Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 11:45:45


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: EQ Ativo Vs Passivo - em Amp de Guitarra  (Lida 9543 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #15 : 12 de Dezembro de 2015, as 18:02:11 »



Sim, há essa desconfiança. Ela se deve ao fato de que aquele EQ ativo ali que postei no início dá uma GRANDE margem de manobra no timbre. Uma que eu nunca vi em amp nenhum. Aí cristalizou na minha cabeça a idéia de que EQs ativos são os que realmente são eficientes.

Pelo que estão a me falar, isso não procede e EQs passivos podem ser tão atuantes quanto. Estou ouvindo atentamente os conselhos dos colegas. E lembrando que pode ser simplesmente o fato de que ? ? ? no qual "mexi" até hoje, apenas não tinham EQs bem projetados o bastante para serem tão efetivos mas não significa que seja um problema de EQs passivos em si.

Os EQs do Peavey Rage 158 e Frontman 65R por exemplo me pareciam "bons pra nada". O do H&K 60R Blue Edition já era bem mais atuante. Os do Peavey Bandit e Envoy, igualmente deixavam a desejar. Já ? ? ? ativo que montei e pus na minha cadeia de sinal ali, batia todos esses. Digo isso apenas pra explicar de onde vem minha impressão, está correto ao dizer que tenho uma desconfiança mesmo. É por isso. Se ela é infundada, então é bom saber que EQ ativo não é a única forma de talhar o sinal como gosto.


Às vezes o projeto do amplificador é que deixa o tonestack sem atuação. Na maioria dos amplificadores de guitarra os controles de tonalidade são semelhantes, e na maior parte dos casos trabalham muito bem. Mas existem amplificadores com corte de graves e/ou agudos em demasia. Aí não tem controle de tom que resolva.

Citar
Compreendo. Mas isso nos levaria de volta ao projeto inicial, não? Removendo aquela 12AX7 ali no final ? ? ?, temos basicamente o esquema Seg.Cat. - EQ - Power Amp.


Pode ser. Mas aí vai do seu gosto. Creio que você abriu o tópico para ter opções de projeto. O mais simples pode ser o melhor. Mas isso não impede que você experimente as outras opções. Meu palpite se baseia no fato que quanto mais você modifica um projeto, mais tempo você vai levar para deixar o equipamento 100%.

Citar
O seguidor do cátodo tem baixa impedância de saída. O estágio de potência vai ter uma alta impedância de entrada (1 EL84 single ended). Entre eles ? ? ? elevando essa impedância.

Não passa a fazer sentido um buffer ao menos após ? ? ? e antes da potência? Ou seria excesso de design?

O seguidor de cátodo têm uma impedância média e a impedância da entrada da EL84 é alta. Um buffer não faria diferença, do mesmo modo que o outro tonestack original que também tem características semelhantes. Um buffer à mais ali seria over

Mas se você achar que vale a pena fazer uns testes, pode reservar um espaço para mais um soquete de 12ax7 e criar algumas placas alternativas.

 Angry
« Última modificação: 19 de Abril de 2017, as 17:54:01 por Matec » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #16 : 12 de Dezembro de 2015, as 18:36:09 »

Se estiver tendo dificuldades de me fazer entender, por favor, me diga.
Só não estava claro que o Hi-Octane era o seu esquema escolhido. Você só o tinha citado em um exemplo anteriormente. Agora ficou claro.

Já que esse é um protótipo, deve-se contar com todas as possibilidades. Principalmente, as mais simples.
Isso tambem economiza muito tempo de desenvolvimento. As vezes é mais facil começar com um projeto mais simples e ir incrementando aos poucos.

E falando nisso, uma ideia que me veio seria tirar a 2ª 12AX7 + TMB do Hi-Octane e colocar esse esquema de tone stack ativo, sem a 12AU7. Talvez seja só necessário um divisor resistivo antes da EL84.

Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #17 : 13 de Dezembro de 2015, as 12:39:27 »

Se estiver tendo dificuldades de me fazer entender, por favor, me diga.
Só não estava claro que o Hi-Octane era o seu esquema escolhido. Você só o tinha citado em um exemplo anteriormente. Agora ficou claro.

Ah sim, desculpe a confusão. Sim, havia citado, mas acho que não especifiquei que o rascunho de esquemático que postei tratava-se de um Hi Octane ligeiramente modificado (um chaveamento, uma mod no seguidor do cátodo, e o tone stack, mas exceto isso é o mesmo que se encontra no projeto original). A ligação diferente no seguidor do cátodo foi tirado exatamente daquele site Valve Wizard, que foi antes linkado.



-----
@Matec

Estou percebendo que aquela mod que eu fiz ali no desenho foi mal informada e arbitrária. Coisas de novato. Não é assim que se projeta as coisas, sem uma visão mais a fundo do funcionamento de cada parte.

Mea culpa.

Eu não uso placas pra nada, monto tudo ponto a ponto. Em realidade, eu não sei fazer placa, e gosto da flexibilidade do ponto a ponto. Me parece mais chatinho de montar, mas menos de modificar.

Vou me concentrar em montar um Hi Octane com o mínimo de modificações (como a do Tone Stack, que conforme demonstrado requer bastante planejamento), e então ver se ele atende ou não. SE não atender, aí sim, ver mods.

Tirando essa parte do Tone Stack, e olhando aquele rascunho ali, a parte do chaveamento pra canal, e o seguidor do cátodo, te parecem uma boa?

Estou considerando agora manter o tone stack original do Hi Octane. Caso não goste, botar um pedal de EQ na minha cadeia de sinal. E só então se não parecer o bastante, aí ver mods no tone stack do Hi-O.



-----
Outra dúvida...

Pensei em fazer o estágio de potência normal, mas botar uma chave que envie o sinal pra uma placa transistorizada quando quiser mais volume.

Chave numa ponta, vai para a EL84.

Chave na outra, vai para uma placa de 100W igual a essa:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-722593332-placa-amplificador-100w-rms-montada-_JM#redirectedFromParent

(Em realidade, é exatamente essa que tenho).

Me pergunto se ela aguentaria. Já vi o pot de volume dela sair fumaça uma vez ao mandar um sinal muito forte pra essa placa. Foi quando, por engano, mandei o sinal do Output de uma TDA2040 (de um Peavey Rage 158) direto pro INPUT dessa placa. Corrigi a ligação errada rezando pra ela ainda funcionar, e funcionava, mas fiquei encucado se a saída do preamp de um Hi Octane não causaria problema do tipo.

« Última modificação: 13 de Dezembro de 2015, as 13:36:38 por RafaS » Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #18 : 13 de Dezembro de 2015, as 14:41:43 »

Olá

É muita informação.
Vamos por partes:

Citar
Tirando essa parte do Tone Stack, e olhando aquele rascunho ali, a parte do chaveamento pra canal, e o seguidor do cátodo, te parecem uma boa?

A ideia é qual? Um canal overdrive e um clean? Pode funcionar, mas estão faltando alguns capacitores no seu circuito. Desse modo que está, vai ficar problemático.

Citar
Outra dúvida...

Pensei em fazer o estágio de potência normal, mas botar uma chave que envie o sinal pra uma placa transistorizada quando quiser mais volume.

Chave numa ponta, vai para a EL84.

Chave na outra, vai para uma placa de 100W igual a essa:

Pode haver um jeito.
Nesse caso é bom saber qual a impedância de entrada do amplificador de 100w. Para isso, nada melhor que um esquema desse circuito.

Existem muitas maneiras de se conectar um equipamento em outro. Como essa é uma mod única, temos que ter um certo cuidado para não haver coisa errada sendo feita.

Abs
Registrado
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #19 : 13 de Dezembro de 2015, as 15:25:36 »

@Matec

Sim, um canal limpo e um sujo.

Quanto à impedância de entrada da placa, posso obter junto ao fabricante. (Mas o esquemático eu duvido que ceda)
Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #20 : 13 de Dezembro de 2015, as 20:22:13 »

Essa placa do link do ML já tem pré. Não vai servir.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #21 : 14 de Dezembro de 2015, as 10:43:42 »

Essa placa do link do ML já tem pré. Não vai servir.

Certeza? Tem um NE5532 ali mas... me foi vendida como não possuindo pré. O vendedor até tem o pré separado.

Atualmente tenho usado um preamp valvulado (do mesmo vendedor) com o EQ que mostrei no TPC entre os dois. Limpíssimo mesmo a altos volumes. O tal preamp foi desenhado para uso com 12AU7, mas uso com uma 12AT7.

Tenho usado em gravações, ensaios, com pedais, e nenhum problema. O único que tive como disse foi o dia que meti o pino output de um TDA2040 (dum Peavey Rage) no line in dessa placa, aí saiu fumaça do pot de volume. Troquei o pot e bola pra frente, a placa não dá nenhum problema.

Única coisa dela é que a menina esquenta pra caramba. Liguei no meu gabinete 2x12 com os falantes em série, 16 ohms, para contornar isso. Aí ela está trabalhando fria, mas ainda dá um volume infernal.
Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #22 : 14 de Dezembro de 2015, as 11:10:52 »

Citar
Certeza? Tem um NE5532 ali mas... me foi vendida como não possuindo pré.

Tem pré sim. Com tonestack . Shocked

Talvez possa ser utilizada dessa maneira mesmo, mas precisamos verificar o esquema do primeiro estágio do pré.

O importante é saber como o sinal chega na placa. E os valores dos componentes.

Se você tirar boas fotos de ambos os lados da placa, já posso ter uma ideia.

O que mais importa é que se faça a entrada com uma impedância alta, compatível com a saída do tonestack do valvulado. E com nível que não sature a entrada do circuito da plaquinha.

 Smiley
« Última modificação: 19 de Abril de 2017, as 17:44:59 por Matec » Registrado
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #23 : 14 de Dezembro de 2015, as 11:13:41 »

Eu odeio os tones dessa placa. Muito mesmo.

____

Obtive finalmente retorno do fornecedor.

Como imaginava o esquemático não vai ser possível. Mas o mesmo diz que a impedância de entrada da placa é 10K.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2015, as 17:03:31 por RafaS » Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #24 : 14 de Dezembro de 2015, as 18:08:07 »

Eu odeio os tones dessa placa. Muito mesmo.
Obtive finalmente retorno do fornecedor.
Como imaginava o esquemático não vai ser possível. Mas o mesmo diz que a impedância de entrada da placa é 10K.

Como é pequena essa mentalidade do fabricante! Cry

Se essa placa fosse um ultra-segredo vá-lá. Mas é só um pré linear com um tonestack comum, e um power mais conhecido ainda. Bufando

Pelo foi dito, da impedância de entrada ser 10k, já vi que o pot de volume é o faz o valor da impedância. Com 2 fotos boas da placa já dá prá tirar o esquema. O que nos interessa mesmo é o casamento dos sinais.

Abs.

Registrado
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #25 : 14 de Dezembro de 2015, as 21:24:59 »

Providenciarei amanhã!
Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal