Outubro de 2017, as 15:37:17 »

Se na entrada do TDA2050 tiver um resistor de 22k ohms, tente aumentar o valor dele (100k ou 150k) pra elevar a impedância de entrada do amplificador. Pode ser que a impedância de saída do pré seja alta, o que faz com que haja perda de sinal para o TDA2050. O certo era ter mais um estágio buffer (seguidor de catodo) antes do amplificador de potência.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal