Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 19:10:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Outra Gambiarra para Corroer Placa de Circuito Impresso  (Lida 10696 vezes)
Brunotrema
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 293

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« : 13 de Março de 2016, as 22:15:16 »

Sei que já foi discutido aqui como acelerar o processo de corrosão, postaram o vídeo com uma bomba de aquário e tudo mais.

Porém eu encontrei uma alternativa AINDA MAIS BARATA.

Em vez da bomba de aquário ou borbulhador, usei uma ELETROBOMBA, daquelas de injeção de combustível em partida à frio. Não se preocupe, não há partes metálicas entrando em contato com o percloreto (pense bem: não seria muito seguro deixar passar corrente elétrica no combustível do carro, certo?).
No vídeo abaixo a bomba está engasgando porque a fonte que utilizei para alimentar não fornecia corrente suficiente (mínimo 2A, segundo o datasheet da eletrobomba).

Em qualquer auto-peças você compra essa bomba por míseros R$15,00 e ainda ganha 1 metro de mangueira.

Segue o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=mq7zwEUxin4

Antes que digam "mas demorou mesmo assim...", alguns avisos:
- Esse percloreto fez muitas placas, está bem "fraco". Esta placa levou cerca de 10 min para ser corroída, sem aquecer a solução. Da última vez que usei esse percloreto a placa levou quase 1 hora para ficar pronta.
- Se o jato fosse contínuo acredito que o tempo seria reduzido pela metade!

Resultado final:


Além do mais, queria fazer algo nessa noite maravilhosa e tediosa de domingo...  


« Última modificação: 13 de Março de 2016, as 22:17:26 por Brunotrema » Registrado

+ Inteligência é um imperativo do Universo +
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #1 : 13 de Março de 2016, as 22:45:49 »

não sei a que você usou, mas a maioria dessas bombas tem partes metálicas em contato com o liquido sim, como a ponta do eixo do motor, a questão é que essas partes em contato são ligadas a massa, como acontece com outras partes metálicas do carro,  como o tanque de combustivel, coletores de admissão e etc.
o fato de estarem eletricamente ligadas não significa que estão isoladas do combustivel.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Brunotrema
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 293

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #2 : 13 de Março de 2016, as 23:05:05 »

Eu desmontei essa antes, nada metálico em contato com o líquido.

De qualquer forma, por 15 reais duvido ter alguma opção mais barata (mesmo alguma metálica, como mencionado)...
Registrado

+ Inteligência é um imperativo do Universo +
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #3 : 13 de Março de 2016, as 23:38:53 »

eu ainda prefiro usar o HCL + agua oxigenada de farmácia  vol.10
mais fácil adquirir do que o percloreto e no final considerando o tempo pra corroer uma placa que varia entre 1min e 5 min dependendo do tamanho da placa. compensa.
se usar peróxido de hidrogênio vol 130~200 misturada com água comum, corrói mais rápido ainda, cerca de 30seg a 2 min. só que peróxido vol 130~200 é muito mais difícil de adquirir do que água oxigenada vol10.
Registrado
Diego Gin
Visitante
« Responder #4 : 14 de Março de 2016, as 01:00:41 »

eu ainda prefiro usar o HCL + agua oxigenada de farmácia  vol.10
mais fácil adquirir do que o percloreto e no final considerando o tempo pra corroer uma placa que varia entre 1min e 5 min dependendo do tamanho da placa. compensa.
se usar peróxido de hidrogênio vol 130~200 misturada com água comum, corrói mais rápido ainda, cerca de 30seg a 2 min. só que peróxido vol 130~200 é muito mais difícil de adquirir do que água oxigenada vol10.

Funciona peroxido de hidrogênio vol 200 misturado com água? Sempre pensei que era com HCl...
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #5 : 14 de Março de 2016, as 07:42:01 »

A menos que já se tenha em casa, pagar R$15,00 pela bomba automotiva e ter que usar uma fonte de 12V/2A não parece tão conveniente quando se percebe que um compressor de aquário pequeno custa cerca de R$20,00 e não precisa da fonte.
E lembro que há muitos modelos de bomba em que o eixo é metálico. Recomendo cuidado aos interessados...

Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #6 : 14 de Março de 2016, as 18:16:18 »

eu ainda prefiro usar o HCL + agua oxigenada de farmácia  vol.10
mais fácil adquirir do que o percloreto e no final considerando o tempo pra corroer uma placa que varia entre 1min e 5 min dependendo do tamanho da placa. compensa.
se usar peróxido de hidrogênio vol 130~200 misturada com água comum, corrói mais rápido ainda, cerca de 30seg a 2 min. só que peróxido vol 130~200 é muito mais difícil de adquirir do que água oxigenada vol10.

Funciona peroxido de hidrogênio vol 200 misturado com água? Sempre pensei que era com HCl...
eu quis dizer que a proporção da mistura é essa:
peróxido vol200 30% + água 20% +HCL 50%
ou Peróxido vol10 (agua oxigenada de farmácia) 50% +HCL 50%
em ambas vai HCL ( acido cloridrico) vulgo limpa pedra ou acido muriático vendido em casas de material de construção.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #7 : 14 de Março de 2016, as 21:06:02 »

Cuidado na hora de misturar ácido com água. Tem que colocar o ácido na água, nunca o contrário, senão a coisa "ferve" (não sei se isso acontece com qualquer ácido, mas é melhor não arriscar).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #8 : 14 de Março de 2016, as 21:59:59 »

Uma pergunta:
O Percloreto dá para aproveitar várias vezes até que ele fica fraco. 
Essa mistura de Peróxido + HCL também dá para aproveitar?   Se sim, o aproveitamento dela é semelhante ao percloreto, ou menor?
Abraços,
Antonio
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Diego Gin
Visitante
« Responder #9 : 14 de Março de 2016, as 23:18:57 »

não dá pra reaproveitar, usou uma vez, corrói muito rápido, mas perde a efetividade quando acaba a reação química
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #10 : 15 de Março de 2016, as 00:45:43 »

não dá pra reaproveitar, mas um pacote de meio quilo de percloreto custa de 20,00 a 30,00  e o percloreto demora pra corroer, você tem que fazer uma boa quantidade  da solução .
um litro de limpa pedra eu pago entre 5,00 e 7,00 e não preciso rodar 50Km de moto até a cidade vizinha campinas ou piracicaba pra comprar (aqui onde moro não tem percloreto pra vender).
um frasco de 100mL de água oxigenada vol10 custa 2,00. 
com 100mL de mistura 50% HCL e 50% água oxigenada eu consigo corroer 2 placas de 10x10cm em 3min cada.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #11 : 15 de Março de 2016, as 10:56:27 »

com 100mL de mistura 50% HCL e 50% água oxigenada eu consigo corroer 2 placas de 10x10cm em 3min cada.
edyguitar, a "mistura" é só esta?, e nesta proporção?, e após feita pode usar de imediato?, ou tem que descançar?

Dá para detalhar?, se não for aqui, num tópico próprio?

Abraços,
Alfredo
Registrado

edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #12 : 15 de Março de 2016, as 11:05:08 »

com 100mL de mistura 50% HCL e 50% água oxigenada eu consigo corroer 2 placas de 10x10cm em 3min cada.
edyguitar, a "mistura" é só esta?, e nesta proporção?, e após feita pode usar de imediato?, ou tem que descançar?

Dá para detalhar?, se não for aqui, num tópico próprio?

Abraços,
Alfredo

exato, apenas isso. num recipiente onde couber a placa (normalmente uma tigela plastica ou pote de sorvete) colocar 50mL de água oxigenada vol10 depois 50mL de acido clorídrico, em seguida mergulhar a placa com o lado cobreado pra cima. e ir balançando de um lado pro outro. em 2~3 minutos a placa está corroída.
se for usar peróxido de hidrogênio vol 200. a proporção é 30mL peróxido, 20mL água de torneira e 50 mL acido clorídrico. exatamente nessa ordem. o acido sempre por ultimo. com peróxido a corrosão é bem mais rápida menos de 1 minuto.
Registrado
Moska
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 514

Obrigado
-Dado: 34
-Recebido: 117



« Responder #13 : 15 de Março de 2016, as 12:39:03 »

Aonde conseguir Peróxido de Hidrogênio 200Vol? procure em sua cidade locais onde se vendem produtos de limpeza feitos artesanalmente, aqueles que o Tio da Perua passa vendendo na rua também.

« Última modificação: 15 de Março de 2016, as 21:05:18 por xformer » Registrado

Não Existes Trabalho ruim,ruim é ter que Trabalhar
Diego Gin
Visitante
« Responder #14 : 15 de Março de 2016, as 12:53:58 »

A onde conseguir Peróxido de Hidrogênio 200Vol? procure em sua cidade locais a onde se vendem produtos de limpeza feitos artesanalmente aqueles que o Tio da Perua passa vendendo na rua também.



Aquele tio de perua tem de tudo  Cheesy
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal