Power Valvulado em Formato de Rack

Started by carl8, 31 de March de 2016, as 10:54:54

Previous topic - Next topic

carl8

*
Iniciante
Senhores!

Pretendo montar um power de 50 watts, seguindo um projeto da ax84.

[spoiler]http://www.ax84.com/static/corepoweramps/50W_PP/AX84_50W_PP_Poweramp_Chassis_Layout.pdf[/spoiler]

O que será um pouco diferente é o formato, pois será colocado em um rack de 19".

Estou pensando em utilizar um gabinete para PC como esse:

Minhas preocupações são com dissipação do calor e com a resistência mecânica para segurar os pesadas transformadores, alem de um modo de fixar as válvulas.

Alguém já montou algo nesse formato? Parece viável ? 

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Oi Cilmar ! Apesar de que amplificadores valvulados não são tão críticos quanto ao calor. seria bom ter uma ideia de como é esse gabinete por dentro, se nas paredes laterais e no fundo tem furos ou ranhuras para ventilação. Se esse rack é feito para servidores, provavelmente terá janelas para instalação de ventiladores, recurso que poderia ser usado no seu amplificador.

Como o rack parece ser grande para a quantidade de placa e componentes, vai ficar com espaço para haver a ventilação. Para fixar as válvulas e soquetes, podem ser fixados numa chapa de alumínio dobrada em L e presa em pé no chão do rack. Assim as válvulas ficariam de lado (deitadas em relação ao rack). Isso ajudaria a isolar um pouco do calor gerado pelas válvulas pra que alguns componentes que não gostam de calor não sofram tanto (e.g. capacitores eletrolíticos - compre os que tiverem alta temperatura de trabalho).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

daniel_tubes

Colaborador
A eficiência está na simplicidade...
Eu tenho um Amp delta nesse formato ... se interessar eu tiro umas fotos e posto aqui, mas digo o gabinete é bem robusto e pesado ...

At Daniel
Pirataria é crime, não roube navios...

EddieTavares

Guest

Esse Carvin usa el34, que opera mais fria que a 6l6, acredito que por isso não tem cooler.

Finck

Handmaker
Quanto à resistência mecânica, um gabinete de aço bem travado deve suportar o peso sem problemas.

Quanto ao calor, se vai num rack mesmo, junto com outros aparelhos próximos, preocupe-se com o aquecimento que o valvulado iria provocar nos vizinhos. Lembre-se de que o ar quente tende a subir.

O exemplo do EddieTavares, embora pareça bem construído, não oferece um fluxo ótimo de ar (imagine quanta "volta" o ar tem que dar dentro do gabinete), e pode trazer problemas se usado em racks que não sejam abertos na lateral.

Acho que olhando um gabinete vazio fica mais fácil de perceber a configuração ideal, veja esse exemplo, um modelo da Naoko:

Veja que neste modelo o ar frio é captado pela frente, e uma vez aquecido pelo circuito, será expulso pelas ventoinhas na traseira.

Você pode pensar em usar refletores de chapa de alumínio, criando uma "barreira" que não deixe o calor chegar às placas, ou fazendo a disposição das válvulas e placas com componentes de forma a evitar que o fluxo de ar quente tenha que passar por partes mais sensíveis antes de ser expulso.

Uma última coisa: aterramento. O gabinete metálico deve estar COMPLETAMENTE ISOLADO do circuito. Nada de ligar o terra do amplificador na lata, use jacks isolados. O fio terra (verde-amarelo) do cordão de força deve ser ligado apenas no gabinete, o mais próximo possível do furo por onde ele entra. Dessa forma você previne acidentes com choques.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...

carl8

*
Iniciante
Muito obrigado pelas valorosas dicas! Agora a coisa ficou bem mais clara.

Desisti de usar o gabinete de PC, estava olhado e ele tem umas subdivisões dentro que vão atrapalhar.

Gostei muito desses da naoko, nada como usar a coisa certa e não ficar fazendo tantas adaptações.

Daniel, se puder postar a foto, será bem vindo.

cobalto777

Guest
nossa...a carvin pirangou mesmo no transformador de saída...4 el 34 com esse trafinho ai?!?!?!? timbre de radio am....

hgamal

Hand MasterMind
Deve ser um ferro especial, tipo adamantium ou vibranium!

Quote from: cobalto777 on 01 de April de 2016, as 14:16:52
nossa...a carvin pirangou mesmo no transformador de saída...4 el 34 com esse trafinho ai?!?!?!? timbre de radio am....
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

MARFU

*
Iniciante
Estes transformadores parecem no mesmo tamanho dos utilizados nos true reverb.

Sendo 50w por canal em push-pull parecem compatíveis.
E se o ferro for de boa qualidade, talvez vá na boa.

complementando.

Conforme o manual, os transformadores de saída são 60W

cobalto777

Guest
Quote from: hgamal on 01 de April de 2016, as 16:29:16
Deve ser um ferro especial, tipo adamantium ou vibranium!

Quote from: cobalto777 on 01 de April de 2016, as 14:16:52
entrei em contato com a fábrica...eles me explicaram,é ferro do martelo de thor!!! por isso,no site eles sugerem que você use até como sistema hi-fi em casa...

EddieTavares

Guest

Eu acho que o de saída é o maior, eles não iriam aparafusar os transformadores de saída e da fonte ou choque dessa forma, nem mesmo deixar tão próximos.

daniel_tubes

Colaborador
A eficiência está na simplicidade...
Boa noite pra quem pediu fotos do meu Delta ai estão.

Foi com um amplificador desses que fiz meu marshall , ai comprei esse barato demais e guardei .. quem sabe outro não venha...

At Daniel
Pirataria é crime, não roube navios...

cobalto777

Guest
Quote from: EddieTavares on 01 de April de 2016, as 19:27:11

Eu acho que o de saída é o maior, eles não iriam aparafusar os transformadores de saída e da fonte ou choque dessa forma, nem mesmo deixar tão próximos.
aí pra mim piora...são 6 amperes só pros filamentos das el 34...ainda tem as 12ax7 e o ht...ferro do martelo thor...só se for...
e ele tem um cooler sim,do lado direito.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Guilherme

Guest
Amplificadores de potencia a válvulas construidos em gabinetes/gavetas padrão rack 19 precisam de aberturas bem dimensionadas e posicionadas para permitir fluxo continuo de ar, por convecção ao redor das válvulas. Se assim não for será necessario ventilação forçada.

Isso é fácil de implementar porque, em geral, as válvulas são montadas horizontalmente dentro da gaveta. As aberturas devem ser feitas tanto na base do gabinete, sob a válvulas, quanto na tampa, sobre as válvulas. Para garantir plena convecção, evidentemente as aberturas na base e na tampa devem estar alinhadas e devem abranger todo comprimento da válvula.

O emprego de pés de borracha altos, na base do gabinete rack, garante bom volume e ar na temperatura ambiente entrando sob as válvulas e é claro que não se deve colocar absolutamente nada sobre o gabinete. Caso contrário, adeus convecção livre.

As imagens abaixo mostram um JCM800-2204 completo montado dentro de um rack 19 com 3U de altura. Após a tomada dessas imagens o handmaker teve que providenciar uma série de novas aberturas na base e na tampa do gabinete para manter a temperatura menos preocupante.

É verdade Cobalto, os transformadores de saida desse Carvin "2x 50W" não permitem nada além de um timbre AM ou de telefonia fixa, padrão 300Hz...3.400Hz, nada além disso. Mas isso se a potencia de audio sobre a carga ficar baixinha. Na potencia nominal, ou seja, além de 25...30W, esse amplificador com esses transformadores de saida é inútil.

O transformador de potência vai sobreviver enquanto o cooler viver, sem ele já era...Eu teria vergonha de colocar minha logomarca num estrupicio desses. Mas essa é a regra geral, todas marcas famosas procedem assim em amps montados em rack, o Marshall 20/20 tem transformadores de saida do tamanho de transformadores de saida de linha e 600 ohms, umas 300g. Eu fico com o Delta Senior.