Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 08:01:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Microchip compra a Atmel  (Lida 7616 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« : 20 de Janeiro de 2016, as 19:04:38 »

Ontem (19/01) a Microchip (fabricante dos microcontroladores PIC) comprou a Atmel (fabricante dos microcontroladores AVR). As duas empresas eram as principais no segmento de microcontroladores de 8 bits e seus produtos concorriam diretamente.

Tirando a TI, praticamente haverá um monopólio nesse segmento.  Espero que a falta de concorrência não aumente os preços ou que sejam retirados de produção os AVR (muito usados em diversos modelos do Arduíno). Embora a Microchip tenha a política de  nunca retirar de produção qualquer produto de sua linha de produtos, não se sabe o que vai acontecer com os da Atmel, nem se a documentação e ferramentas de desenvolvimento deles vão manter o mesmo bom nível e amigabilidade agora com a Microchip (que o pessoal reclama demais).

Será que os AVR vão virar raridade ?  Acho que vou comprar alguns pra garantir o estoque ...

Eu tinha separado e criado dois sub-fóruns para PIC e AVR, agora não sei se vou ter de juntar os dois.  Toma na Cabeça
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 20 de Janeiro de 2016, as 19:49:18 »

Não acho que vá faltar AVR no mercado. Temo apenas que a política "aberta" da Atmel seja alterada.

Quem já fez algum hardware usando USB vai entender o que eu digo. O apoio ao software livre da Atmel é anos a frente da Microchip.

Mas que venham os novos tempos. Eles querem ganhar dinheiro, então o melhor vence! Quem vender bem, fica no mercado.
 
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Dexter
Visitante
« Responder #2 : 20 de Janeiro de 2016, as 21:16:43 »

Faz alguns anos que trabalho no desenvolvimento de sistemas embarcados e é notória a falta de qualidade dos microcontroladores da microchip (instabilidade, sensibilidade a ruídos e fragilidade do circuito à espúrios), até ontem 19/01 eu era defensor dos AVRs, agora sabe-se lá o futuro da linha atmel.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 21 de Janeiro de 2016, as 10:55:57 »

O problema maior que eu vejo é a falta de concorrência que está acontecendo nesse mercado. Ano passado já ocorreram muitas fusões e aquisições no segmento de semicondutores, principalmente de microcontroladores (NXP, Freescale, etc). Um dos argumentos é a otimização e racionalização dos custos, mas no fim pode causar aumento de preços também. Sem falar na diminuição do impulso para a inovação e novos produtos.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #4 : 21 de Janeiro de 2016, as 10:56:52 »

 Eu acredito que dificilmente haverá uma mudança drástica com os AVR pois todo o ecossitema Arduino (que é gigantesco) é Atmel. Se eles mudarem, vão perder uma bolada só...

 No fundo acredito que a Microchip, com o tempo, irá adquiri o know-how da Atmel melhorando os seus próprios microcontroladores e tornando-os mais competitivos (e não apenas lembrados como os mais baratos).

 Enfim, agora é só aguardar para ver as mudanças...

 Abraço!

 Eduardo
Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #5 : 21 de Janeiro de 2016, as 20:18:27 »

O arduino é café pequeno, onde eu estou trabalhando atualmente fala-se na compra em cerca de 1 MILHÃO de um tipo específico de microcontrolador anualmente.

Os fabricantes estão de olho em empresas de produtos microcontrolados, exemplo, fabricantes de eletrodomésticos linha branca, onde boa parte possui um sistema embarcado e, algumas, vendem milhões de unidades anualmente. Além disso, falo por experiência própria, essas empresas tem certa facilidade de adequação dos produtos a um novo microcontrolador devido a equipe de projetos, obvio que há custos, mas isso é diluído no montante de vendas.

Os hobbystas são quase nada em vista do total.
Registrado
Kamui
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 181

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 14


« Responder #6 : 21 de Janeiro de 2016, as 21:29:56 »

Espero que sai um novo tipo de controlador com o melhor dos dois mundos.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal