Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 17:47:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: plain enamel, formvar, polysol etc.  (Lida 15700 vezes)
Guilherme
Visitante
« : 17 de Fevereiro de 2016, as 15:59:06 »

Nesse carnaval um velho e grande amigo me procurou e perguntou o que fazer com mais alguns velhos pickups Rickenbaker. De tempos em tempos dou nova vida (e características) para esses pickups, mas dessa vez ele me fez um cacetada de perguntas sobre o que tem lido na Rede sobre fios de cobre esmaltados.

Sendo talvez do interesse dos Handmakers, uma síntese do que falei para o meu chapa:

enamel = esmalte
enamelled = esmaltado
enamelled wire = fio esmaltado
plain enamel = fio esmaltado de poliéster "genérico" (poliesterimida, poliimida, poliamida) com apenas uma camada de esmalte. Com dupla camada de esmalte seria classificado como "grau R", segundo a ASTM (American Society of Testing Materials)
Polysol = Marca comercial de algum fabricante de fios esmaltados. Apenas isso, sem MOJO. Poderia se chamar "Polymarte" que daria no mesmo. Esmalte a base de poliuretana.
Formvar = polivinilformal modificado. Esmalte em desuso. Comuns em fios de seção retangular e de seção maior. Sua maior vantagem é ser resistente a abrasão. Perdendo lugar para o poliuretana.

É bom lembrar que fios finos, de 39AWG para cima, a camada de esmalte tem espessura que se aproxima do diâmetro do fio e pequeníssimas variações nessa espessura da camada de esmalte tem implicações práticas importantes no (re)bobinamento !!!!!!

Fios esmaltados entre 39 e 52AWG tem suas características controladas pela medição da sua resistência elétrica por km @ 20ºC e não pelo seu diâmetro ou seção reta. Sendo assim, é fácil avaliar que é bem complicado seguir regras rígidas em (re)bobinamento de pickups.

Tenho usado fios de poliuretana com revestimento externo de poliamida em rebobinamento de pickups Rickenbaker sem ter que repetir o trabalho. É medir o fio original com micrometro e mandar ver.

As tabelas abaixo, do maior fabricante mundial de esmaltados, podem ser de alguma valia para a turma envolvida nessa arte.

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/enamel_1.jpg

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/enamel_2.jpg

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/enamel_3.JPG

E o website de um conhecido fabricante de esmaltes e fios esmaltados:

http://www.ivainsulations.com/wire.aspx






Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 17 de Fevereiro de 2016, as 22:19:47 »

Só para constar, a Pirelli Cabos não existe mais, foi vendida e tornou-se Prysmian. Pirelli hoje é só pneus.

A divisão de esmaltados da extinta Pirelli Cabos já não faz mais parte do mesmo grupo, chama-se PPE Fios Esmaltados e os nomes dos produtos mudaram. Então, se alguém for procurar pelas referências das tabelas indicadas, não vai achar (a menos que alguém tenha estoque muito antigo). De qualquer forma, a qualidade continua sendo excelente (talvez a melhor do país) e os produtos estão disponíveis no Brasil.

Se não puder mencionar os nomes das empresas, desculpas aos Srs. Moderadores, e por favor apaguem a mensagem.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Guilherme
Visitante
« Responder #2 : 18 de Fevereiro de 2016, as 12:16:03 »

Finck,

A divisão de fios esmaltados da Pirelli multinacional se chamava Pirelli Produtos Especiais Ltda (PPE Ltda).

Ela se uniu com um fundo de investimentos chamado Invex, que só coloca grana em coisas rentáveis e seguras, caso do cobre, e passou a se chamar PPE Invex.

Todos seus produtos, que constam nas tabelas acima, continuam no mercado, até com o mesmo selo amarelo nos carretéis. O que mudou foram os nomes comerciais. Por exemplo, o Piresold (esmaltado poliuretana soldável) passou a se chamar Invesold. O Pireterm (poliéster 180ºC) passou a se chamar Inveterm, e assim por diante.

Continuo encomendando por essas tabelas normalmente. A  Pirelli faz esmaltados há quase um século, difícil alguém manjar mais disso do que ela. No Brasil temos ainda a São Marco, esmaltados de primeira linha também.

abraços

Guilherme
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #3 : 18 de Fevereiro de 2016, as 12:30:48 »

Eu comprei da São Marco um rolo de fio 42AWG com camada dupla de esmalte ("grau R") pra enrolar uns humbuckers...
Mas o rolo ta fechado ainda... Sad
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #4 : 18 de Fevereiro de 2016, as 16:58:56 »

Guilherme, mas eu não falei mal dos produtos da PPE, ao contrário... E confirmo, São Marco é excelente também.

Só registrei o fato de que os nomes mudaram, e por isso, dependendo de onde se for comprar, a cabeça do atendente pode empacar...

Quanto ao "cobre ser um negócio seguro", não é... da metade de 2015 para cá, a cotação internacional já despencou quase 50% em relação aos últimos anos, fazendo com que o faturamento das empresas de fios e cabos caia junto, pois o preço de venda acaba acompanhando essa cotação internacional. Junta-se a crise econômica brasileira, e a situação fica tão crítica que há  gigantes do segmento (inclusive de esmaltados) desativando unidades no Brasil. Acredite em mim, estou no ramo há 30 anos (e a empresa onde trabalho é uma das que está penando...).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #5 : 03 de Fevereiro de 2017, as 20:58:38 »

Empaquei no assunto quantos aos nomes/referências dos fios nacionais Huh? Huh? Huh?

Quero comprar fios AWG42 dos três modelos (Plain Enamel, Heavy Formvar e Polysol), mas a maioria dos fabricantes nacionais insistem em dizer que os seus fios são importados, inclusive alguns deles dizer usar os mesmos fios que a Fender e Gibson usa em seu pickups, mas ao fazer uma cotação verifiquei que o frete fica inviável para mim. Alguém pode ajudar quanto aos nomes que eu procuro no mercado nacional que correspondem aos fios Plain Enamel, Heavy Formvar e Polysol?Huh?
Registrado
adautomarttau
Visitante
« Responder #6 : 03 de Fevereiro de 2017, as 22:59:23 »

Boa noite, nem sei por onde começar...Comprei uma vez um captador de um desses fabricantes, era pra ter duas bobinas de Plain Enamel , mas como tinha cover, uma veio de Polysol e a outra Plain Enamel, mas como ficou "escondido" no cover o cliente não notaria...
Resumindo ,perdeu minha confiança, comecei até mesmo a desconfiar se aquele fio marrom escuro era realmente enamel ou só um fio pintado de cor marrom, não sei.Poderia até fazer testes e até mesmo processa-los...
Infelizmente minha boa vontade com alguns fabricantes nacionais se foi, cansei de produtos diferentes do descrito, produtos "toscos",gambiarras diversas,mentiras deslavadas, acho um absurdo como alguns tratam os clientes.
Desculpe se estou divagando , mas fique atento com quem você compra seu material e procure ter certeza que não está levando gato por lebre.Alguns fornecedores tem contrato de exclusividade, portanto acho improvável que quem fornece pra seymour venda pro "zé das couves" , pode até ser do mesmo fornecedor mas possivelmente não com a mesma qualidade.
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #7 : 06 de Fevereiro de 2017, as 13:12:40 »

Emanuel, Adauto, desculpem-me pela sinceridade, mas se vocês lessem com um minimo de atenção o primeiro post desse tópico já teriam encontrado a resposta...

Depois de ler com atenção o primeiro post, procurem o website da PPE-INVEX e da São Marco, ambos fabricantes nacionais, e consultem o seguinte:

PPE-INVEX:

Invesold - grau R ou grau S
Invesold - Nylon - poliamida (pick-ups Fender Strato nas decadas de 60...70 eram bobinados com esse fio, mas de outros fabricantes). O melhor fio que se pode obter para pick-ups, na minha opinião.

São Marco:

Coralsold - grau R ou grau S (identico ao Invesold).

Boa sorte !

Registrado
adautomarttau
Visitante
« Responder #8 : 06 de Fevereiro de 2017, as 14:05:26 »

Emanuel, Adauto, desculpem-me pela sinceridade, mas se vocês lessem com um minimo de atenção o primeiro post desse tópico já teriam encontrado a resposta...


Boa tarde , primeiramente , eu não estava com duvidas sobre esse assunto , quem realmente estava era nosso colega Emanuel , ok?
Não sei porque você afirmou que o primeiro post não foi lido com a devida atenção,quando na verdade nem foi lido por minha pessoa, pois no meu caso não era relevante pois eu não estava procurando resposta pra nada , apenas relatei ao Emanuel minha experiência com determinados fabricante ou revendedores,visando alerta-lo sobre a legitimidade(ou falsidade Huh? dos produtos em questão).
Em momento algum tentei dar alguma explicação técnica ... Cool Alem disso a resposta já estava no primeiro post Cheesy
Abçs e desculpe a franqueza Wink
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #9 : 06 de Fevereiro de 2017, as 19:54:40 »

Boa noite, nem sei por onde começar...Comprei uma vez um captador de um desses fabricantes, era pra ter duas bobinas de Plain Enamel , mas como tinha cover, uma veio de Polysol e a outra Plain Enamel, mas como ficou "escondido" no cover o cliente não notaria...

Eu tive o mesmo problema com este plain enamel, o rapaz que dizia restaurar pickups para um gibson disse usar o tal, mas quando removi o cover era polysol também pela coloração amarelada  Angry Angry
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #10 : 07 de Fevereiro de 2017, as 14:07:12 »

Alguns fornecedores tem contrato de exclusividade, portanto acho improvável que quem fornece pra seymour venda pro "zé das couves" , pode até ser do mesmo fornecedor mas possivelmente não com a mesma qualidade.

Adauto, uma fábrica de fio esmaltado, para ser minimamente viável, tem que produzir algo em torno de 100 ton/mês. É fio para burro. Duvido que se juntar todos os fabricantes de captadores do mundo o volume consumido chegue perto disso. Além disso, fazer produções especiais custa caro! Então, não procede seu comentário sobre "exclusividade", pelo menos no tocante aos fios.

Mas concordo com sua colocação (importante) sobre confiabilidade. De empresas e pessoas honestas espera-se que cumpram/entreguem o que prometeram (independente do preço que foi cobrado, se foi caro ou barato), mas infelizmente o mundo não funciona mais assim (e não é só no Brasil, tem picareta no mundo inteiro). Marca famosa não é mais sinônimo de qualidade, então o jeito é confiar nas opiniões de outros consumidores, porque não é possível enganar muita gente por muito tempo.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Guilherme
Visitante
« Responder #11 : 07 de Fevereiro de 2017, as 15:11:06 »

Finck, muito bom seu post.

O engraçado é que existem fabricantes de pickups que não se envergonham em declarar que empregam o mais "zé mané" dos fios esmaltados: o "plain enamel"  Cheesy

Novamente:

http://www.ivainsulations.com/wire.aspx
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #12 : 09 de Fevereiro de 2017, as 03:36:03 »

O Malagolli já enrolou dois pickups para mim com plain enamel e outro com polysol, gostei bastante do resultado do trabalho dele, timbre totalmente diferente um do outro, infelizmente o Malagolli parece não trabalhar mais com restauração de pickups
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #13 : 09 de Fevereiro de 2017, as 12:47:28 »

emanuelneto...

não acredito que você seja capaz de distinguir um timbre "completamente diferente" entre um pick-up e outro apenas pela diferença de classe de temperatura e composição química dos fios com os quais são bobinados. Nem você nem ninguém, nem mesmo o Eric Johnson.

Se você me disser que percebe uma diferença entre um pick-up com plain enamel bobinado com fio muito tensionado e um pick-up   bobinado com fio  ou polysol "frouxo" eu concordo com você, mas por causa da classe de temperatura e composição molecular do polímero é demais...

Mais um vez:

http://www.ivainsulations.com/wire.aspx
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #14 : 09 de Fevereiro de 2017, as 22:25:19 »

Para mim o Eric Johnson é um belo dum marqueteiro...

Mas voltando ao tópico, creio que dá para afirmar que o tipo de verniz influencie no timbre.

Vernizes diferentes tem constantes dielétricas diferentes. Além disso, a espessura da camada, depois da secagem, também fica diferente, o que também afeta a capacitância. Fazendo uma analogia, se aplicarmos tintas nitrocelulose e poliuretano em superfícies idênticas, com a mesma espessura inicial do filme, depois da secagem a primeira fica muito mais fina. Para completar, dependendo do tipo de verniz, controlar a espessura do filme com muita precisão é impossível.

O que eu acho que NÃO DÁ para afirmar é que esta característica, sozinha, afete o timbre a ponto de um ser humano ser capaz de distinguir "de ouvido".

Dá para pensar em um monte outras variáveis... Por exemplo, será que o campo magnético dos imãs dos dois captadores é absolutamente igual?

 

Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal