Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 14:03:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: caixa signus Heavy 140 / Woofer Fidelity  (Lida 8154 vezes)
V_amp
Visitante
« : 08 de Janeiro de 2016, as 13:12:13 »

Ola pessoal, Meu nome é Fábio, meu apelido V_amp. Beleza galera?
Ja participei do forum alguns anos atras.
Estou com um ampli valvulado 15W+15W UL - Hi-Fi (all tube) integrado. Esquema da revista Hi-Fi Antalogia. Mas montei estereo.
Tudo vai muitíssimo bem.


Agora as caixas:

Eu ganhei duas caixas de som Cignus heavy 140?

Aqui fala sobre ela http://www.audiorama.com.br/cygnus/caixa_acustica.htm#HEAVY%20140
Alguém sabe a sensibilidade desta caixa, pois das irmazinhas delas são bem legais 94db.

Alguém sabe que falantes a Cygnus usava? Ocorre o seguinte.
Uma caixa veio sem woofer de 10"
Na outra o Tweeter (desse que se parece um pequeno driver de ferro) é marca Cygnus
Os mid Range das duas são de 8 Ohms e parecem originais. com carimbo 29 jul 90 -  8_Ohms.

Já o woofer não é da marca cignus, mas Fidelity .(isso foi marca? Fornecia para cignus?)
E o metal que cobre o imã está todo oxidado.


Sobre a Fidelity
Fidelity
Laboratório de som LTDA
Rua Pedro Bueno, 978
Aeroporto
São Paulo. Tel 276 4545


Todos tem resistência ohmica de 7,5_Ohms, que em geral, passam perto da impedância nominal do falante (até onde sei).

No web-site citado acima diz que a caixa é de 8Ohms.

Como só uma caixa veio com woofer, será que ele não foi trocado?

Eu imagino que para se ter uma caixa de 8Ohms, eu ligaria o mid range em paralelo com o tweeter e obteria 4Ohms, e esta ligação (mid + tweeter) em série com o woofer (que imagino originalmente de 4Ohms, obtendo assim 8Ohms para a caixa. Obs: o Mid Range tem a carcaça fechada na parte de tras.


Se os tres componentes forem de 8 ohms, fica difícil obter a caixa de 8_ohms.


Alguma explicação para os 8 ohms originais se temos tres componentes aparentemente de 8 ohms?
Woofer Fidelity não é original? desconsideração de tweeter?

Acabei de ver uma coisa:
O woofer tem duas ordens de serviço
Uma n. 3632 de 17/08/90 e outra
n. 4439 de 18/08/91....
Hum....isso quer dizer que ele passou por recondicionamento, e por isso não deve ser de 4Ohms  (como talvez os originais seriam?)

To confiando mais em usar dois woofer de 4Ohms Arlen originais que tenho em casa do que esse que tem selos de ordem de serviço da Fidelity.

É isso galera.
Obrigado a quem ajudar.

V_amp





 


« Última modificação: 08 de Janeiro de 2016, as 17:10:09 por xformer » Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #1 : 08 de Janeiro de 2016, as 16:28:07 »

Citar
Eu imagino que para se ter uma caixa de 8Ohms, eu ligaria o mid range em paralelo com o tweeter e obteria 4Ohms, e esta ligação (mid + tweeter) em série com o woofer (que imagino originalmente de 4Ohms, obtendo assim 8Ohms para a caixa. Obs: o Mid Range tem a carcaça fechada na parte de traz.

Antes de mais nada, bem-vindo ao fórum.
Na prática não é bem assim que a coisa funciona. O ideal seria usar um divisor de frequência para cada caixa, mas, na ausência deles, você pode usar o subwoofer, o mid range e o tweeter juntos, sem comprometer a impedância de saída de 8 ohms da caixa, bastando pra isso, ligar um capacitor eletrolítico de 22uF/47V em série com o terminal positivo do mid range (sendo o positivo do capacitor ligado no fio e o negativo no terminal) e um capacitor bipolar de 2uF ligado em série com o tweeter.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2016, as 16:31:08 por Ramsay » Registrado
V_amp
Visitante
« Responder #2 : 08 de Janeiro de 2016, as 17:43:53 »

Ola Ransay, obrigado pela resposta.
Eu lí uma discussão no aqui no Handmades sobre isso.
Eu fiz que o que vc falou.

No tweeter coloque 1uF, no mid 10uF e o woofer full range (sem nada).
Cada elemento é de 8_Ohms

Ou seja, quem manda mesmo é a impedância de 8_Ohms do woofer.

Obrigado.

Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #3 : 08 de Janeiro de 2016, as 17:49:05 »

Citar
No tweeter coloque 1uF, no mid 10uF e o woofer full range (sem nada).

Com esses valores de 1uF e 10uF, tanto o tweeter quanto o mid range não vão funcionar na faixa de frequência ideal e vão apresentar volumes mais baixos.
Por isso (experiência própria) eu recomendei os valores de 2uf e 22uF.
Registrado
V_amp
Visitante
« Responder #4 : 08 de Janeiro de 2016, as 18:28:55 »

Beleza Ransay, obrigado.
No momento está Ok. Tenho que terminar a outra caixa ainda.

Acho eu vou mudar para 22uF o do mid.
Acho que vai equlibrar um pouco mais.

Obrigado.

FAB
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #5 : 08 de Janeiro de 2016, as 19:02:16 »

Acho que vocês estão fazendo confusão.

Essa caixa possui um divisor de frequências, então você usa três falantes de 8 ohm e a impedância total continua com 8 ohm.

Essa associação de falantes que você se refere só vale se não tiver um divisor de frequências.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2016, as 19:04:17 por Gfassuncao » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 08 de Janeiro de 2016, as 20:03:40 »

Precisa ver se não arrancaram o crossover (divisor de frequências) das caixas. Normalmente em caixa de 3 vias (woofer, midrange, tweeter) tem crossover com capacitores, resistores e bobinas pra compor os filtros que vão evitar que os falantes sejam destruídos pelas frequências que eles não reproduzem e acertar a impedância final da caixa.
Algo assim:




Dentro tinha que ter algo assim:


E aí tem que calcular os componentes:
http://www.erseaudio.com/CrossoverCalculators/Second-Order-3-Way

Mais uma coisa: caixas acústicas geralmente (as boas) são projetadas de acordo com as características e parâmetros (TS) dos alto-falantes que tem dentro. Trocar ou repor com outro alto-falante, não garante que a caixa vai funcionar direito.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #7 : 08 de Janeiro de 2016, as 20:31:35 »

Pelas fotos que eu vi na internet, os divisores das Cygnus permitem até a triamplificação.
Mas a construção deles me pareceu uma gambiarra. Tem um componente que parece uma lâmpada de carro!
Registrado
V_amp
Visitante
« Responder #8 : 09 de Janeiro de 2016, as 13:53:48 »

Então pessoal, a ligação foi a mais simples possível (com capacitores).
Mas isso me deixa um pouco preocupado, (essa coisa de usar cortes com capacitor e considerar que a caixa está a 8_ohms) já que os transformadores de saída são para 4, 8,  12 e 16_Ohms, para duas El84 em AB1 UL.
Deu um certo trabalho ajustar a realimentação negativa devido ao casamento de impedâncias (o projeto original era para falantes de 15_ohms), e foi possível perceber o quanto é sensível o ajuste correto de impedâncias.

Quanto as caixas de som:
Como disse, uma das caixas veio sem falante de 10". Aparentemente todas as peças vieram (aparentemente tudo original também, e não veio divisor). Com certeza o woofer foi recondicionado.
Notem que no link que passei da caixa não fala sobre divisor de frequência, já para as outras, são especificadas as atenuações dos divisores.
http://www.audiorama.com.br/cygnus/caixa_acustica.htm#HEAVY%20140
Portanto imagino que estas caixas não tinham divisor.
Se tinha, perdeu-se. Cry

Então fiz os cortes com capacitores.
Realmente eu acho que é preciso colocar o divisor de frequência, assim todos os componentes trabalham nas especificações.

O que é um pouco complicado, não é exclusivamente o divisor (que você pode achar no mercado livre) por R$100,00 mais ou menos.
O que já encarece um pouco.

Uma experiência que tive com divisores me demonstrou que os tweeters, drivers, médios (mid range), woofers, sub-woofer, etc, devem ser de ótima qualidade, para realmente cobrir a faixa de frequência que prometem, com qualidade (pois alguns não respondem). Outra coisa é que  a própria caixa faz seus cortes, principalmente os graves.
Ou seja, não adianta por divisor se você não tem caixas adequadas para as faixas do divisor, particularmente os graves.
Se usa-se divisor em uma caixa qualquer, dessas tipo de parelho de som, como as desse tópico, pode-se facilmente achar que jogou dinheiro no lixo, pois se o divisor faz os cortes prometidos pode-se ter a impressão que está faltando alguma alguma coisa, principalmente graves se a caixa não responder.
Pode parecer um som fragmentado. O conjunto parece não ter a dinâmica de um som de cinema.

Por outro lado (não sei se esta é a melhor solução), quando usa-se certos falantes full range, em caixa adequadas (que suportam e não cortam graves profundos), ele compensa as faixa atenuadas pelos divisores. Parece que o som ganha mais textura.
Assim, eu (particularmente) acho melhor que o falante maior (10" até 15") seja full range (o melhor possível) trabalhando sem corte algum.
Acho que isso é uma possível forma de trabalhar.
O problema é que o preço vai subindo.

Como experiência, emprestei de um colega uma caixa com um JBL 15"  (sem cortes, que suporta graves profundos), com dois mid range de 6" e driver. Fiz os cortes usando capacitores (como descrevemos acima).
A mudança é gigantesca com relação as Cygnus Heavy 140 ligada da mesma forma.
A sensibilidade e textura é muito melhor, mesmo em baixos volumes. Não é o falante de 15" somente que faz diferença, mas sim a resposta da caixa para graves. 
Se aumentar um pouco o volume a a Cygnus Heavy 140 parece estragar o som da outra.

De certa forma podemos usar o que temos em mãos, mas o preço vai nas alturas se você busca qualidade.
E o amplificador valvulado (simples como o que eu fiz, com duas EL84) "pede" caixas de primeira. Quanto melhor a caixa mais eu me se assusto com a qualidade e textura que escuto.

Você faz seu ampli, e depois de pronto, você percebe que as potencialidades dele são difíceis de serem aproveitadas.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2016, as 20:14:22 por V_amp » Registrado
V_amp
Visitante
« Responder #9 : 13 de Janeiro de 2016, as 20:23:40 »

Pessoal para não gastar muito, eu pensei em trocar os alto falantes.

Alguém sabe indicar marcas de alto falantes nacionais que poderiam ser usados nestas caixas, como woofer ou subwoofer?

Alguém tem alguma dica?
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.061 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal