Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 11:07:53


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: (ajuda)Fuzz face AC187  (Lida 7744 vezes)
_guigui
Visitante
« : 13 de Julho de 2010, as 10:36:24 »

Fala galera,
ontem fiz um fuzz face usando os transistores ac 187.usei o projeto do tonepad.primeiro com o negative ground, mas ficou muito, muito baixo(volume, não frequencia), não tinha condições de usar.como não tinha nada a perder tentei mudar o jumper e inverter o capacitor para usar como positive ground.o efeito funcionou, ficou muito legal, o unico problema é que ele ficou  controlado pela força das palhetadas.o problema é maior nas cordas mais agudas,tenho que dar pancadas muito fortes pra ouvir o som.na E solta ele soa quase normal, mas se for tocada bem de leve o som não sai t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)

alguem tem ideia do que pode ser?
dei uma pesquisada no forum mas n encontrei nada.
Valeu galera
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #1 : 13 de Julho de 2010, as 13:50:59 »

Os seus transistores (um ou outro ou os dois estão com a polarização errada, então o sinal só passa quando atinge o nível certo. Lembre também que o projeto do tonepad (mesmo sendo negative ground) é para transistores pnp. AC187 é npn. Dê uma olhada nos projetos de fuzz face do General Guitar Gadgets.
Monte o seu seguindo o esquema do silicon fuzz face, que usa BC108 (npn). No lugar do resistor de 8k2 use um trimpot de 10k para ajustar o "fuzz". Voce vai precisar experimentar com os resistores de bias para polarizar correto o AC187. Já montei dois "híbridos" com bc108 + ac187, um com o layout GGG e outro com um que eu fiz e funcionam corretamente. O ac187 é muito frágil. Veja se ele está bom, quando for soldar seja rápido, deixe os terminais compridos, isolados e use um alicate de bico no terminal para ajudar a dissipar o calor. Parece que os trannies de germanio npn são mais raros que os pnp, então cuidado redobrado. Quanto aos valores de polarização peça ajuda ao Alex Frias, que entende muito de fuzz face.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #2 : 13 de Julho de 2010, as 23:49:37 »

Fuzz Face é o fuzz mais "manhoso" que conheço. Nào adianta apenas ter dois transistores de Ge. precisa ter dois transistores com o hfe certo e  baixa corrente fuga, coisa meio rara nos AC187. Se fizer tudo correto funciona, se vai ficar bom só voce poderá dizer.

Nosso colega Jairo mandou bem! Palmas
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #3 : 14 de Julho de 2010, as 08:46:39 »

Eu comprei alguns ac187 e bc108 bem velhos com a carcaça já oxidada, coisa vintage mesmo, de um velhinho que era técnico e tinha uma lojinha. Ele ficou espantado de alguém ainda querer essas coisas. Para selecionar o ac187 certo faço de forma bem rudimentar: meço o hfe no multímetro e uso somente os que tem hfe até 200. O meu melhor híbrido usa um bc108 com hfe de 80 (só encontrei um até agora) e um ac187 de 160. E o mais engraçado é que depois eu comprei uns ac187 novos (aquela carcaça com dissipador) e nenhum tinha hfe menor que 380.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #4 : 14 de Julho de 2010, as 10:00:00 »

Mas é iso mesmo! Na verdade há híbridos que ficam até melhores que FF de Ge apenas, pois fica menos "exigente".
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
_guigui
Visitante
« Responder #5 : 15 de Julho de 2010, as 20:45:21 »

eu inverti os transistores sim, já tava ligado que a pinagem era diferente.
pedi um conselho pro bertola e ele me deu uma solução, a mesma que você disse: trimpot no lugar do resistor.
eu coloquei um potenciometro pra ver e consegui ajustar legal

valeu pela atenção galera!
Registrado
diegofirmino
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 714

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63


!!!


« Responder #6 : 15 de Setembro de 2010, as 22:37:25 »

Lá vem diego com mais uma treta no pedal...

Galera, montei um Fuzz Face da GGG a versão de silício utilizando dois bc108, o problema é que o som só sai quando eu aperto com os dedos os polos 3 e 2 do Pot de volume, já refiz a ligação, já troquei o Pot e nada, o problema continua.
Já aconteceu isso com alguém? Teriam alguma sugestão?

Agradeço desde já, valeu!
« Última modificação: 16 de Setembro de 2010, as 10:15:00 por diegofirmino » Registrado
mattzan
Visitante
« Responder #7 : 22 de Setembro de 2010, as 11:37:40 »

Vou montar um fuzz factory, só to procurando esses ac 187. No ebay, o menor tinha 178 de hfe, to pensando em comprar na milcomp mesmo, para ser mais rapido. Como faria para calcular o hfe nesses do milcomp?

Valeu.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #8 : 22 de Setembro de 2010, as 12:03:42 »

 Procure

"Technology of the Fuzz Face"

algo assim...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.035 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal