Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 10:09:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Boss HM-3: defeito encontrado, como resolver ?  (Lida 3648 vezes)
igor.vieira
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 12

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« : 04 de Janeiro de 2016, as 19:21:57 »

E aí, tudo certo ?
Depois de algum tempo acompanhando o site, este é meu primeiro tópico no fórum e já chego com um problema.
Esse pedal veio pra mim num rolo que fiz e a princípio nem saía sinal. Aí dei uma olhada e vi que o jack de saída tava sem ligação, aí puxei um fio branco que estava solto e o sinal saiu. Porém, com um problema: sem distorção nenhuma, somente o ruído provocado pelo aumento dos pots de volume, low, high gain e distortion. Ou seja, o som limpo que sai com o pedal desligado é alterado quando o pedal está ligado e varia de acordo com a regulagem dos pots. Há realmente um aumento no low, por exemplo, mas o som continua sem distorção.
Então, comecei a testar os Fets e percebi que em alguns deles o valor do emissor e coletor variava entre 080+/- e 500+/-, em outros só 500+/-. Isso é normal ?
No último transistor encontrei o principal problema (pode ser visto na imagem abaixo): há um rompimento na parte verde escura da placa entre os pontos do transistor, isso faz com que a corrente passe de um para o outro gerando um curto. Tem como refazer esses trechos das linhas que separam as trilhas ?



E aqui o que eu relatei acima. 


Primeiro a variação de valores em alguns transistores e por fim isso aí. E agora ?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 04 de Janeiro de 2016, as 20:14:59 »

Igor, bem vindo ao fórum.

Os JFETs não tem emissor e coletor, seus terminais são gate-drain-source (porta-dreno-fonte). Um JFET se comporta com se fosse um resistor (drain-source) variável dependente da tensão no gate. Os desse pedal são JFET de canal N, e entre o drain e source tem um segmento feito de semicondutor tipo N que funciona como um resistor que normalmente conduz corrente quando não tiver tensão no gate. Mas essa resistência varia de componente para componente devido a variações no processo de fabricação.  Além disso testar a resistência drain-source com eles conectados a outros componentes na placa (ou seja sem dessoldá-los e retirá-los), vai sofrer a influência da resistência dos demais componentes também.

Sobre a "falha" no circuito impresso na região do transistor, me parece ser apenas que não tem a tinta da máscara verde sobre as ilhas de circuito impresso. Isso não influencia na condução de corrente entre os terminais do transistor.

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raul.tec
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 61

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 12


« Responder #2 : 04 de Janeiro de 2016, as 20:19:02 »

Boa noite mano, mas não deu de entender o que você disse, no caso do transistor isso aí na placa não é nenhum rompimento. Você já procurou o esquema elétrico desse pedal?
Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #3 : 05 de Janeiro de 2016, as 07:34:48 »

Também não vi nenhuma trilha quebrada. O que achei estranho é aquela substância branca a direita. Também tem umas soldas estranhas do que parece ser uma chave ou um trimpot a esquerda.
Registrado
Andshadows
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 296

Obrigado
-Dado: 136
-Recebido: 62


« Responder #4 : 05 de Janeiro de 2016, as 09:31:32 »

eu tenho um hm 2
e ele tem um sistema parecido com uma millenium bypass, nesse tambem tem? de repente pode ser algum problema na placa que interliga jacks com a chave "dpdt" (por assim dizer, nao sei se e dpdt mesmo as dos pedais boss) de repente, pode ter algo a ver.

-----
eis o schematic
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2016, as 09:35:24 por Andshadows » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #5 : 05 de Janeiro de 2016, as 11:30:43 »

Não vi nada errado na região circulada. Apenas tem resina entre as ilhas, coisa normal.
Manda uma foto do Jack que você achou que estava sem ligação.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #6 : 05 de Janeiro de 2016, as 12:59:35 »

Mas se o sinal está passando (ainda que sem distorção), então o problema não deve estar no jack (ou seja, o problema do jack já foi resolvido).

E se é percebido uma alteração no sinal quando se aciona o pedal (de novo, ainda que sem distorção), então o problema não deve estar no circuito de chaveamento (bypass).

Eu apostaria que o culpado é o potenciômetro de distorção (que pode estar "aberto") ou em algum componente associado ao primeiro opamp de IC1. Comece tentando um curto entre os terminais do potenciômetro com o pedal ligado, veja se a distorção aparece.

Parece haver soldas de "cor diferente" na placa, indício de que o pedal já foi sambado. Pode ser que algum componente tenha sido danificado por aquecimento durante o processo de "conserto"...

Ah, Laerte, as soldas esquisitas do lado esquerdo (que você comentou) são do jack da fonte.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2016, as 13:40:39 por xformer » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
igor.vieira
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 12

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #7 : 20 de Fevereiro de 2019, as 13:42:56 »

Depois de um longo tempo sem pegar esse pedal para analisar, troquei o transistor que estava em curto por um equivalente e liguei o pedal que começou a funcionar bem baixinho e de repente parece que carregou os capacitores e a distorção enfim apareceu. No entanto após algum tempo parou de vez... agora nem bypass tá funcionando.
Os capacitores eletrolíticos da fonte estão ok, troquei hoje e nada mudou. Creio que sejam os capacitores restantes, há uns dez pela placa.
Tenho pouco conhecimento no assunto, mas creio que deve ter algum capacitor que nao tá carregando ou está tendo fuga.
Trocarei todos mais tarde e volto a postar aqui o resultado.
obrigado a todos que contribuíram com seu tempo e explicações!

-----
troquei os caps e nada, só um buzz...
acho que em algum momento quando ele resolveu funcionar, queimou algum dos dois c.i.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2019, as 15:59:59 por igor.vieira » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal