Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 08:52:25


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: DOD FX86  (Lida 4421 vezes)
sodomyzer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« : 13 de Julho de 2010, as 18:11:44 »

Olá pessoal, montei ontem a noite o DOD FX86 do Güero e o bixinho deu pau, ele não sai som nenhum, resolvi passar o injetor de sinais, o mais longe que consegui chegar foi naquelas duas perninhas do CI1 com o X em vermelho, na parte da esquerda não sai apito nenhum com o injetor, então resolvi tirar algumas peças pra ver se dava algum sinal, quando removi o C28(circulado em vermelho) o pedal saiu som, porém um som muito limpo parecendo um booster, tão limpo que fiquei até encantado com a clareza ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, os controles funcionam, porém o som fica limpinho, e quando coloco o capacitor de volta o som some e não sai mais.

Já testei os POTs.
Refis todas as soldas pra encontrar solda fria.
Troquei o capacitor mencionado Acima.
Procurei por curtos e nada ainda.
Suspeito que possa ser algum capacitor, comprei alguns capacitores recentemente e não gostei da aparência deles, então já que esse pedal não funcionou eu acho que pode ser algum deles, mas aí só testando pra saber. (Não tenho capacímetro)

Alguém tem alguma ideia do que pode ser? Preciso testar algumas outras coisas depois quando tiver mais tempo.

Eu utilizei todos os componentes originais do esquema, só o capacitor de 1,5uF que eu coloquei um Bipolar, mas creio que não seja esse o problema, até porque já coloquei um outro polarizado(de 2,2uF) no lugar só pra testar.

Se alguém mais experiente puder me dar uma luz eu ficarei imensamente grato.

Abraços.
« Última modificação: 13 de Julho de 2010, as 18:30:16 por sodomyzer » Registrado
guii_music
Visitante
« Responder #1 : 13 de Julho de 2010, as 20:07:03 »

Rapaz... Imagino o que você deve estar passando Sad
Bem, verifique se nenhuma trilha faltou na placa (ainda mais em um circuito grande como esse), verifique também a pinagem dos transistores, etc.
O que eu costumo fazer para identificar erros é ir soldando o fio do in em cada componete onde o sinal passa. até a saída, pino por pino dos componentes.  Onde o sinal parar, está o problema.
Para ver o estado do capacitor, repare se ele não tem uma espécie de "barriga" em cima dele, se sim, está estufado e inútil.
Geralmente, 70% dos problemas são em posição de transistores, circuito integrado e nas polaridades de outros componentes polarizados.
Não desista!
Abraços
Registrado
sodomyzer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« Responder #2 : 14 de Julho de 2010, as 14:00:36 »

Olá novamente gente.

Estou retornando para falar que consegui arrumar a bagaça.

Eu tinha 99% certeza de que todos os componentes estavam funcionando já que são todos novos, tinha 100% certeza que não era a placa porque ficou tão boa quanto as da laminadora do Plautz, tinha 98% certeza que não era componente trocado porque checo duas vezes cada componente antes de colocar no lugar e ainda por cima eu marco o componente que coloquei em um desenho para controle(pra saber o que coloquei e o que não coloquei caso precise comprar mais algum outro componente).

Então eu tinha praticamente 100% que não era nenhum erro de montagem, com isso em mente eu resolvi fazer um teste que normalmente eu faço em placas mãe de computador (sou técnico Tongue) antes de mandar ela pro cemitério.

Eu causei um curto circuito(com ela desligada da fonte claro) na placa inteira com papel alumínio. Resumindo tudo, me parece que o defeito era alguma carga invertida que talvez estivesse em um dos capacitores. O fato é que funcionou perfeitamente depois disso, na hora saiu uma pequena faísca nos terminais de um capacitor eletrolítico. E esse capacitor deve ter se carregado inversamente pelo fato de eu ter colocado o capacitor de 1,5uF bipolar causando assim a inversão da carga de outro capacitor(ou não, vai saber né).

Já aproveitando que o pedal estava funcionando eu resolvi fazer o teste nele com diodos de germânio e de silício pra sentir a diferença, realmente a clipagem do de germânio é maior, logo devo confessar que não ficou muito bom nesse pedal, o de silício combina mais com ele, a não ser é claro que vc seja um maluco fanático por pedais onde a clipagem é tão grande que o pedal acaba ficando com som de furadeira ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, mas como nem tudo no mundo é normal... eu sou um maluco fanático por pedais super clipados ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, deixei os diodos de germânio mesmo hehehhe Evil

Em todo caso, fica aí a dica do curto geral, funcionou comigo em diversas ocasiões(com placas mãe) e pode funcionar com vocês também com pedais assim como funcionou comigo ontem a noite.

Até mais  Head Banger
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #3 : 15 de Julho de 2010, as 10:55:08 »

Não sei mas acho meio perigoso sair fazendo isso por aí.
Eu usaria um resistor pra descarregar os capacitores.
Acho mais seguro, não?

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #4 : 15 de Julho de 2010, as 13:37:08 »

Rapaz isso pode ter sido coincidencia hein...
em placas mae funciona p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) as vezes pode haver alguma porta logica travada e com o curto ela volta para a "posição original", com pedais analogicos, é muito estranho dar jeito.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #5 : 15 de Julho de 2010, as 13:47:24 »

Rapaz,

não conhecia esta técnica do papel alumínio e não acredito que funcione. Mas de qualquer forma, vou dar uma chance ao método. Quando a patroa em casa parar de funcionar vou envolvê-la em papel de alumínio.

Agora falando sério, não consigo ver, no caso do pedal como esta técnica bisonha deu certo. Capacitores com cargas "invertidas" não vão reter esta carga por muito tempo, ou seja, basta ligar o circuito que a coisa descarrega e carrega de forma correta.

Estou apostando mais em algum componente com solda fria (daquelas que parecem boas, mas estão ruins por dentro). A movimentação da placa encosta o componente no lugar certo e tudo, como por milagre, volta a funcionar.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #6 : 15 de Julho de 2010, as 13:56:17 »

E em placas de computador, teoricamente, não deveria resolver pois as placas têm uma resina cobrindo tanto a parte superior como a inferior para proteção e evitar oxidação.
Mas se você diz que funciona....eu acredito.
Trabalho com micros há mais de 20 anos e do pouco que conheço eu diria que apenas por retirar a placa do circuito todo e deixá-la solta ela deve descarregar algo que volta a funcionar um tempo depois.
Pra mim, algum capacitor que tá pra dar defeito que é o que mais acontece com placas mãe e de vídeo.
Tenho 3 placas pci-e, 2 vesa e 2 agp em casa que eu troquei capacitores e estão ok.
Já fiz isso em placa mãe também mas nunca vi descarregar assim...mas se você diz que funciona...eu acredito 2.

Smiley
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #7 : 15 de Julho de 2010, as 15:43:57 »

Tem até artigo na wiki:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Curto_de_Hardman


mas o Roberto está completamente certo, basta desconectar a placa do circuito para que ela se descarregue sozinha e volte a funcionar caso seja algum problema do tipo.
esse curto de hardman é mais uma das lendas urbanas da informatica, sem nenhuma comprovação cientifica, apesar de conter alguma logica, é o tipo de coisa que, a cada 100 casos, 1 funciona. Grin
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #8 : 15 de Julho de 2010, as 16:08:48 »

Tem até artigo na wiki:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Curto_de_Hardman


mas o Roberto está completamente certo, basta desconectar a placa do circuito para que ela se descarregue sozinha e volte a funcionar caso seja algum problema do tipo.
esse curto de hardman é mais uma das lendas urbanas da informatica, sem nenhuma comprovação cientifica, apesar de conter alguma logica, é o tipo de coisa que, a cada 100 casos, 1 funciona. Grin

O fato de alguém publicar uma teoria maluca na internet não faz a coisa ser verdade! Afinal, se fosse assim, teríamos penis gigantes, aliens dominando o mundo, soberania da raça ariana, etc
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #9 : 15 de Julho de 2010, as 16:21:20 »

Pô eu não disse que é verdade, pelo contrario,  discordei da eficacia do metodo, só disse que ele é famoso a ponto de ter um artigo
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #10 : 15 de Julho de 2010, as 17:04:18 »

Pô eu não disse que é verdade, pelo contrario,  discordei da eficacia do metodo, só disse que ele é famoso a ponto de ter um artigo

Nem disse que você disse que era verdade. (me expressei mal) Só alertava aos demais (que acreditam) para o fato!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
sodomyzer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« Responder #11 : 15 de Julho de 2010, as 19:46:30 »

Bem, realmente esse negócio de curto é meio suspeito mesmo, realmente é uma coisa que a cada 100 apenas 1 funciona e quando funciona, e realmente simplesmente pelo fato de se deixar o circuito sem ligar por um tempo que ele realmente se descarrega, mas aí é que esta o grande X da questão, o tempo influencia bastante nisso, se eu deixar uma placa mãe de computador que acabou de ser ligada no computador 1 dia sem mexer provavelmente não irá se descarregar, porém se eu deixar 1 mês ela parada aí sim ela se descarrega com toda a certeza, assim como qualquer outro tipo de circuito a carga capacitiva só se esvai quando existe algo pra puxar essa carga, no caso um curto faria o serviço.

No caso do pedal acredito que realmente possa ter sido uma GIGANTESCA coincidencia, mas nunca vou saber se foi ou não. De qualquer forma se o pedal tiver funcionado por causa do curto eu inventei uma teoria pra isso  Cheesy Cheesy Cheesy

Pois bem: Montei o pedal antes de ontem, liguei e não funcionou, refiz todas as soldas e não funcionou, troquei CIs e não funcionou, fiz um monte de outras coisas e não funcionou, passado aproximadamente 15 horas após a primeira tentativa frustrada, eu peguei novamente o pedal, liguei e não funcionou, passei o injetor novamente e não funcionou, desliguei ele da fonte da guitarra e da caixa, dei o curto nele, saiu faisca, liguei e funcionou. Logo botei a culpa em algum capacitor com alguma carda do além, já que não era solda fria por eu ter refeito todas e pelo tempo que ele ficou desligado e TALVEZ não ter sido o suficiente pra descarregar qualquer carga restante. Por esse motivo talvez o curto tenha funcionado, mas não quer dizer que funcione em qualquer caso, o meu pode ter sido excessão.  Tongue

Mas tenho outra teoria que se encaixa melhor do que essa desse curto maluco que alguém maluco inventou e que outros malucos tentam também ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ eu acho que algum demônio estava possuindo meu pedal, causando assim o mal funcionamento, aí logo quando eu estava ficando estressado a ponto chutar o balde o demônio saiu porque ficou com medo de mim já que tenho cara feia Evil então o pedal funcionou pela primeira vez, e mesmo que eu tenha soldado e retirado várias vezes os diodos pra ver qual era a diferença no som, o pedal continuou funcionando perfeito. Logo após eu terminei também a montagem do CE2 do tonepad, e também funcionou direitinho.

Das duas uma: ou eu fiquei louco e algumas coisas sem sentido realmente funcionam algumas vezes, ou então eu apenas fiquei mais louco do que já sou  Cheesy

Roberto
A resina cobre apenas as trilhas, os terminais dos componentes ficam completamente exposto. Já troquei algum capacitores estufados em algumas placas e ficaram funcionando perfeitamente, algumas eu até já vendi, a primeira que fiz esse teste foi em uma MX 4000 que comprei por 10 reais e vendi por 60 após trocar 3 capacitores de 30 centavos e ter usado ela por quase 1 ano ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Também utilizo resistor pra descarregar capacitores, mas só com capacitores de alta capacitância e alguns de tensão acima de 100V, mas geralmente quando o capacitor é desses pequenos eu causo um curto mesmo  Tongue
hgamal

Eu também nunca acreditei em coisas muito bizarras, MAS quando não se tem nada a perder a gente acaba testando e as vezes mesmo que seja pura coincidência acaba funcionando e a gente começa a acreditar na bizarrice. Já ouviu falar que colocar o HD na geladeira faz ele funcionar novamente? É uma coisa que eu achei bizarra, mas certa vez um HD meu estragou, tentei várias coisas pra fazer ele funcionar e não funcionou, então eu embalei ele bem embalado com fita e tudo, deixei lá umas 4 horas na parte debaixo do congelador, retirei e testei, por incresça que parivel, funcionou tempo o suficiente para eu copiar minhas coisas, depois nunca mais funcionou o HD e nem a técnica também não funcionou com nenhum outro HD que peguei até hoje, então nem sei no que acreditar ou não... de qualquer forma se sua patroa um dia parar de funcionar enrola ela no papel aluminio e tambem deixa ela na geladeira por algumas horas que talvez ela volte a funcionar, duas coisas bizarras juntas devem valer mais do que uma só (já to testando com minha sogra, coloquei ela ano passado na geladeira, nesse caso tem que deixar um tempo maior na geladeira pra ter certeza de que vai funcionar, então quando eu achar que ta na hora eu tiro ela de lá ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ) Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy  Azn

EDIT

Só pra constar... a pequena fagulha que eu ví foi em algum ponto próximo ao grande circulo que eu coloquei no anexo. Já o que causou essa fagulha eu não sei.

Abraços moçada
 Head Banger

« Última modificação: 15 de Julho de 2010, as 20:00:25 por sodomyzer » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal