Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 12:22:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Guitarra de compensado  (Lida 12129 vezes)
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« : 03 de Março de 2016, as 16:07:57 »

Gostei do título do tutorial do cara:
Fully Plywood Guitar AKA How to annoy purists

https://www.youtube.com/watch?v=hEoYNoBjT3U

Tutorial: http://www.instructables.com/id/Fully-Plywood-Guitar-AKA-How-to-Annoy-Purists/
Quem se habilita? Guitarrista
Registrado
Diego Gin
Visitante
« Responder #1 : 03 de Março de 2016, as 16:15:13 »

Eu sigo a seguinte lógica

Uma guitarra de madeira maciça pode ser ruim sim, madeiras com alta concentração de metais, pesadas, verdes

Uma guitarra de compensado pode ser ótima, dependendo da densidade, composição do compensado

Registrado
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #2 : 03 de Março de 2016, as 16:21:50 »

Eu sigo a seguinte lógica
Uma guitarra de madeira maciça pode ser ruim sim, madeiras com alta concentração de metais, pesadas, verdes
Uma guitarra de compensado pode ser ótima, dependendo da densidade, composição do compensado
Legal!

Em tempo: salvo engano de minha parte, as antigas Danelectro (veja esse vídeo) também tinham partes de compensado e até (pasmem) papelão. Das atuais eu nunca ouvi falar nada.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #3 : 03 de Março de 2016, as 22:00:42 »

Tem captadores que não "dão bola" para o tipo de madeira (que nem os EMG 81/85, que se impõem sobre qualquer sutileza da construção), então acho perfeitamente possível que fique bom.

E se não soar igual à um instrumento, digamos, "convencional", ainda assim não vejo problema. Ninguém acha absurdo usar pedais de efeitos para mudar o timbre, então, qual o problema em fazê-lo usando o próprio material de construção?

Pessoalmente, acho que esse negócio de "purismo" é sacal. Bobagem querer comparar um instrumento artesanal desses com um instrumento "clássico". Seria o mesmo que comparar um Jipe e uma Ferrari, só porque ambos tem quatro rodas e um motor. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, ambas podem ser boas de formas diferentes.
« Última modificação: 03 de Março de 2016, as 22:22:42 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #4 : 03 de Março de 2016, as 22:38:36 »

...Seria o mesmo que comparar um Jipe e uma Ferrari...
Basta pegar um terreno elameado (é assim que escreve?) com esses 2 pra descobrir que "o melhor" é algo muito relativo.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #5 : 04 de Março de 2016, as 11:08:47 »

Também acho relativo, e também uma questão pessoal. Já fiz show com minha Sonic "véia" e depois do show 2 guitarristas virem me perguntar que guitarra que era pois adoraram o timbre e o som dela, quando falei que era uma Giannini Sonic toda original, deram risada achando que fosse brincadeira, quando mostrei eles ficaram quietos e começaram a colocar defeitos na Guitarra, se tivesse uma logo da Fender iriam achar sensacional.

Acredito que dê para fazer sim um excelente instrumento com materiais alternativos.

Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #6 : 04 de Março de 2016, as 17:12:02 »

A Danaelectro eram feitas com os piores materiais do mundo... vendidas em grandes magazines americanos como um instrumento barato e sem grandes pretensões.

Foi o Jimmy Page colocar a mão nelas que virou cult. Ele fez coisa parecida com a Craviola da Gianninni.

Pessoal, a coisa é sempre a mesma, a mão que toca é que dá o tom da coisa! Bota qualquer porcaria na mão de quem sabe tocar, o instrumento vira outro!

Quer fazer um instrumento de papel de pão, com cuspe e cola de farinha? Quer ouvir ele com um som do *%#!*#@!. Beleza, só dar para um bom guitarrista que você esquece até que não colocou as cordas!

Por outro lado, não acredito em fórmulas nem materiais mágicos.  Tem boa engenharia e trabalho duro. Usa os dois que você terá bons resultados!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #7 : 04 de Março de 2016, as 21:33:24 »

Eu sou um daqueles que acredita na qualidade da madeira.
Tenho uma Ibanez EDR-470 que é feita de "luthite" que é um mdf metido a besta e o som dela sempre foi muito ruim, e mesmo colocando um captador Dimarzio Fred na ponte o som não melhorou em nada.
Na minha opinião os captadores só respondem por no máximo 10 a 20% do som de uma guitarra.
O resto vem da madeira, das ferragens e do projeto da guitarra.
Por isso, eu jamais compraria uma guitarra de compensado, sendo que no vídeo postado, eu acho que a guitarra de compensado parece ter uma certa falta de sustain no som.
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #8 : 04 de Março de 2016, as 21:54:53 »

Não foi com Kashmir que J.Page popularizou a Danelectro 3021, mas sim muito antes em White Summer e Black Mountain Side.

Basta assistir a performance  inacreditavel de J. Page tocando White Summer no Songs from Royal Albert Hall, em janeiro 1970. Quando assisto fico pensando se não estou sonhando.

Agora, cá prá nós, nesses videos youtube tudo fica ruim, ruim de doer, e não é só falta de sustain não, é falta de tudo mesmo. Impossivel avaliar com seriedade qualquer coisa.

No mais é aquilo que o Gamal escreveu, queiramos ou não.
Registrado
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #9 : 05 de Março de 2016, as 10:25:32 »

Não foi com Kashmir que J.Page popularizou a Danelectro 3021, mas sim muito antes em White Summer e Black Mountain Side.

Basta assistir a performance  inacreditavel de J. Page tocando White Summer no Songs from Royal Albert Hall, em janeiro 1970. Quando assisto fico pensando se não estou sonhando.

Agora, cá prá nós, nesses videos youtube tudo fica ruim, ruim de doer, e não é só falta de sustain não, é falta de tudo mesmo. Impossivel avaliar com seriedade qualquer coisa.

No mais é aquilo que o Gamal escreveu, queiramos ou não.
Sei disso (tenho o DVD com parte desse show desde o lançamento), mas digamos que, para ilustrar as possibilidades da guitarra wafer, Kashmir cai melhor. Mesmo porque Black Moutain Side é uma mega chupada de Bert Jansch e odeio pensar nisso, porque sou fã do Led  Sad. Aliás, o Led é famoso por esse tipo de chupinhada em diversas outras músicas.
Vídeos do Youtube sofrem a compressão monstruosa no momento do upload. Se você acha ela ruim é porque não viu a compressão do Whatsapp  Evil
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #10 : 05 de Março de 2016, as 20:35:10 »

Já se esqueceram do video da strat de papelão?  Roll Eyes
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #11 : 08 de Março de 2016, as 03:50:46 »

Saudações.

Antes que me ateiem fogo peço desculpas, mas a guitarra de papelão é muito da hora e soa incrivelmente como uma... strato?! Roll Eyes

Acho que a grande sacada é bem o que o Gamal falou. Se você tem um instrumento confortável e aprende a tirar bons sons com ele, seja de pau de feira, de arquibancada, mdf, ou sei lá o que, é o seu som, ponto! Um simples capacitor no controle de tonalidade, tem muito mais influência no timbre de uma guitarra que a madeira. Ao trocar captadores, deve-se observar alguns fatores e também colocar conceitos matemáticos em prática. "O captador é abafado!" - Diminua o valor do capacitor, aumente o valor dos potenciômetros ou preste atenção no pico de ressonância antes de efetuar a próxima compra. Só para ilustrar algumas das variáveis. No final das contas, acho que não existe um ser humano capaz de identificar a madeira de uma guitarra simplesmente ouvindo seu timbre. 

Ao ver o vídeo pensei: Qual seria a reação se víssemos um Brian May postando um tutorial da sua red special hoje como o camarada no vídeo fez?

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #12 : 08 de Março de 2016, as 09:59:01 »

Há tantas características possíveis na criação de uma boa guitarra.

Inclusive boa pra que tipo de coisa?

As Danelectro mais comuns, principalmente em reedições como a que tenho, são feitas de material "engraçado", porém elas tem um bloco sólido no centro da construção. Além disso os captadores lipstick não ajudam a criar um som com médios fartos e sustentação abundante. Porém essa é a característica da guitarra, apresenta mais "jangly" e transparência, é mais percussiva que longamente sustentada.

Guitarras diferentes são como cores numa paleta de um pintor, além de efeitos e amps. Se a pessoa tem a possibilidade de ter mais de um modelo, que se use aquele que se adeque mais à determinada execução!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Andshadows
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 296

Obrigado
-Dado: 136
-Recebido: 62


« Responder #13 : 12 de Junho de 2016, as 05:41:53 »

rapazeada, eu já toquei em uma guitarra de compensado e uma de prensado que eram muito boas de som. De vez em quando alguém tira essas sortes ai. =)
Registrado
rogerio_prazeres
Visitante
« Responder #14 : 22 de Junho de 2016, as 21:36:53 »

O que não pode ser ruim de forma nenhuma na guitarra é o braço, pois é dele que depende principalmente a tocabilidade e uma parte significativa do timbre.

O resto é gosto pessoal e dá pra experimentar bastante. Porém, pra conseguir o som típico de guitarras de referência (strato, les paul etc) tem que usar madeiras com características similares e captadores similares.

A propósito, eu não gastaria o tempo que esse cara gastou pra fazer uma guitarra de compensado.
O corpo talvez, por experimentação. Mas o braço é perda de tempo pois o compensado não tem rigidez suficiente.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal