Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:22:58


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Preamp MIC Uso Específico  (Lida 20430 vezes)
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #15 : 11 de Fevereiro de 2016, as 19:35:25 »

@ Matec

Por partes:

Tal qual está mostrada aqui no tópico, alguns traços ficam faltantes. É um conflito de resolução. Eu posso estar enganado mas acredito que não há conexões faltantes e que abrir a imagem em uma guia separada e ampliar (ou salvar ela e abrir e ampliar) vai mostrar melhor as ligações. Aqui pelo menos, olhando a imagem no tópico, faltam sim algumas ligações, mas isso só apareceu depois de postada a imagem - creio que seja pelo redimensionamento dado na página.

Se bem te entendendo eu tenho que ter um volume individual para cada mic então. Presumo que a ligação deles seja idêntica ao Master, e um lugar bom para coloca-los seja logo antes dos resistores R16, R17 e R18. Confere?

Qaunto ao potênciômetro do master, o que me sugeres? Mexer no valor? Seria uma boa talvez eliminar ele... manter só os volumes individuais. Eles seriam ajustados uma vez na passagem de som e daí ferro na boneca, sem mexer até terminar. Pequenos ajustes sendo possíveis quando necessários... É uma idéia (como não entendo de casamento de impedância entre entradas e saídas, foi a melhor idéia que me ocorreu).

Quanto à saída depois do estágio somador não ser balanceada, eu parti da pressuposição de que a entrada Line do PA, mesmo sendo com conector XLR, não seria balanceada também - tal entrada Line normalmente tem a opção de uma entrada Stereo RCA, e como o sistema do PA é mono... provavelmente ela é misturada logo que entra no PA... ou ao menos foi o raciocínio, gostaria de correções.

Quanto ao EQ, seria necessário um por canal ou um para todos os canais poderia ser inserido ali? Idealmente ficaria antes do preamp, entre o preamp e o somador, ou depois do somador?

Meu palpite seria botar ele logo depois do somador.
Usar parte deste esquema aqui: http://construyasuvideorockola.com/downloads/pre_tonos_mono.pdf
A partir do segundo TL071 até o terceiro TL071, mas usando TL072 no lugar.


[Isso está começando a parecer um layout infernal de se montar. E eu sou adepto do ponto a ponto ainda por cima...  Cry]
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2016, as 19:42:46 por RafaS » Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #16 : 11 de Fevereiro de 2016, as 21:26:13 »

Isso aí vai virar um ninho de ratos se for montado em PTP...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #17 : 11 de Fevereiro de 2016, as 21:29:32 »

Isso aí vai virar um ninho de ratos se for montado em PTP...

Já estou convencido disso...

Meu primo sabe fazer PCB. Embora não saiba o bastante de eletrônica para me ajudar, como vocês aqui sabem.

Então a idéia é viabilizar o projeto e obter ajuda dele pro PCB.
Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #18 : 11 de Fevereiro de 2016, as 21:46:06 »

Pelo que eu vi os pontos da imagem se perderam antes dela ser postada: https://i.imgsafe.org/70e5873.png

Citar
Se bem te entendendo eu tenho que ter um volume individual para cada mic então. Presumo que a ligação deles seja idêntica ao Master, e um lugar bom para coloca-los seja logo antes dos resistores R16, R17 e R18. Confere?

Você está correto

Citar
Quanto ao potenciômetro do master, o que me sugeres? Mexer no valor? Seria uma boa talvez eliminar ele... manter só os volumes individuais. Eles seriam ajustados uma vez na passagem de som e daí ferro na boneca, sem mexer até terminar. Pequenos ajustes sendo possíveis quando necessários... É uma idéia (como não entendo de casamento de impedância entre entradas e saídas, foi a melhor idéia que me ocorreu).

O volume para os canais individuais já ajudaria. Por economia (sic) pode-se viver sem o master(sic). Batendo Cabeça

Citar
Quanto à saída depois do estágio somador não ser balanceada, eu parti da pressuposição de que a entrada Line do PA, mesmo sendo com conector XLR, não seria balanceada também - tal entrada Line normalmente tem a opção de uma entrada Stereo RCA, e como o sistema do PA é mono... provavelmente ela é misturada logo que entra no PA... ou ao menos foi o raciocínio, gostaria de correções.

Eu há muito não faço pressuposições. Eu prefiro conhecer a fundo o equipamento antes de dar palpites. Você poderia também conhecer seu PA pegando a marca e o modelo e pesquisando o esquema.  Undecided

Citar
Quanto ao EQ, seria necessário um por canal ou um para todos os canais poderia ser inserido ali? Idealmente ficaria antes do preamp, entre o preamp e o somador, ou depois do somador?

O ideal é 1 por canal entre o preamp e o volume do canal, antes do somador.

Citar
A partir do segundo TL071 até o terceiro TL071, mas usando TL072 no lugar.

É uma maneira de se fazer.

E outra coisa. Ponto-a-ponto em mesas de som é uma aventura. Esqueça.

Lógico que esse ainda é um desenho. Que pode ser alterado e talvez simplificado. Depois é fazer vários módulos iguais.

Abs


« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2016, as 21:47:51 por Matec » Registrado
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #19 : 11 de Fevereiro de 2016, as 22:31:44 »

Bom, temos um PA à mão, emprestado. E outro por vir.

Então até que se feche não é possível saber como é a entrada desse outro PA. Resta então tentar projetar algo que, caso necessário, possua alguma flexibilidade.

Mas tendo em conta suas considerações tenho uma base pra tentar um design um pouco diferente. Assim que tiver o desenho posto aqui.

Mas uma coisa - poderia explicar de alguma forma, que me dê subsídio para pesquisas posteriores, qual a relação entre impedância da saída desse somador com a entrada do amplificador? Palavras chave para pesquisar ajudariam. Nunca tive nenhum curso, estou começando auto didata ainda. Talvez seja produtivo.

Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #20 : 12 de Fevereiro de 2016, as 07:36:32 »

Aproveitando o seu esquema e fazendo umas "calibragens", aqui está a minha ideia de uma canal de amplificação para microfones.

Não há nada de mais, apenas as correções dos possíveis pontos que não se ajustariam no primeiro esquema.

O esquema possui Ganho, Agudos e Graves, Fader , Master Volume e Saída Balanceada

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
 
(Para ver a imagem em tamanha real clique e abra em nova guia)

Quanto à sua pesquisa procure por: sinais de baixa e alta impedância, entradas balanceadas, cancelamento de ruídos em linhas balanceadas.

Abs
Registrado
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #21 : 12 de Fevereiro de 2016, as 10:14:07 »

Maravilha!  Bravo

O EQ está bem mais simples do que eu teria feito, vou usar o seu.

No somador tem um Opamp a mais, seria pela saída ser balanceada dessa vez? (Tudo indica que sim mas pra ter certeza)

O que exatamente é aquele pot no somador?

E outra dúvida, qual o objetivo daquele divisor de voltagens ali nos dois lados do terceiro OpAmp, aqueles de 10K?

E por fim... estava aqui a pensar... se a entrada ao qual se destina (eu já pedi o esquemático pro fabricante do PA que tem aqui mas não veio ainda) não for balanceada, mas a saída do somador for... isso pode gerar alguma incompatibilidade? Penso que não, né? Afinal o pino 2 permanece igual e difere apenas que o 3 vai pro GND... estou supondo, não sei.

Eu tenho alguns dual opamps aqui (sabe, ranchinhos que se faz pra fazer valer o frete) então acho que logo vou botar esse esquema que montaste na matriz de contatos e testar direto no PA e ver qual é.

 Legal!
Muito obrigado pela ajuda Matec!!!
Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #22 : 12 de Fevereiro de 2016, as 10:59:28 »

 

O equalizador está com os componentes com os mesmos valores de uma mesinha Mackie que eu possuo. Ela é simples, mas bem prática.

O somador tem um inversor à mais para gerar a saída balanceada e com impedância baixa .

O somador tem o potenciômetro de 100k na realimentação; isso pode zerar o ganho, e por conseguinte, o volume. Então, na prática ele funciona como um Master Volume.

Citar
E outra dúvida, qual o objetivo daquele divisor de voltagens ali nos dois lados do terceiro OpAmp, aqueles de 10K?

Esse é o núcleo da entrada diferencial. Um sinal balanceado que venha pela entrada +in e -in chega nesse ponto e é passado para o resto do circuito sem problemas. Já um sinal não balanceado (que venha pelo +in e -in) chega nesse ponto e é anulado, não passando daí. Esse é o princípio dos circuitos balanceados que eu indiquei que você lesse. O ideal é que fosse feito com 4 resistores de 10k com tolerância de 1%

Essa saída pode ser utilizada balanceada ou não, sem problemas.

Se o circuito precisar de ajustes pode perguntar

 Smiley
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 17:12:54 por Matec » Registrado
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #23 : 12 de Fevereiro de 2016, as 12:22:27 »

A propósito acaba de chegar o esquemático do SKP. A entrada de linha é balanceada sim.

Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal