Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 22:56:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Preamp MIC Uso Específico  (Lida 20433 vezes)
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« : 11 de Fevereiro de 2016, as 11:45:01 »

Boa tarde Handmakers.

Preciso de uma mãozinha pra selecionar um projeto com um uso bem específico.

Eis a situação:

Estou num quarteto onde três membros da banda são vocalistas. Às vezes ao mesmo tempo.

Vínhamos usando um PA da SKP (o SKP5EQ salvo engano) de 350W. Este possui duas entradas pra MIC e uma de Linha. Mas ele é emprestado e estamos de olho em um PA para adquirirmos.

O problema é que no mercado PA's desse tipo têm no máximo 1 entrada MIC e 1 Line. Quando muito duas MIC. A única exceção é o Novik EVO 410 Handy, que receio... iria apitar pra chuchu no uso (mas ele tem um mixer nele que aceita 4 entradas MIC/Linha).

Como nosso baixista se predispôs a encontrar um PA, e sabendo que as opções de PAs raramente contemplam nossa necessidade, estou me perguntando se não seria interessante construir um preamp de microfones com pelo menos três entradas e então conectar esse preamp na entrada LINE do PA para alocar as três vozes pra essa fonte sonora.

Seria essa a forma correta de fazer funcionar os três MICs? Pela entrada de linha com um preamp antes?

O que deve ser observado para esse aparelho? Impedância da saída do preamp com a entrada de linha; potência de saída do preamp com sensibilidade da entrada de linha, etc?

Precisam ser balanceadas as entradas do Pré?

Possuo uma fonte "wall wart" de um roteador que estragou, com 12v e 500mA... seria o bastante para alimentar esse pré?


Até o momento encontrei dois projetos. Qual desses seria mais indicado, ou outro seria sugerido?

Os que encontrei que me pareceram bons foram estes, creio que por óbvio se faria um destes para cada entrada com as saídas confluindo no final:



(Omitindo o Phantom Power. Creio que nesse caso omite-se as ligações para os resistores 6,8K e conecta-se os pinos 2 e 3 direto para os capacitores que entram no circuito, certo? Quanto à fonte requer aquela filtragem extra ali será?)

O outro esquema encontrado foi este:



O Diagrama da coisa toda ficaria assim:

[MIC]---\
[MIC]-----[Pré]----[PA]
[MIC}---/


Que lhes parece, camaradas?

Agradeço desde já a atenção.
Forte abraço.
Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 11 de Fevereiro de 2016, as 12:31:06 »

1 - Ambos  projetos precisam de fonte simétrica, então sua fonte de parede não vai atendê-los.

2 - Falta um circuito de mixagem (mixer) no seu diagrama entre os estágios de pré dos microfones e a entrada Line do PA.  

3 - Será que não vale a pena vocês procurarem uma mesinha de som ? Com o número suficiente de entradas para os microfones e saída de linha já mixada.  Algumas tem entradas balanceadas de Mic e também com jacks comuns.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2016, as 12:52:41 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #2 : 11 de Fevereiro de 2016, as 13:12:13 »

1 - Ambos  projetos precisam de fonte simétrica, então sua fonte de parede não vai atendê-los.

2 - Falta um circuito de mixagem (mixer) no seu diagrama entre os estágios de pré dos microfones e a entrada Line do PA.  

3 - Será que não vale a pena vocês procurarem uma mesinha de som ? Com o número suficiente de entradas para os microfones e saída de linha já mixada.  Algumas tem entradas balanceadas de Mic e também com jacks comuns.

1- Beleza... um transformador com center tap. Não é caro. 15+15v 1A, será que dá?

2- Interessante que o primeiro circuito é em realidade parte de um circuito de um mixer. Achei que tinha pego só a parte que importa.
http://users.otenet.gr/~athsam/Audio_mixer_6_ch_ENG.htm

Como seria esse circuito de mixagem?

3 - Bom... até que é... mas eu acho que consigo fazer isso com um custo muito menor, e claro... a diversão de fazer. Cheesy
Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 11 de Fevereiro de 2016, as 14:16:48 »

Sim, um transformador de 30V 1A com CT (15-0-15) dá conta de montar uma fonte pra esses circuitos.

Um mixer é apenas um amplificador somador de sinais. Pode ser um AO com alguns resistores e potenciômetros para dosar o nível.


Nesse mesmo circuito que você indicou, os AOs IC1a e IC1b fazem o papel de mixers. Os potenciômetros de volume dosam quanto de sinal vai ser somado (mixado) e os resistores ligados às entradas inversoras (-) dos AOs fazem a soma dos sinais vindos dos vários módulos de pré dos microfones. Nas saídas dos AOs, se tem os sinais mixados.

« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2016, as 15:06:34 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Basoni
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 21



« Responder #4 : 11 de Fevereiro de 2016, as 14:44:21 »

RafaS,

Também tem esses projetos:

http://construyasuvideorockola.com/downloads/sumador.pdf

http://construyasuvideorockola.com/proyect_consola_activa.php
http://construyasuvideorockola.com/proyect_cabina_activa.php
http://construyasuvideorockola.com/d_sumador.php
http://construyasuvideorockola.com/proy_sumador.php
http://construyasuvideorockola.com/sonido_preamp_mic.php

T+
Registrado
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #5 : 11 de Fevereiro de 2016, as 14:48:19 »

Mas no caso esse mixer é stereo, não?

E salvo engano, eu vou utilizar uma aplicação em MONO.

Outra dúvida que tenho é que ali em RV7 tem um controle de balanço que me parece redundante. Suponho que se pode pular de RV1 direto pra R25, não?

Vou tentar rascunhar aqui o que eu tenho em mente, mas agradeço direções que possam ser dadas.
Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #6 : 11 de Fevereiro de 2016, as 14:49:29 »

Sem querer ser pessimista, a sugestão do xformer sobre procurar uma mini mesa de som (mesmo usada) para fazer sua mixagem é a mais simples e barata.
O número de componentes, potenciômetros e conexões que você precisa é grande, mesmo na mesa mais simples.

Veja que para cada canal você precisaria de: um controle de ganho, no mínimo 2 controles de tonalidade (melhor 3) e um fader . Mais o circuito de mixagem para os 3 canais e o master . Aí tem mais o circuito de saída e a fonte. O chassis onde você vai montar (com um monte de buracos), e mais os conectores.

No final isso não ficaria muito barato. E ainda sobra todo o trabalho que você vai ter.

Tem mesas por aí que novas, saem quase o preço que você vai pagar pela sua. E algumas usadas maiores saem mais barato ainda, na questão custo benefício.

 Roll Eyes
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 17:24:23 por Matec » Registrado
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #7 : 11 de Fevereiro de 2016, as 15:12:34 »

@MATEC

Não tava pensando numa mesa, exatamente.

Tinha em mente algo mais simples. Apenas uma caixinha com três entradas pra mic (um chicote com 3 fêmeas para usar conectores mais modestos). Um controle de ganho pra cada preamp/mic, e um de volume master.

Orcei em R$ 25,00 o transformador. Alguns TL072 ou 74. Os botões e pots eu já tenho.

Tudo mono, sem balanço, sem nada. Apenas pra meter microfones na entrada de linha de um PA já existente.

Será que estou subestimando tanto assim? Acho que consigo fazer por no máximo R$ 60,00. Nunca vi mesinha por esse preço, por pequena que fosse.
Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 11 de Fevereiro de 2016, as 15:20:54 »

Esse circuito do esquema é estéreo, ou seja dois canais, mas pra fazer um mono, basta fazer um dos canais. O controle de balanço é só pra dosar quanto daquele sinal vai pra cada canal (L ou R, 1 ou 2). Na verdade esse circuito completo é uma mesinha de som, com os prés de microfones, o mixer, o controle de tom e uma saída pra fone de ouvido.

Seu problema me lembrou que eu usava uma mesinha de som pra que meus amigos pudessem ligar vários microfones e poderem cantarem todos ao mesmo tempo num videokê (tinha muita briga pelos microfones, então a solução foi ligar um monte com uma mesinha de som, pois o aparelho de videokê só aceitava 2 microfones).

Veja algumas mesinhas a preço bom:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-714675943-frete-gratis-ciclotron-mxm-4-sa-mesa-de-som-mono-4-canais-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698189819-mesa-de-som-mixer-4-canais-nanomix-na402r-som-para-loja-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-684790970-mesa-de-som-4-canais-profissional-com-pre-esculta-nf-_JM

Claro, vai sair mais caro que os seus 60 reais estimados, mas tem que lembrar que você precisa bolar o layout, fazer a placa e torcer (muito) pra que sua montagem não fique ruidosa. No fim das contas, é uma mesinha de som que você vai fazer.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #9 : 11 de Fevereiro de 2016, as 15:34:23 »

Talvez sim, você consiga gastar R$60 em componentes para os seus 3 canais, e aí, lógico, você não vai contar suas horas de trabalho.

Mas você não está levando em conta que só mixar os mics é muito pouco, ás vezes uma equalização é o que salva o ensaio , já que pode eliminar uma microfonia ou um grave sobrando. O ganho de entrada para cada microfone é fundamental, pois pode ficar muito alto ou muito baixo. Hoje você utiliza o mixer no ensaio; se for para um barzinho já precisa de um mixer completo, inclusive com entrada auxiliar para outros instrumentos ou um sampler.

O seu mixer será sempre o "seu". Uma mesinha você pode revender e retornar seu gasto.

Mas é claro, isso são só colocações. O Mixer é seu e você decide o que fazer.

 Cool
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 17:22:56 por Matec » Registrado
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #10 : 11 de Fevereiro de 2016, as 15:53:17 »

São colocações muito bem vindas, como sempre, amigo.

Eu sou iniciante. Me inscrevi num curso que ainda não começou na área de eletrônica (digo na área porque é mecatrônica).

Então me prestar ao trabalho - e custo - de fazer essas coisas e "debugar" elas, é aprendizado, diversão, e claro... amo áudio!

Smiley
Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 11 de Fevereiro de 2016, as 18:02:53 »

Então me prestar ao trabalho - e custo - de fazer essas coisas e "debugar" elas, é aprendizado, diversão, e claro... amo áudio!

É válido.  Manda bala !
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #12 : 11 de Fevereiro de 2016, as 18:29:15 »

Bom, fiquei de rascunhar a idéia.

Basicamente usei o preamp que postei antes - sem mudanças aparentemente significativas - e o somador tirei daquele site bom em espanhol, construya tu no hablo español cabrón.



Será que alguma boa alma teria a paciência de conferir?

Pode ser necessário baixar a imagem pra visualizar bem, afinal o esquemático embora não seja um colosso, ficou espaçoso.

Usei basicamente 3 TL072 (um núcleo para o Hot e um para o Cold do cabo balanceado). Para o OpAmp seguinte, três núcleos de um TL074 foram usados, e o núcleo restante usado no somador.

Restou uma dúvida imediata:

Ambos os esquemáticos divergiam em tensão de alimentação, e valores dos filtros da fonte.

Seria melhor usar 15v ou 12v para tudo, de modo a ter uma fonte com uma voltagem só de um transformador só? Lembrando que o TL074 está em uso em partes pertencentes a ambos os esquemáticos e compartilha a alimentação com o resto todo.

Após o retificador, que arranjo de capacitores seria o mais indicado para uma boa filtragem?


Quem tiver tempo e disposição de ajudar, e puder apontar falhas ou melhorias, agradeço imensamente.

Sobre Equalização: eu pessoalmente estou contando com a do PA para equalizar o som. Então basicamente o plano é apenas levar o sinal cru suficientemente amplificado para que o PA faça seu trabalho com seus recursos (preamps, EQs, power, etc). Procede a lógica?
Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #13 : 11 de Fevereiro de 2016, as 18:49:35 »

Usar 2 x TL072 no lugar do TL074 em geral costuma facilitar o layout.
Use 15+15V em tudo...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #14 : 11 de Fevereiro de 2016, as 18:57:02 »

Bem. O circuito está ficando correto, apesar que a imagem mostrada no site carece de algumas conexões.

A princípio você tem 3 prés para microfones, com ganho individual para cada um.

Mas ganho não é volume, não vai dar pra zerar o som de nenhum dos mics individualmente.

Aí você tem um estágio somador e um master volume. A saída parece estar errada pois você está entrando com um sinal desbalanceado em uma entrada balanceada. Isso não é o melhor.

Além de tudo potenciômetro do Master não combina nada com a entrada de baixa impedância dos conectores XLR.

Essa parte é melhor ser redesenhada.

A parte da fonte, é melhor que seja uma alimentação de +15V  e -15V.

Citar
Sobre Equalização: eu pessoalmente estou contando com a do PA para equalizar o som. Então basicamente o plano é apenas levar o sinal cru suficientemente amplificado para que o PA faça seu trabalho com seus recursos (preamps, EQs, power, etc). Procede a lógica?
 

Não. Pelo já explicado anteriormente.

Abs
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 17:21:30 por Matec » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal